O que é ser vendedor

O mundo das vendas é o mundo verdadeiro. É o coração do comércio mundial, o pulso da economia do planeta. O mundo das vendas é o mundo verdadeiro. É o coração do comércio mundial, o pulso da economia do planeta. E os vendedores é que comandam tudo isso. Muitas pessoas, incluindo os próprios vendedores, nunca pensaram em como o ato de vender é profundo. Pense sobre o que as vendas envolvem:

· Comunicação

· Compromisso

· Necessidades

· Negociação

· Pedidos

· Dinheiro

· Competição

· Expectativas dos clientes

· Entrega

· Manter a palavra

· Verdade

· Relacionamentos

· Metas

· Sucesso e fracasso

· Superação individual

· Esperança

· Recompensas

Além disso, o fato de que não há segundo lugar em vendas; ou você ganha ou você perde. Você, vendedor, tem a habilidade de enfrentar múltiplas rejeições e, ainda assim, ter força, vontade, atitude, criatividade e determinação de tentar de novo.

Como um vendedor, você tem de entender como uma venda é complexa ou você nunca alcançará nada. Não se trata apenas de fazer uma venda. É sobre entender, definir e ser o melhor em cada componente de uma venda. Para isso, é preciso entender que as vendas possuem seu léxico próprio, palavras com significado diferente dos que as outras pessoas usam. Acompanhe:

Acreditar ? Ter um sentimento interno para ajudá-lo a fechar vendas.

Atitude ? O processo de pensamento interno, que cria uma antecipação e um resultado positivos.

Chefe ? Um líder, um professor, um treinador, um encorajador. Não um gerente.

Chefe real ? O cliente.

Clientes ? Pessoas que geram receitas.

Clientes atuais ? Toda a sua receita. Todo o seu lucro.

Clientes satisfeitos ? Pessoas que podem comprar em qualquer lugar. Todos os clientes satisfeitos são vulneráveis à concorrência.

Clientes leais ? Pessoas que compraram de você mais de uma vez e aceitam dar indicações e testemunhais.

Cliente insatisfeito ? Uma oportunidade de consertar um erro e dar à pessoa um serviço que ela nunca mais esquecerá. Também significa que você fez alguma coisa errada.

Cliente mal-educado ? Tipo de pessoa que você tem de entender, antes de rotular. Se ele é mal-educado e grosso, deve existir alguma razão para isso.

Chamadas frias ? Interrupção rude feita a um prospect por um vendedor preguiçoso demais para desenvolver uma rede de contatos eficiente ou para pedir referências. A pior maneira de fazer uma venda. Veja também: perda de tempo.

Desconto ? Dinheiro que você tira de seu bolso e dá para o cliente.

Fidelização ? Habilidade de um vendedor para despertar o interesse do cliente em um nível genuíno. Habilidade de fazer perguntas inteligentes. O que a concorrência tenta fazer todos os dias.

Indicação ? Quando aproximada da maneira certa, é a venda mais fácil que pode ser feita.

Objeção ? Sinal que indica o interesse do cliente.

Oportunidade ? Toda e qualquer interação com um cliente ou prospect. Ou é oportunidade de venda ou é oportunidade de relacionamento.

Preço ? Palavra que os vendedores novatos mais temem e que costumam confundir com ?valor?.

Preço mais baixo ? Lucro mais baixo.

Reclamar ? O que vendedores fracos fazem, sempre que perdem uma venda.

Satisfação ? O nível mais baixo que se aceita em uma venda.

Serviço ? Algo que é feito 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Testemunhal ? A mais poderosa arma de vendas, no arsenal de um profissional.

Vencer ? O que os grandes vendedores acham que vão fazer, sempre que encontram um prospect.

Vou dar uma volta por aí e depois volto ? Resposta típica do cliente quando o vendedor não consegue prender sua atenção ou comete algum erro.

Presente para você: Visite o portal VendaMais (www.vendamais.com.br), clique na seção VM PLUS e baixe o dicionário do Jeffrey Gitomer

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima