O mundo novo das vendas

Você já reparou a sua volta como a arte da venda se transformou nos últimos 5 ou 10 anos?

Você já reparou a sua volta como a arte da venda se transformou nos últimos 5 ou 10 anos?

Antes não tínhamos tantos recursos portáteis como hoje. Nossos celulares não eram verdadeiros computadores e nossa internet não influenciava com tanta intensidade as decisões dos consumidores ao redor do planeta.

Tudo tem concorrência quando pesquisamos no Google. A verdadeira globalização está acontecendo agora e não somos mais diferentes, se não formos rápidos para perceber as opiniões e decifrá-las com assertividade para encantar nossos consumidores, clientes, promotores de nossas marcas.

Quero aqui destacar a importância da internet no seu negócio e da sua capacidade de fazer web e mobile marketing de qualidade.

Poucos sabem, mas fui da área de TI por mais de 10 anos. Na minha época, os PCs e portáteis (laptops e notebooks) eram capazes de levar informação para múltiplos usuários, nas centenas de redes empresariais e nas milhares de casas com internet. O mundo novo era a tal era da informação e do conhecimento. Tudo era mais fácil com os aplicativos Microsoft. Planilhas para controlar tudo, documentos e imagens rolando em servidores cada vez mais potentes, uma parafernália de cabos e processamentos locais e remotos para nos conectar ao mundo “globalizado”.

Balela, não existia globalização perto do que hoje vemos. Hoje temos de fato, em tempo real, alguém comentando o corte de cabelo do outro e indicando o salão que o fez para centenas de amigos com uso do Instagram ou Facebook.

O celular passou a ser chamado de smartphone e a nova geração Y já nasce operando o touch como ninguém. Steve Jobs, Marc Zuckerberg entre outros, viram ídolos nesta nova era, onde tudo é mais sensível ao toque (“touch”).

Será que nas vendas, podemos medir as mudanças sensíveis nos processos e nos relacionamentos. Se você não percebeu nada até aqui, acorde agora mesmo.

Estamos na era da sensibilidade, onde sobrevivem os que são tecnologicamente viáveis, presentes, considerados como opção de compra, comprados e recomprados.

A indicação é e, sempre será, a melhor forma de marketing. Para que sua empresa, negócio ou até mesmo você que é profissional liberal esteja no topo desta competição acirrada e global, será preciso traçar estratégias para o mundo novo das vendas:

  1. Não tenha apenas um website, esteja em todas as comunidades sociais, especialmente no Twitter, Face e Linkedin. Use o Instagram para apresentar imagens dos seus produtos, se for importante para seu negócio.
  2. Reinvente sua comunicação: fale em vídeo, dê conteúdo de graça, crie virais para internet. Estude mais sobre marketing viral e neural.
  3. Treine sua equipe para pensar como a geração Y – mais objetividade no que fala e faz.
  4. Mude seu pós-venda: estude modelos como o NPS – Network Promoter Score, para medir satisfação de forma mais direta, valorizando aqueles que promovem sua marca, seus produtos e serviços
  5. Comece a vender nos ambientes Android e IOS (Apps), para se promover ou transacionar coisas.
  6. Nunca perca o seu relacionamento presencial. O Brasil sempre será o país do cafezinho, das relações humanas mais quentes, dos negócios por confiança e proximidade.
  7. Invista em você. Estude o novo mundo das vendas, começando pelo livro do Philip Kotler – Marketing 3.0 para entender mesmo o este mundo novo no varejo e no corporativo.
  8. Pense nisso e muito sucesso!

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