O que fazer para 2014 ser um ano excelente

Todo início de ano renovamos nossas esperanças em um futuro melhor. O problema é que, passadas as comemorações de Natal e Ano Novo, voltamos a fazer tudo o que fizemos no ano anterior e nutrimos ¿ por algum tempo ¿ a esperança que as coisas mudem.

Todo início de ano renovamos nossas esperanças em um futuro melhor. O problema é que, passadas as comemorações de Natal e Ano Novo, voltamos a fazer tudo o que fizemos no ano anterior e nutrimos – por algum tempo – a esperança que as coisas mudem.

Vou ser muito direto com você, afirmando algo que é óbvio: nada mudará se nós continuarmos a fazer as coisas como sempre fizemos.

Isto posto, deixe eu te dar 4 dicas importantes para que 2014 se transforme em um ano excelente:

1ª) PASSE A ACREDITAR EM PLANEJAMENTO
2ª) PARE DE DIZER QUE NÃO TEM TEMPO
3ª) COMPROMETA-SE DE VERDADE COM O CLIENTE
4ª) ESTUDE

Sinceramente não sei quem começou a estória de dizer que bons vendedores são desorganizados. Só sei que isso é uma enorme bobagem. Converse com o pessoal da Nestlé, da AMBEV, da Coca-Cola ou da Souza Cruz (todas líderes de seus mercados) e descubra que, para trabalhar nestas empresas, ser organizado é um pré-requisito. Se você é daqueles que sai pela manhã sem saber aonde estará no início da tarde, sugiro que leia um livro muito prático, chamado “Venda Muito Mais – como transformar planejamento em vendas”, do Claudio Tomanini. Neste livro encontrará inúmeras dicas sobre como utilizar o planejamento a seu favor na hora de vender.

Outra dica importante é sugerir que você pare de dizer que não tem tempo para fazer as coisas. Acho fundamental que nós compreendamos que tempo é uma questão de prioridade e importância. Em outras palavras, temos tempo para fazer tudo que julgamos importante, mas nunca conseguimos arrumar uma horinha para fazer o que julgamos pouco relevante. Se quiser aprender um pouco mais sobre como gerenciar bem seu tempo, sugiro que leia “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, do Stephen Covey. Neste livro – que custa menos de 15 reais – você vai poder conhecer algumas dicas muito úteis sobre como gerenciar seu tempo.

Também é fundamental que, a partir de já, você encare o comprometimento com os clientes como sendo uma obrigação. Não adianta mudar o discurso e não transformar a prática. Dizer que clientes são importantes não vai fazer com que eles se sintam realmente importantes para você. Se quiser maiores dicas sobre isso, sugiro que leia o “Venda Mais”, um clássico da área escrito pelo nosso querido Raúl Candeloro.

Por último, gostaria que você se lembrasse durante todo o ano de 2014 e pelo resto da sua vida que, como dizia o Barão de Itararé, “é da onde menos se espera que não sai nada mesmo”. Se você quer ter um ano diferente, melhor do que todos os outros que já viveu, só há um caminho: aprender coisas novas. Como afirma a Patrícia Bispo, em excelente artigo sobre o assunto “com o constante processo de transformações do mundo corporativo, os profissionais se veem diante de uma necessidade: aprimorar conhecimentos a todo o momento.”

Temos que desenvolver novas competências, sejam técnicas ou comportamentais. Mesmo que nossa empresa se disponha a oferecer treinamentos constantes, nem sempre assimilamos o conhecimento esperado. Nosso desenvolvimento profissional depende também de nós. Ainda bem que hoje dispomos de inúmeras opções para estudar e nos aprimorar. Se quiser conhecer algumas delas, me mande um e-mail que eu te remeto um interessante artigo sobre o assunto.

Um feliz 2014!

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