O mundo é móvel

Abertura de e-mail marketing por celular aumenta 44% no Brasil

É muito comum ver em salas de espera, metrôs, ônibus e shoppings pessoas concentradas olhando para o celular. Elas não estão apenas enviando mensagens ou fazendo ligações, muitas vezes podem estar lendo aquele e-mail marketing que você enviou.

É isso que aponta uma pesquisa feita pela multinacional Splio, empresa especializada em criar e gerir estratégias de marketing multicanal, que analisou 600 milhões de e-mails enviados a cada mês no Brasil, na França, na Espanha, na Itália e na China entre setembro de 2011 e junho de 2012. Os espanhóis foram os que mais migraram para a abertura de e-mails em dispositivos móveis, houve um aumento de 48,8% nesse período. O Brasil aparece em segundo, com crescimento de 44%.

Adaptação

Este é o momento de adaptar-se a essa nova realidade, conclui Giully Martins, profissional de novos negócios da Agência RS. “As empresas precisam investir em novas ações de divulgação de marca, produto e relacionamento para oferecer ao público um destaque na comunicação, e aos clientes um contato rápido e dinâmico”, explica.

Para isso, a especialista elenca fatores básicos que já devem existir no desenvolvimento de um e-mail marketing: estrutura simples, comunicação objetiva e somente as imagens necessárias. Se a empresa conseguir obter dados da quantidade de números de assinantes que leem seus e-mails por dispositivo móvel, pode agregar algumas estratégias para que não exista dificuldade na abertura deles.

Caso a empresa encontre um número expressivo de leitores via dispositivos móveis, Giully Martins aconselha que haja investimento em um site móbile. “Muitos usuários utilizam mais seus celulares do que seus computadores para acessar a internet e esperam que a experiência no celular seja tão boa quanto no computador. O site padrão é geralmente pesado, o que acaba afetando a visibilidade do conteúdo em outros dispositivos”, esclarece.

O que influenciou essa mudança foi o crescimento na venda de smartphones. Os consumidores são bombardeados por informações o tempo todo e “o sucesso das campanhas de e-mail marketing exigirá muitos critérios para enfrentar os desafios das ações digitais”, analisa Giully.

Preferências

Ainda de acordo com a pesquisa, o sistema operacional mais utilizado é o iOS, com iPhone mantendo 46,8% de participação e iPad 29,6%. Em terceiro lugar segue o Android, com 21,4%. O Blackberry figura com menos de 1%.

Uma empresa pode desenvolver um site ou aplicativo para a plataforma iOS, mas este só rodará em produtos da Apple. É possível optar pela plataforma Android da Google, que vem crescendo exponencialmente em número de usuários, pois possui a vantagem competitiva de rodar em dispositivos de vários fabricantes.

Para Giully Martins, não há exceções para pequenas e médias empresas e todas devem se preparar para as mudanças. “É muito importante planejar e otimizar as estratégias, acompanhar desde o desenvolvimento da peça, a forma e o conteúdo dos textos, estar sempre por dentro das novas tecnologias móbiles, acompanhar os resultados das campanhas, afim de traçar melhores caminhos para alcançar as metas do seu negócio”, finaliza.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima