O cliente visita o seu site todo dia? – CV n. 21

Aluga-se cozinha

Experiência

 

Quase todos os dias você deve ouvir falar sobre aluguel de apartamentos, casas, salas comerciais, etc. Mas será que você já ouviu falar em aluguel de cozinha? A idéia é a seguinte: você monta uma cozinha completa com geladeira, fogões, churrasqueira, forno de pizza e utensílios de cozinha, além de cadeiras, mesas, telefone, fax e computador. Depois, é só colocar a criatividade para funcionar, você pode contratar chefs ou professores de culinária, dependendo do evento, ou apenas alugar o espaço para aventureiros da gastronomia. Nesse tipo de negócio, você tem a possibilidade de cobrar pelo aluguel, pelo cachê do chef e ainda cobrar uma taxa para cada pessoa que compareça para saborear a comida dos alunos. O Atelier Gourmand é um exemplo desse tipo de negócio, ele criou um centro de propagação da gastronomia nacional e internacional, proporcionando aulas e eventos para qualquer tipo de ocasião.

 

Dica Prática

Com esse tipo de negócio, mais que vender conhecimento e alugar um espaço, você promove uma experiência para o seu público. Além disso, os seus clientes podem utilizar sua estrutura para oferecer momentos memoráveis para os clientes deles, por exemplo: ter encontros agradáveis de negócio.      

 

Visite o site: www.ateliergourmand.com.br

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Cuidado para não se chocar com essa idéia!

Benefício claro

 

Existem certos tipos de produtos que só de “bater” o olho já deixam muito claro para que servem e qual o seu benefício principal. É o caso do Bumper Badger, elaborado para proteger a traseira do veículo, possui um material extremamente resistente e pode ser colocado em questão de segundos no pára-choque do carro. Esse é o tipo de produto que muitos aficionados por veículos gostariam de comprar. Se ele fosse vendido no Brasil, acabaria com a péssima mania de muitos brasileiros, que colocam aquelas bolas de reboque com intuito de proteger a traseira de seus veículos, mas que no fundo só acabam agravando os acidentes. 

 

Dica Prática

Qualquer pessoa que percebesse que os fabricantes de veículos estavam falhando no quesito proteção da traseira de carros poderia ter inventado esse produto. Essa é uma boa dica para quem quer criar algo novo: fique atento às falhas existentes no mercado em geral!

 

 

Tenha a principal vantagem em suas mãos

Tangibilizando o benefício

 

Se você tem um produto que tem uma característica marcante, o que faria para divulgá-lo? A Nokia, visando apresentar sua nova linha de celulares Nseries, que conta com uma câmera poderosa, instalou nas ruas de Madri, na Espanha, um painel interativo em que qualquer um que passasse pelo local teria a oportunidade de tirar uma foto utilizando um dos aparelhos, podendo imprimi-la no local. A empresa ainda fez uma parceria com o site de fotografia Flickr para divulgar a campanha. Idéia interessante quando se tem total confiança sobre a qualidade do produto.

 

Dica Prática

A Nokia se baseou em um ponto forte dos celulares Nseries para divulgar seus novos aparelhos de forma que o público pudesse realmente sentir a vantagem. E isso ocorreu através de uma ação criativa e barata, que certamente chamou muita atenção de quem passava pelo local.

 

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Com essa nem o Aladin contava

Marketing de guerrilha

 

O que pensaria se fosse estacionar seu carro para almoçar em um restaurante e se deparasse com um tapete voador ocupando uma vaga ao lado da sua? Realmente estranho, não? A estratégia foi adotada pelo restaurante Spices, no Sri Lanka. O motivo? Por estar dentro de um hotel ele costuma adequar seu cardápio a determinados países, fazendo promoções específicas. O tapete foi utilizado durante o período da comida árabe. Segundo a agência Leo Burnett, produtora da campanha, enquanto o tapete voador esteve lá, as vendas aumentaram em 100%.

 

Dica Prática

Freqüentemente, falamos sobre ações de guerrilha e o impacto que elas causam. A simples, porém criativa campanha do Spices foi capaz de dobrar suas vendas. Pense nisso!

 

 

Uma cerveja trilegal, tchê!

Segmentação

 

Já pensou em criar um produto baseado nos costumes e tradições de sua região? Foi o que a cervejaria gaúcha Dado Bier fez. Ela lançou uma cerveja com sabor de chimarrão, batizada com o nome de Ilex, em alusão ao nome científico da erva-mate (Ilex Paraguariensis). Ela é vendida com um copo em forma de cuia e um suporte para copos feito de couro. Os slogans publicitários também chamam atenção: "Mais gaúcha que isso, só se viesse em uma garrafa térmica" e "Se beber, não galope". Uma criação de gaúchos para gaúchos que está repercutindo muito na internet.

 

Dica Prática

A dica fica por conta da própria empresa em um comunicado à imprensa: “É a oportunidade de reforçar ainda mais os laços da Dado Bier com os gaúchos. Somos uma empresa com raízes gaúchas e, por isso, sabemos o que estamos comunicando".

 

 

A destruição criativa da Polaroid

Inovação

 

O escritor Joseph Schumpeter, que faleceu em 1950, defendia uma tese para o crescimento das empresas, chamada de “destruição criativa”.

 

Destruição criativa é o que fez a Polaroid neste início de ano ao lançar uma impressora portátil para celulares e câmeras digitais. O equipamento, que se comunica via bluetooth ou USB, imprime fotos de 5 cm a 7,6 cm por meio de uma nova tecnologia que usa calor para ativar cristais de cor no papel. Com esse novo aparelho, a empresa proporcionou a seus clientes a possibilidade de imprimir as fotos assim que elas são tiradas.

 

Dica Prática

Destruição criativa é quando a inovação e o empreendedorismo movem o crescimento econômico, destruindo mercados existentes e substituindo por novos. Faça a destruição criativa dentro da sua empresa também, invista mais em novos produtos e oportunidades, pois se alguém tem de roubar o seu mercado, que seja você mesmo.

 

Conheça mais sobre a vida e a obra de Joseph Schumpeter no livro The Prophet of Innovation (O

Profeta da Inovação) do escritor Thomas K. McCraw.

 

Visite o site: www.polaroid.com

 

 

O cliente visita o seu site todo dia?

Interação

 

A agência londrina Wieden + Kennedy criou, na época do Natal, umhotsite em que o internauta era convidado a escolher uma árvore de natal e suas decorações.

 

A principal sacada estava na continuidade do relacionamento com o internauta, pois para ver sua árvore grande, forte e bonita, ele era convidado a visitar o hotsite todos os dias para “regar” sua árvore e mantê-la em crescimento.

 

Dica Prática

Siga o exemplo dessa grande idéia e crie ações que façam com que os clientes visitem freqüentemete o seu site ou até mesmo a sua empresa.

 

Visite o site: www.wiedenswood.com

 

 

 

SUSTENTABILIDADE

 

Tráfego restrito

 

O governo alemão criou um interessante meio de reduzir a circulação de carros que não estejam em boas condições. Desde o início do ano, os veículos que não têm um adesivo de identificação não podem trafegar em alguns trechos da cidade, chamados de “zonas verdes”. O adesivo atesta que o carro está em ordem e não está poluindo além do permitido. A multa para quem desrespeitar a nova lei é de 40 euros, cerca de 120 reais. Por enquanto, a regra está presente em três cidades (Berlim, Colônia e Hanover), mas a idéia é que mais 17 municípios adotem o sistema ainda neste ano. Uma idéia interessante para ser implantada no Brasil, onde carros em péssimo estado circulam livremente, causando sérios danos ao meio ambiente

 

 

ANTIGAS

 

Tubos ou pentes?

 

Muitos se perguntam: “Por que eu não fui tão sortudo quanto o Hansen Júnior, presidente da marca Tigre?”. Na verdade, a realidade não foi tão simples quanto se imagina. Hansen não acordou em uma bela manhã e pensou: “Vou fabricar tubos e conexões em PVC”. O mais curioso da sua história foi que ele começou como fabricante de pentes feitos à base de chifres-de-boi. Mais tarde, ele adquiriu uma máquina injetora de plástico e, na seqüência, passou a produzir leques e acessórios variados em larga escala. Na década de 50, a Tigre foi a pioneira na produção de mangueiras de PVC e só a partir daí é que começou a fabricar tubos e conexões Tigre, tornando-se mais tarde a líder do mercado.

 

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Combatendo a tradição

O grande inimigo da inovação é a tradição. A Melitta, identificando esse vilão, realizou uma ação inusitada no ano de 2006. Através da agência de marketing promocional One Stop, representantes foram às ruas e abordaram milhares de donas de casa de 25 cidades localizadas no interior de São Paulo. Ao serem abordadas, elas eram surpreendidas com uma proposta: entregar seu coador velho em troca de um Kit Melitta, contendo um sachê de papel e um porta-filtro. A cada 500 coadores de pano recolhidos, a empresa doou um medidor de pressão ou glicemia para um posto de saúde do estado. O slogan da campanha foi: “Uma pequena mudança de hábito para você cuidar ainda melhor da sua família”.     

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