O que seu cartão de visitas tem a dizer sobre você?

Seu cartão de visitas tem personalidade?

Quando falamos em inovação, dez de cada dez profissionais de vendas dizem que ela é fundamental para um bom e duradouro contato com o cliente. Bonito, não é mesmo?

Mas será que você está realmente inovando em pontos simples, e que podem fazer a diferença na lembrança do cliente?

10 dicas para fazer um cartão de visitas

1. Destaque seu nome O único elemento do cartão que pode estar mais visível do que o seu nome no cartão é o logotipo da empresa.

2. Utilize uma gráfica Evite os formulários para impressão de cartão de visitas que estão à venda em papelarias e muito menos corte sozinho seu cartão. Lembre-se de que ele faz parte da primeira impressão que você irá causar.

3. Use formatos padronizados Você sabia que existe uma norma ISO para cartões de visita? É a ISO 7810, que define três formatos básicos, sendo o ID-1 o mais comum. Toda pasta, fichário e scanner de cartões de visitas levam em conta esses formatos.

4. Cuidado com o número de informações Já vimos cartões que não servem para nada e outros que parecem querer substituir o site da empresa em que o usuário trabalha. Não faça isso! Coloque em seu cartão:

  • Nome completo ou a forma pela qual você é conhecido no mercado em que atua.
  • Nome da sua empresa.
  • Seu cargo.
  • Endereço físico, e-mail e página na internet.
  • Telefone corporativo, fax e celular (se for o caso).
  • Um logotipo (mas só se ele realmente representar a sua empresa ou o que você vende. Nada de ficar colocando imagem que achou “bonitinha” no Google).
  • Frase ou slogan descrevendo sua atividade e o seu diferencial.

5. Seja diferente, mas não exagere Você pode ser criativo sem sair do formato comum. Use uma cor de fundo, imprima em materiais diferentes, como plástico rígido ou borracha, inclua uma mensagem em braille, use alto relevo, mexa nos cantos do cartão. Só não crie cartões que sejam difíceis de armazenar (isso vale tanto para os muito grandes quanto para aqueles bem pequenos, que as pessoas acabam perdendo). Lembre-se, por fim, de que ser diferente não significa transformar o cartão em uma salada cheia de fontes e cores diversas. Na dúvida, sempre vale a pena consultar um profissional de design.

6. Considere imprimir pequenas quantidades para um evento especial Vai fazer uma apresentação de vendas em um evento importante? Que tal imprimir uma série limitada de cartões de visita especialmente para a ocasião, usando o mesmo tema visual dos seus slides ou fôlderes e colocar no verso o tópico principal da sua apresentação?

7. É proibido errar no português! – Confira cada número, cada vírgula, cada acento e depois disso entregue para mais alguém verificar seu cartão. Se alguma das informações mudar, imprima novos cartões imediatamente – nada de riscar com caneta o telefone que mudou!

8. Tenha em mente as funções de um cartão de visitas São elas:

  • Trocar cartões com outra pessoa que você queira manter contato.
  • Obter informações sobre a pessoa que acaba de conhecer.
  • Convidar alguém a manter contato com mais frequência com você.
  • Conferir os dados da pessoa, como forma correta de escrever o nome dela ou da empresa em que trabalha, sua ocupação profissional ou como localizá-la.
  • Realizar/participar de sorteios, obtendo assim o contato de outras pessoas que possam ser interessantes para um posterior contato (e venda!).

9. Cogite fazer seu cartão em mais de um idioma Isso vale, é claro, apenas para quem realmente precisa disso. Não faça apenas para aparecer! Mas, atenção: não misture as línguas! Use a frente do cartão para um idioma e a parte de trás para outra. E lembre-se de escrever seu endereço de acordo com os padrões do país.

10. Cuide bem de seus cartões Conserve-os em estojos próprios para cartões. É fácil encontrá-los em qualquer papelaria.

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