O que faz a diferença no atendimento?

Preste um atendimento excepcional e venda mais! Qual é a diferença entre o atendimento excepcional e o medíocre? Como se diferenciar e se destacar no meio de uma multidão de pessoas que não sabem oferecer mais que o ?arroz com feijão? na hora de prestar um serviço ou vender um produto? Como marcar presença no coração do cliente?

O segredo está em simplificar a vida dele. Nada de enfeitar, ou melhor, fazer ?mala?. O cliente quer tornar sua vida mais fácil, simples e amigável. Para isso, ele busca uma prestação de serviços que corresponda a suas expectativas. Veja algumas dicas:

Tenha boa vontade ? Não há nada mais frustrante que encarar um vendedor de mau humor porque você quis experimentar mais de dois pares de sapato, e para isso ele teve o ?trabalho? de buscar as mercadorias no estoque. O sorriso no rosto e disposição são fundamentais e fazem toda a diferença. O cliente deve ficar à vontade e perceber que você tem prazer em atendê-lo.

Fale sempre a verdade ? Não importa se você vai perder a venda. O mais importante é não perder o cliente. A verdade deve sempre prevalecer. Isso vale também para aqueles vendedores que insistem em empurrar o que não serve para o cliente e ainda dizem: ?Este ficou lindo?. Outro caso comum é o vendedor que oferece um serviço com investimento elevado, sendo que algo mais em conta atenderia às necessidades do cliente.

Lembre-se de que ele não é bobo, e agindo de má fé você corre o risco de perdê-lo e também outros clientes que ele poderia indicar.

Não transfira responsabilidade ? Se o produto ou serviço que você vendeu tem algum problema, vá atrás da solução para o cliente. Ligue para quem for preciso e faça a troca. Busque alternativas e ofereça a correção do problema. Não se esqueça de que a responsabilidade é somente sua.

Esqueça o horário de atendimento ? Uma das piores sensações no atendimento é quando o cliente entra no estabelecimento e faltam cinco minutos para a loja fechar. Nesse momento, o vendedor ?nada profissional? apressa o atendimento, pois deseja sair no horário e o cliente, constrangido, acaba não levando o produto.

Esqueça o relógio e mantenha o foco. Atenda bem, deixe o cliente à vontade e não apresse sua decisão.

Não faça cara feia ? Seja sempre simpático e cordial. Nada de fazer cara de poucos amigos só porque o cliente não levou nada ou adquiriu um produto com valor pequeno. Lembre-se de que esse mesmo cliente pode voltar depois e comprar muito. Além disso, ele o indicará para outras pessoas. O importante é sorrir sempre, chamar o cliente pelo nome e manter o mesmo entusiasmo.

Essas são algumas dicas para você fazer parte do seleto grupo dos profissionais que prestam um serviço excepcional. Com certeza, essas atitudes irão garantir um lugar no coração do cliente!

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