O medo de falar em público – Um drama que atrapalha a carreira de muitos executivos

Uma pessoa segura tem mais chances de obter sucesso, porque vai conviver com os erros. O sucesso é sempre algo que se segue a várias tentativas fracassadas de fazer a coisa certa. O medo e a ansiedade são forças. Infelizmente, somos educados para acreditar que são fraquezas.

Na carreira de um executivo não há como escapar. Ainda que você tenha dor de barriga, sue frio, gagueje, engasgue, exige que às vezes ele faça uma apresentação pública. Pode ser numa grande reunião de representantes, numa convenção, num seminário, na venda de um produto especial para um cliente importante. Um dia, cedo ou tarde, você se verá de frente para uma platéia.

Uma pesquisa recente realizada pela Catho Consultores junto a 643 executivos de vários cargos em empresas de diversos portes, o medo de falar em público aparece apenas em quinto lugar (com 4,9%) dentre os maiores temores dos executivos. No entanto, a necessidade de dirigir-se a uma platéia é uma coisa perturbadora para muita gente.

Para muitas pessoas, fazer uma apresentação é um tormento. Alguns dos executivos entrevistados confessaram que têm mais medo de enfrentar uma platéia do que da morte. Não é exagero. Para muitas pessoas, falar em público é quase impossível. Você se enquadra nessa categoria? Então acompanhe algumas dicas. Podem ser úteis para o futuro.

A partir do momento que identificamos a necessidade da realizar uma apresentação, inicia-se a primeira etapa, que é planejar a apresentação.

Para isto, devemos pensar devidamente nos pontos a seguir:

1. Onde eu pretendo chegar? Quando fazemos essa pergunta estamos nos referindo aos objetivos da apresentação que consiste em descrições claras e precisas dos resultados que se pretende alcançar.

2. O que pretendo transmitir? Uma vez concluída a primeira etapa do Planejamento, a questão agora é definirmos o conteúdo da apresentação.

3. Como pretendo transmitir? Sem dúvida, há mais de uma forma de transmitirmos um conteúdo e consequentemente alcançaremos nosso objetivo. Esse é o momento de escolhemos o método que garantirá a eficácia da nossa apresentação.

Os métodos mais utilizados são:

· Palestras
· Workshop
· Apresentações / aula expositiva
· Discussões em grupo
· Estudos do caso
· Role Playing
· Jogos

4. Com o que pretendo transmitir? Muitos apresentadores conseguem apenas através do seu discurso atingir os objetivos estabelecidos. No entanto, são poucas as situações onde a fala nos leva a eficácia. Na maioria das situações, é desejável a utilização de recursos que ilustrem o conteúdo.

Os recursos mais utilizados são:
• Flip-chart
• Retroprojetor
• Projeção de slide
•Filmes
•Data show

5. Onde ocorrerá a apresentação? É importante considerar também o local porque ele influencia na escolha dos métodos e recursos a serem utilizados. Investigar todos os pontos possíveis, tais como:

• A sala pode ser escurecida para projeção de filme ou slide?
•As cadeiras podem ser arrumadas como convém?
•Possui tomadas suficientes? Onde? Elas funcionam?
•O local tem tela de projeção? Esta é fixa ou móvel?

O momento mais importante de uma palestra, embora possa parecer estranho, é quando ela acaba. É quando várias pessoas, que durante a palestra estiveram inibidas de endereçar perguntas ao orador em público, aproveitam para tirar dúvidas ou fazer perguntas diretamente. Estas são, em geral, as pessoas verdadeiramente interessadas no assunto, e vale a pena dar o máximo de atenção possível a elas. Pense nisso.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima