O naufrágio

Aprenda a manter o foco

Objetivos ? Definir prioridades e manter o foco.

Recursos ? Cópia da história do naufrágio para cada participante e canetas.

Participantes ? A partir de três.

Tempo estimado ? 70 minutos.

 

Instruções

 

  • O facilitador dividirá o grande grupo conforme sua conveniência, desde que não haja mais que cinco pessoas por equipe.
  • Distribuir uma cópia do texto do naufrágio para cada participante. O material está disponível na seção Motiva Plus do site www.motivaonline.com.br.
  • Ler em voz alta o texto e dar 15 minutos para a equipe realizar a atividade, que consiste em selecionar tarefas que os náufragos poderão fazer nas 2h30 que antecedem o afundamento do navio. Como cada exercício possui um tempo determinado, o grupo seleciona as atividades e soma os tempos utilizados.
  • Antes que os participantes iniciem a apresentação de suas escolhas, o facilitador dirá, com tom de gravidade, que o navio afundará em uma hora e que todos deverão rever suas prioridades, ajustando para o novo tempo: 10 minutos.
  • Repetir a atividade, agora com tom desesperador, dizendo que, na verdade, o navio afundará em 30 minutos. Esse momento também tem duração de 10 minutos.
  • No fim, os grupos irão falar sobre suas escolhas no primeiro, segundo e terceiro momentos. O facilitador deverá aproveitar as respostas para abrir uma discussão sobre a importância do foco e da definição de prioridades nas tarefas diárias, fazendo analogias a respeito de algumas atividades do texto consideradas absurdas para uma situação de naufrágio ? por exemplo, ler seus e-mails ?, mas que várias pessoas fazem no dia a dia por não saberem definir o que é mais essencial e urgente na vivência profissional.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima