O que é ser leal?

O que de fato é concorrência desleal?

Alguns dirão que é agir de acordo com a lei, outros darão um sentido mais filosófico à palavra dizendo que é ser fiel às regras que norteiam a honra. Haverá, ainda, os que digam que é ser franco, honesto e reto. Então, por simetria, poderíamos afirmar que ser desleal é agir em desacordo com a lei, ser infiel às regras ou ser desonesto.

E o que é uma concorrência desleal?

Tenho pensado nessa questão desde o dia em que um dos nossos leitores pediu que eu comentasse o assunto. De um modo geral, tendemos a pensar que todos os que nos superam são desleais. Por quê?

Porque precisamos de uma desculpa que nos isente das responsabilidades por não ter mantido as vendas onde elas deveriam estar.Mas é claro que assim não descobriremos o que é a concorrência desleal. Vamos tentar alguns exemplos:

 

  • O caso das companhias aéreas – Há uma legislação que determina o número de horas que uma tripulação pode voar. Essa regra procura evitar que aconteçam acidentes devido à estafa (lembre-se de que ao falarmos de incidentes aéreos, invariavelmente estamos tratando de perda de vidas humanas). Recentemente, uma importante companhia aérea foi acusada de estar submetendo suas equipes a uma jornada de trabalho que excede a que a legislação permite. É lógico que, com essa prática, a companhia economiza dinheiro, o que pode se transformar em preços mais baixos para enfrentar a concorrência. Comprovada essa prática, certamente estaremos diante de uma empresa desleal.
  • O caso das companhias de petróleo –Quando ocorre um acidente grave com uma empresa de petróleo (como o recente derramamento de óleo provocado pela British Petroleum), não costumamos observar as concorrentes enfatizando a falha para promover a venda de seus produtos. Isso é uma espécie de código de honra do setor. O dia em que uma empresa se comportar de forma diferente, certamente estará sendo desleal com suas concorrentes.
  • A guerra do guaraná – Você provavelmente se lembra da famosa guerra do guaraná, na qual até macacos foram utilizados para ridicularizar os consumidores de uma determinada marca. Nós, latinos, não gostamos disso, nosso jeito de ser valoriza o afeto, o carinho e a preocupação com o outro, por mais que nos acusem de “querer tirar vantagem em tudo” (lembra-se da Lei de Gérson?). Na verdade, somos mundialmente conhecidos e admirados por nossa amabilidade. Para nós, quando uma empresa precisa denegrir o concorrente para promover suas ofertas, estamos diante de um comportamento desleal.

 

O que podemos concluir com tudo isso? Que a concorrência desleal é aquela que permite que um produto ou uma marca se destaque e ganhe mercado de tal forma que o mercado, o maior de todos os juízes, ache incorreta.

Qualquer outra reflexão ou é “papo de boteco” ou representa uma tentativa de arrumar uma desculpa, como vimos no início do texto.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima