O marketing deve se envolver no papel – CV n. 90

Nesta edição:

Você já começou a “tuitar”

O marketing deve se envolver no papel

Grandes números

Cante a sua venda

 

INTERNET

Novas mídias

Se você ainda não ouviu falar no Twitter, logo ouvirá. Esse é um sistema pelo qual as pessoas podem postar, na internet, notícias rápidas sobre seu cotidiano e ter outros indivíduos “as seguindo”, o Twitter já atraiu atenção até mesmo do presidente Barack Obama, etambém de grandes empresas, como a Pizza Hut, nos Estados Unidos. Ela está convidando jovens para participar de um estágio remunerado, de dois a três meses, com seu pessoal de relações públicas e marketing, a fim de desenvolver novas estratégias de como usar as ferramentas Twitter, YouTube e Facebook. Existe uma única regra: os estagiários devem “tuitar” (é melhor começar a guardar esse verbo, derivado de Twitter) suas experiências com frequência. Uma forma diferente de chegar ao público jovem.

 

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Experiência

No início dos anos 90, o designer de roupas Tommy Bahama não estava satisfeito com as vendas de sua grife. Para mudar um pouco os rumos da empresa, ele resolveu inaugurar uma loja própria em vez de depender apenas da boa vontade dos varejistas comuns. No entanto, ter uma loja não é novidade para ninguém. Bahama, então, mudou de foco: abriu um restaurante com a temática do Caribe e, dentro dele, uma pequena loja com o showroom de suas roupas. As pessoas adoravam ir até o local, provar um coquetel de camarão no barzinho que imitava praia e ainda aproveitavam para comprar roupas ou anotar o que mais gostavam a fim de procurar na loja de sua preferência.

 

SERVIÇO AO CONSUMIDOR

Telefone

Poucas coisas são tão chatas quanto aquelas máquinas de atendimento automático por telefone, que pedem para você digitar e escolher uma entre várias opções. Depois, dá novas opções, mais outras, e mais outras. Irritado com isso, o presidente de uma empresa de aluguel de carros dos Estados Unidos gravou uma mensagem única no telefone de sua companhia: “Não digite nada. Você será atendido por um ser humano em menos de dois minutos”. Os clientes aplaudiram e a empresa ganhou a preferência de uma parcela significativa do público-alvo.

Continuação das dicas no Criatividade em vendas nº 91.

 

MÍDIAS ALTERNATIVAS

O papel da embalagem no marketing

A pesquisa A embalagem como ferramenta estratégica de marketing, realizada pela GfK Brasil, apontou que as empresas, apesar de reconhecerem o valor das embalagens, não costumam investir nessa área. Segundo o levantamento, 61% dos executivos ouvidos afirmaram que a embalagem tem papel importantíssimo nos planos de marketing e na estratégia da Companhia. Entretanto, somente 30% deles reconhecem que suas empresas possuem um quadro de colaboradores adequados para cuidar dessa área. O aproveitamento da embalagem como diferencial competitivo também é baixo, apenas 46% das companhias afirmam desenvolver embalagens promocionais e 43% sazonais. E você, tem se dedicado às embalagens de seus produtos ou sua empresa também tem negligenciado o poder exercido por embalagens funcionais e criativas para os clientes?

 

Posicionamento

Secador de cabelos com sensor

As mulheres são unânimes ao pensar no melhor secador de cabelo para uso pessoal – um aparelho potente, com regulagem de velocidades de funcionamento e temperaturas e, no caso de cabelos muito ondulados ou encaracolados, um que já tenha incluído o difusor. A Arno pensou em um aparelho que atende a essas premissas: o Infini Pro Sensor Arno for Elite. Seu principal diferencial é um sistema que desliga automaticamente o aparelho quando deixado sobre uma superfície e liga com o movimento. Além disso, excede expectativas por sua potência e fio mais longo. “Está no DNA da Arno criar produtos que superam as necessidades de nossas consumidoras através de inovações para serem usadas em casa. Com a linha de cuidados pessoais não é diferente, e as mulheres vão sentir como se estivessem no salão aos cuidados de seu profissional predileto”, afirmou Angelo Di Fraia, gerente do grupo de produtos da Arno. Levantar as principais necessidades de seus clientes em relação a seus produtos e serviços pode trazer inúmeras ideias de inovação e aprimoramento que, muitas vezes, você pode colocar em prática sem gastar muito.

 

SERVIÇOS AO CONSUMIDOR

Caça-caixas eletrônicos

Certamente, você já passou pela situação de precisar sacar dinheiro em um dia em que as agências bancárias estavam fechadas, com os caixas eletrônicos desligados. A MasterCard – em parceria com a Apple – saiu na frente e propõe uma nova solução para seus clientes: um caça-caixas eletrônicos, que localiza aquele que estiver mais próximo do usuário. Trata-se de um aplicativo para iPhone ou iPod Touch que pode fazer buscas de acordo com necessidades específicas, como instituições financeiras que não cobram taxas para fazer saques, postos de atendimento 24 horas, entre outros. “A MasterCard busca facilitar a vida dos usuários de seus cartões e dos consumidores em geral, oferecendo aplicativos e serviços inovadores”, afirma Cheryl Guerin, vice-presidente sênior de marketing digital global da companhia. Com a novidade, o usuário não precisa mais sair de seu caminho ou perder tempo procurando caixas eletrônicos, podendo, assim, dedicar-se a coisas que realmente importam. O quanto você facilita a vida de seus clientes tanto no acesso a sua empresa quanto a seus produtos e serviços?

 

Uma experiência criativa

Cantou os negociadores e fechou uma bela venda

Confira como o consultor e especialista em Gestão de Vendas José Luiz Tejon cantou os negociadores para fechar uma venda muito lucrativa:

 

Eu estava negociando no Japão.Tratava-se de uma venda muito importante para a empresa que eu representava aqui no País, a Agroceres. Minha missão era vender, para uma grande organização japonesa, um contrato de exclusividade no Brasil e, em contrapartida, que eles vendessem nossos produtos adequados ao clima das faixas tropicais nos países em que já atuavam.

 

Durante o planejamento, li sobre os hábitos e costumes do povo japonês e, no voo para Tokyo, encontrei um almanaque com curiosidades sobre eles, que revelava que não eram só apaixonados pelo Karaokê, como sabemos aqui, mas que levavam isso muito a sério, como questão de honra, e que era bastante importante que um negociador compreendesse isso e, idealmente, que se saísse bem em uma apresentação ao lado dos nipônicos em um Karaokê. Então, pensei: “Mais uma historinha para boi dormir”.

 

A negociação começou na segunda-feira, passamos toda a semana e não caminhávamos um centímetro adiante, dia após dia. Na segunda semana, começamos do mesmo jeito que a anterior, até que quinta-feira disse aos meus amigos japoneses: “Hoje, gostaria de continuarmos nossos negócios em um Karaokê!”. Eles sorriram e gostaram do programa.

 

Antes de sair da sala de reunião, combinamos o seguinte: se eu for mais aplaudido do que qualquer um de vocês no Karaokê, amanhã vocês fecharão o negócio comigo, ficando ao meu lado na reunião com o presidente. E se qualquer um de vocês for mais aplaudido do que eu, a reunião final com o presidente será de minha total responsabilidade, concordam? Sim, disseram os oito japoneses que formavam a equipe de negócios dos nossos futuros parceiros. E lá fomos nós ao Karaokê.

 

Como eles não contavam com a minha experiência da juventude, com a banda Dinossauros Rock Band, selecionei músicas dos Beatles, Rolling Stones, Bob Dilan e conquistei o publico.

 

Naquela noite, fechei o pedido que representou milhares de dólares para ambas as organizações. E quem diria, com um fechamento em um Karaokê.

 

Grandes números

0,6%foi o quanto cresceu, em abril, a atividade do comércio varejista brasileiro em relação ao mês anterior com ajuste sazonal.

Fonte:Serasa

 

26h15foi o tempo médio que os internautas brasileiros gastaram, durante o mês de março, navegando na internet.

Fonte:Ibope Nielsen Online

 

12,09%foi a queda nas vendas de veículos, no mês de abril, em relação ao resultado do mês anterior.

Fonte: Fenabrave

 

Frase da semana

“Curiosidade é a chave para a criatividade”

Akio Morita – Fundador da Sony

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