O quebra-gelo criativo

Como se diferenciar por meio do seu cartão de visita? Leandro Branquinho ensina!

“As pessoas precisam ter claro o que fazem. Há gente que fala que é consultor de vendas, executivo de contas, gerente de clientes. Ainda existem pessoas que têm vergonha de falar que são vendedores. Eu sou vendedor e tenho orgulho disso”

Leandro Branquinho criou cartões de visita com super-heróis para melhorar a abordagem na hora de trocá-los com outros profissionais. O que você tem feito por seu marketing pessoal?

Dizem que a necessidade é a mãe da criatividade. Leandro Branquinho, vendedor e palestrante de vendas, é uma das pessoas que pode comprovar que a afirmação acima é correta.

A ideia para sua inovação surgiu quando estava em um evento: após trocar um cartão de visitas com uma pessoa que, a princípio, parecia tímida, ficou sem saber o que falar ou como agir. “Sabe aquele silêncio que fica quando um olha para a cara do outro e as duas pessoas ficam sem jeito? Pois é, foi aí que eu cheguei à conclusão de que os meus cartões de visita precisavam ter alguma coisa além dos meus contatos”, conta.

Branquinho escolheu algumas referências de que gosta na cultura pop para estampar o verso de seus cartões. São quatro modelos diferentes de cartões, que trazem a imagem de super-heróis de filmes, cada um com um significado, e todos possuem a mesma arte na parte da frente, com os dados pessoais dele. Mas a ação não estaria completa se não fosse acompanhada de uma apresentação à altura da inovação.

Então, ao trocar cartões com uma pessoa, o vendedor mostra os quatro modelos e pede para que ela escolha um deles. A primeira opção contém uma imagem do Super-Homem com as perguntas: “Qual é o seu propósito?”, “Por que você trabalha?” e “Por que você faz o que você faz?”. A segunda opção leva a imagem do Rei Leônidas, do filme 300, quando ele pergunta ao seu exército: “Qual é a sua profissão?”. O texto logo abaixo da pergunta diz: “Tenha claro o que você é! Eu sou vendedor, e você?”.  

A terceira alternativa tem uma imagem do Incrível Hulk e uma paráfrase de uma fala clássica do herói verde: “Esmague a procrastinação!”. E a continuação do texto convida o leitor a fazer uma busca no YouTube por “TBC – A fórmula para resolver todos os problemas”.

A quarta opção de cartão tem uma imagem de Gandalf, personagem do filme e do livro O senhor dos anéis, e um poema extraído da obra: “Nem tudo o que é ouro fulgura/Nem todo viajante é vadio/O velho que é forte perdura/Raiz funda não sofre o frio/Das cinzas um fogo há de vir/Das sombras a luz vai jorrar/A espada há de luzir/O sem coroa há de reinar”.

Para cada cartão, Branquinho tem um discurso-base, mas confessa que não segue nenhum script, apenas o adapta a cada pessoa e situação. A abordagem feita por ele, em cada uma das alternativas, pode ser conferida abaixo.

A reação das pessoas mostra que a estratégia faz sucesso. O vendedor conta que, logo que pega os quatro cartões coloridos, as pessoas ficam impressionadas porque quase ninguém tem uma abordagem inusitada para entregar cartões. “Não dá para ficar sem assunto com uma abordagem desse tipo. No mínimo, eu faço uma recomendação de um filme, de um livro, de um gibi ou de um vídeo divertido no YouTube. O início de uma conversa com esse quebra-gelo já me rendeu bons negócios, boas amizades e a minha rede de contatos ativos só cresce”, avalia.

Há até quem queira ter os quatro cartões e levar para a empresa, mostrar aos colegas de trabalho e aos amigos, e Branquinho os cede com prazer. “Com um pouquinho de criatividade, dá para fazer do marketing pessoal uma experiência inesquecível”, ensina.

Super-Homem

“O Super-Homem é o meu super-herói favorito. Não é porque ele tem superpoderes nem porque ele veio de Kripton. Eu gosto dele porque ele tem um propósito: sabe o que está fazendo aqui na Terra. ‘E você, sabe qual é o seu propósito? Por que você trabalha?’, questiono.

Caso a pessoa fique sem saber o que responder, emendo: ‘Aqui na frente do cartão tem o endereço do meu blog e do meu podcast, acesse e você encontrará vídeos, textos, áudios, slides e imagens que eu acredito que vão inspirá-lo a encontrar o seu propósito’.

Mas, se a pessoa responder com convicção sobre o seu propósito, busco desenvolver um diálogo: ‘Ter um propósito é o primeiro passo para ser herói de algumas pessoas. E o mundo está carente de heróis, de pessoas que sabem por que estão no mundo. Conte-me mais…’”.

Hulk

“‘Hulk esmaga’ é uma frase muito comum nos quadrinhos, e eu acredito que temos que esmagar a procrastinação. ‘Qual é a sua maior dificuldade hoje no trabalho? O que o incomoda no seu mercado? O que está faltando para você crescer ainda mais profissionalmente?’, pergunto. Dependendo da resposta, eu indico o vídeo TBC Fórmula, que resolve todos esses problemas. Ficou curioso? Vá ao YouTube e busque por ‘TBC – Fórmula para resolver todos os problemas’”.

Rei Leônidas

“Esse é um dos meus filmes favoritos. Esqueça o sangue, esqueça que é sobre guerra. Nesse filme, existem muitas lições de liderança, de trabalho em equipe e sobre ter orgulho do que se faz. Em uma das cenas do filme, há um líder de um exército, que se juntou aos espartanos, e reclamou para o rei de que são poucos os soldados trazidos de Esparta. Então, o rei pergunta para alguns soldados dos novos aliados: ‘Qual é a sua profissão?’. E eles respondem: ‘Sou escultor’, ‘Sou ferreiro’, ‘Sou marceneiro’.

O Rei Leônidas vira para os seus soldados e grita: ‘Espartanos, quais são as suas profissões?’. E todos, em conjunto, respondem apenas com um grito de guerra, sincronizado e muito enérgico. Leônidas diz para o líder guerreiro: ‘É, meu amigo, acho que eu trouxe mais soldados que você’.

As pessoas precisam ter claro o que fazem. Há gente que fala que é consultor de vendas, executivo de contas, gerente de clientes. Ainda existem pessoas que têm vergonha de falar que são vendedores. Eu sou vendedor e tenho orgulho disso. Quando apresento uma palestra sobre vendas, as pessoas compram as ideias porque veem escrito na minha testa o que eu sou”.

Gandalf

“Aqui tem um poema extraído de O senhor dos anéis. Veja só como este pequeno texto, de uma obra de ficção, tem tudo a ver com o mundo dos negócios. Eu acredito que é possível aprender sobre negócios com quadrinhos, livros, teatro e cinema. Inclusive, eu participo de um projeto que se chama Cinebusiness.blog.br. Um blog em que palestrantes, empreendedores e consultores falam sobre as lições que podemos extrair da sétima arte. Quer saber mais sobre isso? Acesse meu blog ou envie um e-mail para mim”.

Inspire-se nesta ideia!

Que tal fazer do seu cartão de visita uma ferramenta de marketing? Aqui vão algumas ideias sugeridas por Leandro Branquinho:

  1. Escolha um filme, um super-herói ou um hobby – Coloque isso em seu cartão de visita e faça uma ligação entre eles e o seu trabalho.
  2. Escolha frases que o inspiram – Coloque, no verso de cada cartão, alguma coisa em que você acredita, um pensamento de que você gosta e uma frase que o inspira. Evite colocar somente frases da Bíblia. Caso você seja um cristão fervoroso, sugiro que em um, de três ou quatro cartões, tenha uma passagem do livro sagrado. As outras devem ser diferentes, para que você possa ter outros assuntos para conversar.
  3. Missão, visão e valores – Em um cartão, coloque no verso a missão da sua empresa; no outro, a visão e no outro, os valores.
  4. Cores diferentes – Faça os cartões com cores diferentes, por exemplo: um cartão vermelho, um verde e um amarelo. Se a pessoa escolher o vermelho, diga algo do tipo: “Em nossa empresa, nós damos cartão vermelho para fofoca e o clima de trabalho é muito bom”. O cartão vermelho pode ser para qualquer coisa que você não tolera no seu trabalho. Para o cartão amarelo, diga: “Em nossa empresa, nós damos a maior atenção para…”. E, para o verde, diga: “Nós temos a esperança de que…”.
  5. Depoimentos de clientes satisfeitos – Pegue depoimentos de três, quatro ou cinco clientes diferentes e os imprima no verso dos seus cartões (tendo autorização do cliente por escrito, claro).

Para saber mais:

Acesse a seção VM PLUS e ouça um podcast feito por Leandro Branquinho com mais detalhes sobre seus cartões de visita diferenciados. 

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