O novo perfil do brasileiro

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

O novo perfil do brasileiro

Com mais dinheiro no bolso, como anda o perfil de consumo do brasileiro? O banco Credit Suisse fez uma pesquisa entre vários países emergentes. Veja como o Brasil está no quadro geral:

 

País

Residências com renda inferior a US$1 mil mensais

Residências com renda entre US$1 mil e US$2 mil mensais

Residências com renda superior a US$ 2 mil mensais

Arábia Saudita

3%

17%

80%

Brasil

57%

24%

19%

China

50%

31%

19%

Egito

87%

10%

3%

Índia

66%

22%

12%

Indonésia

91%

8%

1%

Rússia

39%

36%

25%

 

Algumas conclusões do banco em relação ao Brasil:

  • Somos os mais otimistas entre os sete países entrevistados. Mesmo as pessoas da classe D dizem que esperam ganhar mais nos próximos seis meses. Em geral, o brasileiro espera faturar 5% a mais até meados de 2011.
  • Em média, o brasileiro é quem poupa menos. Apenas 10% do que ganhamos é destinado a investimentos, incluindo poupança e previdência privada. Na China, a média é de 30%.
  • Entre os sete países, estamos em segundo entre intenção de compra de carro em 2011, só perdendo para os árabes, com mais de 80%.

 

Veja quanto o brasileiro pretende gastar em alguns itens em 2011:

Renda das residências

Computador

Carro (comprar ou trocar)

Tênis ou sapato de marca famosa

Refrigerantes (aumentar o consumo em relação a 2010)

Telefone celular em geral

Smartphone, para ser específico

Inferior a US$1 mil

9%

15%

62%

27%

14%

2%

Entre US$1 mil e US$2 mil

10%

28%

69%

25%

11%

2%

Mais de US$2 mil

9%

34%

74%

21%

9%

4%

 

Carteira assinada

Boa notícia para quem exige comprovação de renda para vender: em 2010, foram criadas 2,52 milhões de vagas com carteira assinada no Brasil, de acordo com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Não foram levadas em conta as 400 mil vagas criadas e extintas entre o fim de novembro e o fim de fevereiro, período de maior movimento no comércio.

 

Grandes números

  • 202,9 milhões é o número de celulares habilitados existentes no Brasil no fim de 2010, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Somente de janeiro a dezembro de 2010, foram 28,98 milhões de novas habilitações, um crescimento de 16,67% em relação a 2009.
  • 0,1%foi a queda da produção brasileira em novembro de 2010, em comparação com outubro. O nível de emprego também ficou perto da estabilidade.

 

Pesquisas de Vendas

Como aponta a pesquisa que o Ibope Mídia divulgou em dezembro de 2010, os brasileiros de classe mais alta continuam dominando as compras na internet no Brasil:

 

  • 61% dos usuários brasileiros de e-commerce pertencem às classes A e B.
  • 35% são da classe C.
  • Apenas 4% estão nas classes D e E.

 

Desses consumidores, 80% têm menos de 45 anos e 37% residem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Os produtos mais adquiridos pela internet no Brasil são: livros, telefones e acessórios para celulares, eletrodomésticos e eletrônicos, como câmeras digitais e aparelhos de mp3.

E o mais interessante: 80% dos internautas brasileiros declararam que usam a internet também para comparar preços antes de fechar uma nova compra, pela web ou indo direto à loja.

 

A coluna Pesquisas de Vendas tem o apoio do consultor Marlus Jungton. Conheça mais sobre o tema no site: www.PrimeiroPalestrante.com.br e acompanhe o blog www.vendas.blog.br.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima