O consumidor não está pedindo muito

Segundo o consumidor, a embalagem é muito mais importante do que nós imaginávamos. Para o consumidor não há distinção entre a embalagem e seu conteúdo. Ela praticamente ?é o produto?. Uma das questões cruciais para o futuro da indústria e conseqüentemente do design de embalagem é saber para onde caminha este negócio e como a embalagem estará presente na vida das pessoas que vivem numa sociedade moderna e em constante evolução.

Nunca é demais lembrar o exemplo da empresa de diligências no velho oeste que deixou de existir com o surgimento das ferrovias por não ter percebido que estava no negócio de ?transportes? e não no de diligências. Também a indústria de embalagens precisa saber que está no negócio de levar os produtos até os consumidores atendendo às suas exigências e expectativas.

Atenta à estas questões a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, instituiu um Comitê de Estudos Estratégicos que , como primeira ação , promoveu , através da Research International e com apoio da Fispal Fispack , uma ampla pesquisa com os consumidores para conhecer a visão que eles tem sobre a embalagem, como eles avaliam a contribuição dela para sua vida e como imaginam a embalagem do futuro.

Somos profissionais experientes e estes temas não deveriam trazer grandes surpresas para nós, mas foi exatamente o contrário que aconteceu.

A pesquisa nos revelou resultados , até certo ponto , surpreendentes. Em primeiro lugar, segundo o consumidor, a embalagem é muito mais importante do que nós imaginávamos. Para o consumidor não há distinção entre a embalagem e seu conteúdo. Ela praticamente ?é o produto?.

A contribuição que ele atribui a embalagem em sua vida vai muito além das questões funcionais. É ela que imprime vida na relação dos consumidores com o produto, sem ela, esta relação perderia todo o seu encanto.

E, finalmente, para o consumidor a embalagem do futuro é nada mais, nada menos que a embalagem ?feita para ele?. O consumidor quer sentir que a indústria o conhece e pensou nele ao projetar a embalagem. A sensão do ?foi feito para mim?, pensaram em mim é que o consumidor espera e imagina como a embalagem do futuro.

Pensando bem, ele até que não está pedindo muito, afinal, que indústria pretende estar presente no futuro dos consumidores sem levar em conta seus anseios e expectativas na hora de projetar seus produtos.

Por isso a ABRE e seu Comitê de Estudos Estratégicos, estão recomendando a seus associados que ouçam os consumidores e procurem sempre considerar seus anseios na hora de projetar as novas embalagens que vão compor o futuro do nosso negócio.

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