Muito se fala que os gerentes e administradores de empresas devem estar focados em apenas uma coisa: seus clientes. Essa deveria ser a principal prioridade deles, em meio a tantas outras tarefas. Eles deveriam saber, antes de mais nada, do que seus clientes realmente precisam e querem.
Gerentes precisam definir a retenção de clientes – Custa mais caro conquistar um novo cliente do que manter um antigo. É comum vermos gerentes colocando como objetivo para a equipe vender para mais clientes. Não devemos esquecer dos clientes que já conquistamos, pois só eles garantirão uma estabilidade na lucratividade da empresa e somente eles permitirão que a empresa cresça de forma sustentável.
Existem cinco questões que um gerente precisa responder para que realmente esteja engajado com seus clientes:
- Quem são seus novos clientes, em volume e valor? – Você sabe qual é o valor gasto pelos seus novos clientes e qual o volume de compra deles? Pergunte isso todos os dias para seus vendedores e, se possÃvel, coloque isso como métrica no relatório de vendas.
- Quem são seus clientes perdidos, em volume e valor? – Aqui você deve considerar os clientes que deixaram de comprar com você nos últimos meses. Coloque numa “balança” os seus clientes novos (e o potencial deles) e do outro lado os clientes perdidos (com histórico de compras e potencial). O resultado disso lhe dirá quão bem você está cuidando dos seus clientes.
- Qual o Ãndice de recompra e por que esses clientes voltam? – Você precisa prestar atenção no comportamento de compra dos seus atuais clientes. Quantos deles voltam a fazer negócio com você? A ideia aqui é que você descubra comportamentos que indicam a lealdade do seu cliente, baseado no Ãndice de recompra dele. Multiplique isso para todos os outros que poderiam efetivamente comprar novamente de você.
- Qual é o seu faturamento e lucratividade por grupo de clientes? – Classifique seus clientes por grupos dos que compram uma vez, duas vezes, três vezes e assim por diante. Você perceberá que os clientes que compram apenas uma vez geram um faturamento e uma lucratividade para sua empresa. Já os que compraram três vezes geraram um faturamento e um lucro muito maior, não? Portanto, seu objetivo é fazer com que o máximo possÃvel de pessoas suba o número de compras que realizam com sua empresa. Como você pode fazer com que isso aconteça?
- Qual o seu grau de indicação entre seus clientes? – Quantos dos seus clientes realmente indicam seus produtos e serviços para conhecidos deles? Quem está satisfeito tende a contar/indicar a experiência de compra com você para outras pessoas. Descubra uma forma de mensurar essa “indicação”. Uma possibilidade é sempre perguntar para novos clientes como eles chegaram até você.
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