O que fazer com uma oportunidade perdida?

A sua empresa fez tudo certo, mas, infelizmente, o negócio não foi concretizado. Não se desespere e confira o que fazer nessa situação

A sua empresa fez tudo certo: elaborou uma boa campanha para seu produto ou serviço e atraiu potenciais clientes, gerou leads, qualificou-os e os encaminhou para a equipe de vendas. Mas, infelizmente, o negócio não se concretizou.

Não se desespere. Uma oportunidade que não se concretiza nem sempre é uma sentença e pode significar apenas um atraso nos planos. Em vez de perder a cabeça e começar a apontar culpados, a melhor opção é analisar o caso para entender o que deu errado e, principalmente, manter o “ex-futuro” cliente por perto.

Após um tempo, é bom entrar em contato e checar o nível de satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço que ele comprou no lugar do oferecido por você. Manter o lead perdido como parte da sua audiência é garantir que sua empresa estará presente na cabeça do cliente quando o concorrente falhar. E, acredite, esse dia chegará mais cedo ou mais tarde.

Use um sistema de acompanhamento de lead perdido com procedimentos (automatizados ou não). Envie conteúdo relevante para o cliente – newsletters, convites para eventos, promoções, etc. – e ajude-o no que for possível. Em um momento de distração do concorrente, em qualquer deslize na pós-venda, ele vai se lembrar de você.

Além desse, há outro motivo para contatar o cliente perdido. Muitas vezes o lead perdido dá mais informações a respeito de uma oportunidade ou venda do que o cliente que foi convertido. Falar com ele é uma chance única de entender se você está fazendo alguma coisa errada em seu processo de comunicação e vendas, aprender com seus erros e tornar-se ainda mais competitivo. 

Ele pode ter negado sua proposta em função do preço, do prazo, do atendimento, do modelo de comercialização, etc. Você não vai saber se não perguntar:

  • Por que ele não comprou com você?
  • Com quem ele comprou?
  • Ele comprou outro item diferente do oferecido por sua empresa que resolveu o problema dele? Qual?

E um alerta: caso o número de negócios perdidos comece a afetar o desempenho da empresa, alguma coisa está muito errada. Talvez a oferta esteja equivocada e a empresa precise corrigir o rumo rapidamente. Melhore a assertividade das áreas de marketing e vendas e garanta lucros em vez de problemas.

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