O mundo é um ovo

O mundo é um ovo Certamente, você já ouviu alguém dizer a expressão ?o mundo é um ovo? quando quer dizer que tudo parece muito próximo. No mundo do trabalho, isso é mais que verdade, é uma constatação em que devemos pensar muitas vezes antes de falar.

Explico o porquê. Dizem por aí que, ao conversar com um desconhecido, bastam cinco minutos de sondagem para descobrirmos alguns conhecidos em comum. Se a pessoa é da nossa profissão, do nosso círculo de ação ou está ligada ao nosso meio, essa probabilidade aumenta ainda mais. Inúmeras vezes já me aconteceu, por exemplo, de falar sobre algum professor, palestrante ou jornalista e descobrir que meus interlocutores eram amigos, parentes ou conhecidos da pessoa que eu estava citando. Outras tantas vezes me espantei ao encontrar colegas da minha cidade em aeroportos e restaurantes de todo o País. E, às vezes, só descobrimos essa proximidade ao pagar um mico estrondoso.

Há poucos dias, presenciei uma cena que me motivou a escrever este texto. Estávamos em uma mesa de amigos quando alguém soltou um comentário maldoso sobre um músico que está em início de carreira, achando que ninguém o conhecia ? dando detalhes das músicas e citando, inclusive, nome e sobrenome do artista. E não é que uma pessoa da mesa era parente do músico. Todo mundo tentou disfarçar e mudar de assunto, mas o constrangimento se instalou.

É comum acontecer esse tipo de coisa, por exemplo, quando um profissional sai de uma empresa e vai para a concorrência. Nesse caso, o pior que ele pode fazer é falar mal da antiga empresa, pois isso provocará uma péssima imagem da sua pessoa. Aliás, falar mal da concorrência, em geral, pode fazer com que o tiro saia pela culatra.

No fundo, por mais difícil que possa parecer, deveríamos desenvolver o hábito de exprimir apenas comentários positivos ? especialmente se a pessoa comentada estiver ausente, é claro. Quando tivermos algo positivo para falar, falamos, mas se bater aquela vontade de deixar escapar um ?veneninho?, devemos treinar a língua para guardar o comentário apenas em pensamento.

Adriane Werner é jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e mestre em Administração Estratégica. É palestrante nas áreas de Oratória, Media Training e Etiqueta Profissional.
Visite o site: www.adrianewerner.com.br
E-mail: [email protected]


DINÂMICA DE GRUPO

Entrevista de vendas
Por Silvia Osso

Nº de participantes: a partir de 6 até 30.

Duração: depende do número de participantes. Para grupos de 30 pessoas, cerca de uma hora e meia.

Material: filipetas de papel em branco, canetas, flip chart e pincel atômico.

Objetivos: ajudar a desenvolver a capacidade crítica, comunicação, persuasão e sociabilização através da descontração.

Atividade

Início: aproximadamente 20 minutos.

» Fazer uma breve preleção sobre As Cinco Aberturas de Entrevista que Funcionam e anotar no flip chart o título de cada uma delas.

» Pedir aos participantes que pensem sobre como fariam uma apresentação de cada abertura para o grupo, tomando como referência seu trabalho diário ou uma situação hipotética.

Desenvolvimento

» Orientar para que todos fiquem sentados de forma que as cadeiras formem um semicírculo.

» Distribuir as filipetas em branco e as canetas para cada participante.

» Cada pessoa escreverá na sua filipeta o título de uma das ?cinco aberturas? que acha que o vizinho da direita deverá realizar, além de assinar seu próprio nome na papeleta.

» O facilitador recolhe todas as papeletas.

» Após recolher as filipetas, anuncia: ?Aquilo que você não quis para si não deve desejar para o outro. Portanto, é você quem vai executar o que escreveu na sua filipeta?.

» Iniciar por algum voluntário, pedindo que ele se levante, vá ao centro do grupo e leia a abertura anotada para o colega fazer e apresente a equipe como ele a faria ? a tarefa segue da mesma forma até que todos tenham efetuado sua apresentação.

Pode acontecer de a mesma abertura ter sido escolhida mais de uma vez. Não há problema nisso, pois é uma oportunidade de aperfeiçoar a apresentação ou criar uma nova forma de fazê-la.

Término: ao finalizar todas as apresentações, faça as considerações finais ligando o texto ao trabalho da dinâmica.

Feedback: terminada a dinâmica, o facilitador obtém o feedback perguntando a cada participante quais os ganhos obtidos com a atividade e se houve validade nessa apresentação. Encerrar o trabalho agradecendo a participação de todos.

Para acessar a matéria sobre as Cinco Aberturas de Entrevista que Funcionam, acesse o portal VendaMais e clique na seção VM Plus.

Silvia Osso é consultora empresarial e palestrante. Atua nas áreas de Varejo, Desenvolvimento de Pessoas, Formação de Equipes, Clima Organizacional, Marketing e Atendimento. E-mail: [email protected]


LIVROS

As 100 Melhores Dicas de Vendas dos Últimos Tempos
Leslie Pockell e Adrienne Avilla

O livro apresenta ao leitor dicas úteis de vendas e técnicas de persuasão. É um emaranhado de sugestões e estratégias práticas que ensinam o vendedor a superar obstáculos, aprender com os erros, vencer as resistências, preparar uma apresentação convincente, como identificar e suprir as necessidades dos clientes e muito mais.

Editora: BestSeller
Preço: R$ 17,90*

Inteligência Prática
Karl Albrecht

Neste livro, o autor explica como a inteligência prática (IP) se qualifica como uma das habilidades de vida fundamentais e oferece uma estrutura conceitual para definir e descrever o bom senso. Albrecht mostra como as pessoas com inteligência prática podem empregar habilidades de linguagem, tomar decisões melhores, pensar em termos de opções e possibilidades, adotar a ambigüidade e a complexidade, articular problemas claramente e procurar soluções, ter idéias originais e influenciar idéias dos outros.

Editora: M. Books
Preço: R$ 75,00*

A Bíblia de Canais de Vendas e Distribuição ? Como planejar, captar, desenvolver e gerenciar canais de vendas e distribuição
Pedro Luiz Roccato

Neste livro, Pedro Luiz Roccato apresenta conceitos, metodologias, técnicas e experiências reais relatadas de forma simples e didática sobre cada um dos elos da cadeia de vendas e distribuição, auxiliando na tomada de decisões estratégicas que visam atingir a longevidade e a sustentabilidade da empresa.

Editora: M. Books
Preço: R$ 75,00*
*Preços e disponibilidade pesquisados em julho/2008


HUMOR

Fato e realidade do viajante

O viajante está em toda parte.
Para o hoteleiro, um bom freguês.
Para o freguês, um pesadelo.
Para o patrão, um malandro.
Para as moças, um turista motorizado.
Para a esposa, um eterno namorado, deixando-a sempre saudosa.
Na realidade, é um pobre coitado que serve de pára-choque entre o patrão e o freguês.
Quem leva novidades, conforto e progresso para o interior.
Comendo o pão que o diabo amassou.
Possui honra de general com vencimento de soldado.
Traja-se como milionário, tendo renda de operário.
Mas pode estar certo, é um incompreendido, invejado e criticado.
Na verdade, é um grande amigo.

Fonte: contribuição do assinante Dalton Costa.


NÃO COMPLIQUE O QUE É SIMPLES

Bluetooth
Por Professora Aurélia

No começo deste ano, uma amiga saiu às pressas para comprar um presente para o pai. Com a correria do seu dia, mais uma vez deixou para ir à loja horas antes de cantar os parabéns.

Entrou no shopping e logo descobriu o que iria comprar: um celular. Nada mais perfeito para a ocasião ? preços para todos os bolsos, além de ser algo superútil. Começou a verificar os modelos e rapidamente se apaixonou por um.

Celular marca Tal S400i Preto ? GSM, câmera digital, rádio AM/FM, MP3 player, infravermelho e bluetooth. Desbloqueado para todas as operadoras GSM. 12% de desconto!

Ela leu mais uma vez o anúncio, na tentativa de encontrar algo que esclarecesse o que significava aquela palavrinha tão estranha, já que estava com vergonha de perguntar ao vendedor. No entanto, não encontrou nem uma pista sequer.

E você, sabe o significado?

Bluetooth é uma tecnologia de baixo custo para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos de mesma tecnologia a pequenas distâncias. Ela provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura.


Caro vendedor, pensando nas dúvidas que possam surgir durante seus treinamentos com a revista VendaMais, nossa equipe desenvolveu um glossário de estrangeirismos. Acesse o portal www.vendamais.com.br e aproveite para atualizar seus conhecimentos com os novos termos de negócios.


DICAS DE PORTUGUÊS

Não confunda
Por Cione dos Santos

Questionar e perguntar

Questionar significa ?pôr em dúvida?, por exemplo:
?O vendedor questionou o prazo do contrato de seu cliente?.

Perguntar não é sinônimo de questionar, significa interrogar. Veja o exemplo: ?O vendedor perguntou (e não questionou) se o gerente iria verificar os relatórios à tarde ou somente na manhã seguinte?.

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