O Elogio e a bajulação

Elogie, receba o retorno do agradável clima que isso proporciona e ganhe seus clientes.

O Bernardo tem 8 meses e ele já sabe usar estratégias para obter o que quer. Se a mãe não atende seu pedido, imediatamente olha para a vó e dá um sorriso. A mãe, para manter a disciplina, precisa “brigar” com ele e com a vó. No geral, aquela gracinha vence.

Quando são maiorzinhas, as meninas sentam no colo do pai e dizem: “Ah! você é lindo, vai comprar aquela boneca para mim, né” — No supermercado: “Mãe, eu te amo muito, muito, muito!. Você vai comprar aquele chocolate para mim, não vai?”

Você também sabe que elogiar é quase sempre a melhor estratégia para conseguir algo das outras pessoas.

Na profissão de vendas você está sempre querendo obter algo dos clientes. Um contato, uma análise, uma inclusão, aceitar uma proposta, um passo adiante no processo da venda ou principalmente: o pedido. Assim, nada mais lógico que usar o elogio para melhorar as chances de obter o que quer.

Os autores que escrevem sobre comportamento costumam dizer que os pressupostos do elogio eficaz são: que seja sincero e desinteressado. No entanto enumeram uma lista de outros fatores que influenciam: a adequação do momento, a motivação e as palavras. Também vai depender da autoestima da pessoa envolvida, sua posição profissional, a experiência com elogios e a sua capacidade de percepção. Evidentemente, está vinculado ao tipo de relacionamento que existe entre as duas pessoas e há quanto tempo se conhecem. Se você está elogiando alguém pelo telefone ou por e-mail, existem particularidades na comunicação que irão variar conforme o grau de conhecimento.

A proporção entre tamanho do elogio e o nível de conhecimento que o elogiador tem do elogiado, vai determinar se o elogio será uma vantagem ou se será encarada como bajulação. Bajulação gera desconforto e afasta os envolvidos. Quando há bajulação ela pode desvalorizar gravemente o bajulador. Mesmo no elogio, se há suspeita de ele seja insincero ou meramente interesseiro, ele poderá eliminar a chances de que o relacionamento seja construtivo.

Lembro-me que na primeira visita ao presidente de uma empresa, fiz um elogio aos colaboradores que observei sorridentes. Em seguida perguntei o que ele tinha feito para obter aquilo. Ele discorreu longamente sobre suas estratégias para obter essa satisfação. A partir daí tivemos um longo e profícuo relacionamento de negócios.

Para irmos para a prática: Busque motivos para elogiar, preste atenção nos detalhes e aproveite cada item que mereça algum elogio. Expresse-o com clareza. Seja sobre a empresa e seus colaboradores ou sobre a pessoa de contato e seus atributos.

Observe que saber aceitar os elogios e agradecê-los ajuda no preparo para elogiar os outros.

Elogie, receba o retorno do agradável clima que isso proporciona e ganhe seus clientes.

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