O segredo das vendas em quatro palavras

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Existe jeito fácil de fechar uma venda?

Sempre que dou uma palestra, as pessoas me perguntam qual é o jeito mais rápido ou mais fácil de fechar uma venda. Enfim, qual é o melhor meio de fazer o fechamento. Realidade: não há um jeito fácil ou rápido nem existe um fechamento melhor.

Entretanto, há uma maneira melhor de considerar esse passo da venda. E uma vez que você entender essa maneira de ver irá mudar o modo como vende para melhor e para sempre.

Preparado? Não é fechamento, é abertura. A partir do momento em que se encontra com um prospect, ele começa a julgar. Primeiro ele julga você, depois julga o que oferece e finalmente julga sua empresa. Como venho dizendo há anos, a primeira venda feita é a da imagem do próprio vendedor, isto é, você.

O segredo de uma venda está em quatro palavras: valor percebido e diferença percebida. Se o seu prospect não percebe nenhuma diferença entre você e seus concorrentes, se não percebe valor no que oferece, então só o que resta é preço. E você provavelmente irá perder a venda,ou, se chegar a um acordo no negócio, será à custa de sua lucratividade.

Então, volto para minha afirmação original: não é fechamento, é abertura. Responda as perguntas a seguir para determinar se você está ou não preparado para abrir:

  • Como está a sua atitude?
  • Você tem uma confiança inabalável em sua empresa, serviço/produto e em si próprio?
  • Você acredita, sem sombra de dúvida, que o cliente ganhará mais fazendo negócio com você que com seus concorrentes?
  • O quanto você pesquisou a empresa e a pessoa com quem vai fazer negócios?

 

O passo de preparação e planejamento para uma venda pode ser dividido em três partes: preparação pessoal, de vendas e sobre o prospect. Deixe-me repetir que este é crítico: preparação sobre o prospect.

Você sabe quais são as razões dele para comprar? O que o motiva? Se souber quais são as razões e o que o motiva, por definição, você descobre qual é a urgência dele.

Atenção:suas razões para vender não importam. O que conta são as razões dele para comprar.

Quando falou pela primeira vez com o prospect ao telefone, foi uma conversa amigável? Você desenvolveu um rapport antes de se encontrar frente a frente com ele? Vocês têm algo em comum?

Já no primeiro telefonema, é preciso ter como meta fazer com que o prospect goste, acredite e tenha confiança em você. Se esses objetivos não forem alcançados no primeiro contato nem até a proposta de valor, aquela venda nunca será fechada.

Então, em vez de perguntar a mim ou a qualquer consultor sério de vendas sobre a melhor forma de fechar, faça-se algumas perguntas antes e depois de qualquer apresentação de vendas. São questões sérias e duras, e espero que suas respostas venham no mesmo tom:

  • Você está preparado? O quanto?
  • O quão amigável você se sente/foi?
  • O quão diferente você é/foi?
  • O quão crível você é/foi?

 

Fechar uma venda não é uma ação. É o ápice de vários elementos que tornam uma decisão favorável possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados