O que você faz para se automotivar?

Leitores contam o que fazem para se automotivarem

Sabe quando planejar, prospectar, negociar, fechar uma venda vira algo cansativo, rotineiro, aquela mesmice e você nem lembra mais por que está aí, fazendo tanta coisa? Pois é, acontece com todo mundo. O que diferencia uma pessoa da outra são as maneiras que ela procura para se motivar e continuar fazendo seu trabalho com alegria e disposição. Pode ser nadando, pescando ou lendo a Bíblia, os leitores da VendaMais dão o seu jeito para melhorar o ânimo. Pode ser que você já faça algumas dessas coisas ou se inspire com as sugestões a seguir. De qualquer forma, aproveite! 

Os pimpolhos!

“Quer melhor automotivação do que chegar em casa e ver os filhos felizes e saber que você está proporcionando uma vida boa para eles, com saúde, conforto e educação? Essa é a minha motivação de todos os dias, entro no quarto deles e falo para mim mesmo: ‘Hoje vou vencer por vocês’. A consequência disso tudo é que minha vida melhora, eu vendo mais e tenho tranquilidade. Na verdade, eles são minha motivação porque quero fazer o melhor para eles, e isso acaba refletindo em mim, pois consigo alcançar meus objetivos tendo-os como motivação.”

Denny

O livro sagrado...

“O que eu uso para me motivar é a Bíblia. Não é pelo fato de ser um material católico, protestante ou de outra vertente tradicional, mas, por ser, de fato, um livro sagrado. Para começar, leio o Salmo 1, que diz que para quem lê a Bíblia, tudo que empreender prosperará. Existem inúmeros outros capítulos que me motivam e geram conduta vencedora, como Filipenses, 4:8.”

Edinaldo Rodrigues

Exercícios…

“Para incentivar a minha automotivação, pratico exercícios físicos diariamente, que deixam a mente ‘liberada’ e menos ‘agitada’. Dedico também os finais de semana para a família, isso me dá uma energia fora do comum para iniciar a semana. Durante o trabalho, busco sempre iniciar e terminar a atividade proposta. Isso garante uma melhor otimização do tempo e também o sentimento de dever cumprido. Parece básico, mas, se não termino, ao final do dia, sinto que não fiz nada. E estou lendo o livro Como evitar preocupações e começar a viver, que dá dicas simples, mas que algumas vezes deixamos de lado.”  

Tatiane de Figueiredo

Churrasquinho e passeio com a patroa…

“Eu tenho minha técnica de automotivação. Às vezes, convido o pessoal do setor para fazer um churrasquinho, e a regra principal é ninguém falar de trabalho, somente sobre planos de vida pessoal, ou relembrar histórias de infância e contar piadas. A regra número dois é não ter bebida alcoólica no churrasco. Também gosto muito de sair com a minha esposa sem ter hora para voltar. Dar uma volta na cidade, olhar vitrines, sonhar com uma casa nova nos bairros nobres, sonhar com um carro novo. No outro dia, parece que estou novo e a sede de crescer só aumenta. Gosto da frase: ‘O sonho é um acelerador que possibilita a cada um alcançar seus objetivos de acordo com a velocidade que você acelera’.”

Silvanio Morais

Momento cantor…

“Procuro sempre ficar sozinho em minha própria casa, em qualquer cômodo, e ligar um CD com músicas religiosas (muitas vezes gravados por mim mesmo, ou seja, uma seleção de músicas de minha preferência). Ligo bem alto e canto com a música. Por isso é importante estar sozinho em casa e saber que não vai chegar ninguém, porque posso ‘soltar a voz’ (não nasci com o dom para cantar, mas canto muito, se é que vocês me entendem) e ninguém vai reclamar. Às vezes, até deito na cama ou no sofá e canto com a música, de olhos fechados (‘viajando’ mesmo). Por vezes, passo a manhã inteira fazendo isso e, quando o CD acaba, sinto-me renovado, com novas forças e inspiração para fazer o que bem entender. Enfim, quase todas as atividades que faço para me automotivar envolvem a solidão, pois minha opinião é que temos de ter um tempo só para nós, mesmo após o casamento.”
Rudney

As 5 dicas do João…

  1. “Converso com Deus na casa Dele, procuro escutar músicas que me fazem ver o quanto Ele é lindo e sábio; sempre peço humildade. Em casa, procuro ler bons livros para aprender com histórias de pessoas que alcançaram o sucesso.
  2. Procuro assistir a séries que inspirem a justiça e mexam com meu raciocínio (CSI, House, Monk) e humor antigo (TV Pirata, Viva o GordoChico, Escolinha) no canal VIVA.
  3. Gosto de ouvir músicas que falem sobre o homem trabalhador, do campo, normalmente as músicas sertanejas mais antigas.
  4. Tenho um ritual de passagem de ano, banhar-me com espuma e refletir sobre o ano que passou e aquele que virá, e, claro, ir na missa de Natal e de Ano-Novo.
  5. Procuro também caminhar e correr três ou quatro vezes por semana, por aproximadamente seis quilômetros, pois, enquanto corro, vou imaginando as coisas que tenho para fazer e como devo fazê-las, e me inspiro nas corridas e na determinação que tenho de ter para terminá-las e atingir meu objetivo. Este ano pretendo correr 15 quilômetros da São Silvestre no dia 31/12/2012.”

João Rodrigues dos Santos

Na moto…

“Gosto de imaginar que a automotivação é como uma chama, e que cada pessoa a alimenta de formas diferentes. Alguns despejam ‘carvão’ à vontade, tendo dentro de si uma verdadeira fornalha, outros se contentam com uma vela. Eu, por natureza, sou do primeiro time, acredito que, enquanto o juiz não apitar, o jogo ainda não acabou. Gosto muito de motos e utilizo a minha para ir de casa ao escritório e até para visitar alguns clientes. Enquanto estou pilotando, é como se o mundo parasse. A sensação de liberdade é algo incrível, o vento no rosto e, até mesmo nos dias de chuva, a água molhando o corpo, é um contato físico com a natureza. Isso me renova.”

João Batista

Nadar…

“O que me motiva é nadar, mas não em piscinas, só me sinto bem quando nado em rios. Em dias que me sinto desmotivado, eu saio mais cedo de casa e passo em um balneário próximo ao meu trabalho, levo uma troca de roupa e saio de lá mais motivado do que nunca!.”

Antonio Luiz

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima