Como transformar algo comum em um serviço diferenciado?
“Olá, boa tarde. Você já foi aplaudida hoje? Não? Então, vai ser aplaudida agora. Pegou o melhor táxi do mundo. Fique à vontade, se quiser beber uísque 12 anos ou vinho francês ou italiano, pode pegar aí no nosso frigobar. Também temos revistas nacionais e internacionais e até um manual de gastronomia em seis idiomas.”
Foi dessa maneira que fui recebida por João Batista, dono do Seu Táxi, em São Paulo. Se o trânsito e o calor eram algo que incomodava, depois de pegar esse táxi, o engarrafamento da cidade até virou algo atrativo. Tudo porque o Seu Táxi utilizou um conceito totalmente diferente de táxi – e que você vai conhecer a partir de agora.
O primeiro contato
Em São Paulo, existem várias cooperativas de táxis. São mais de 32 mil taxistas na cidade e o serviço é algo comum e necessário. Mas, quando descobri que existia um táxi especial, fui até lá conferir como era ser diferente em meio a tantos serviços comuns. Primeiramente, liguei e já ouvi: “Pronto. O Seu Táxi à disposição. Em que posso ajudá-lo?”.
Contei que estava indo a São Paulo e gostaria de entrevistá-lo, ele aceitou, mas disse que eu precisaria marcar um horário, pois a agenda estava cheia: “Vá até meu site, cadastre-se e agende um horário. Assim conseguirei atender com mais calma”. Fiz o que havia me pedido.
Ao chegar lá para fazer a entrevista com ele, fiquei surpresa com tudo o que vi. Ele desceu do carro, pegou as malas, abriu as portas e disse para eu ficar à vontade. Entrei, sentei e, quando ele entrou, perguntou a mim se já havia sido aplaudida naquele dia, respondi que não e de repente ouvi aplausos. Dei um sorriso e agradeci, começando a sentir que tudo o que falavam sobre ele era verdade.
Já em curso, ele me ofereceu bebida, desde água até uísque. Mostrou todas as revistas que havia no carro, falou um pouco sobre o serviço e ainda perguntou que tipo de música eu queria ouvir. Praticamente um sonho de táxi. Deve ser por isso que ele tem mais de mil clientes fiéis.
1 de março de 1998
João Batista era corretor de imóveis, mas não estava indo muito bem na profissão. Não estava ganhando o suficiente, então começou a pensar em maneiras de conseguir dinheiro extra. Seu irmão era caminhoneiro e tinha um táxi parado em casa. Foi nesse dia que João decidiu que poderia usá-lo para trabalhar. Comprou o táxi e logo começou a colocar em prática a sua criatividade.
Ele queria que seu carro fosse diferente dos quase 32 mil táxis existentes em São Paulo. Conseguiu! “Eu estou numa cidade em que tudo acontece. Se eu tiver um táxi igual aos dos meus concorrentes, como é que eu vou conquistar mais clientes que eles?”, questiona o taxista.
As ideias foram surgindo aos poucos. Primeiramente, foi o conceito de um táxi diferente, depois a criação da gravação dos aplausos. A questão da música que o cliente escolhe durante a viagem, uma sombrinha para qualquer imprevisto que aconteça e o cliente não possa se molhar, o serviço de engraxar sapatos e por aí vai. “Como não tinha muitos recursos financeiros, comecei a pensar em maneiras de encantar meu cliente com o serviço comum, que é o de táxi, mas de uma maneira um pouco diferente”, afirma.
Experiência
Relaxar, beber qualquer tipo de bebida, falar ao celular ou acessar a internet pelo notebook do próprio táxi são alguns privilégios que os clientes de João têm. Mas, às vezes, isso não é o bastante. “Por mais que eu tenha tudo isso aqui, não é o bastante para encher os olhos do passageiro. Outro dia, um cliente queria se suicidar. Eu tive que parar a corrida, saímos do carro para conversar e ele melhorou. Então, eu acabo sendo mais que um motorista e ofereço mais que um serviço, ofereço atenção, companhia e quero que o meu cliente se sinta especial”, conta.
João também lembra de uma vez em que um cliente (que utiliza bastante o táxi) precisava de um conselho amoroso. Então, ele resolveu criar um dia especial para esse cliente. João fez um passeio romântico com o casal, deu um buquê de flores para a esposa do cliente e colocou uma boa música no carro. “Os dois se acertaram e ainda tomaram o vinho do táxi”, recorda, todo orgulhoso.
Serviços diferenciados
Pasnost – Passeio Noturno no Seu Táxi
Dessas situações inusitadas, João teve a ideia de criar mais serviços. O Pasnost é um deles. O cliente contrata o Seu Táxi para fazer um passeio noturno pelo centro histórico de São Paulo. “Eu levo a pessoa para conhecer o centro histórico. Fazemos um tour pela cidade, levo o cliente para conhecer o toque do sino do Marco da Paz, o Largo do São Bento, o Vale do Anhangabaú, o Teatro Municipal e vários outros lugares”, conta.
Duração: duas horas.
Quantidade de pessoas: Até três.
Custo: R$160,00.
Pasdost – Passeio Diurno no Seu Táxi
Também há o Pasdost, que é um passeio cultural ou um passeio de compras. No cultural, o cliente conhece museus e outras casas culturais. No de compras, a pessoa pode escolher desde o passeio popular (fazer compras na Rua 25 de Março) até o executivo fashion (compras na Rua Oscar Freire, Shopping Iguatemi e Daslu). “Eu acompanho os clientes em todos esses passeios. Seguro sacolas e faço toda a parte de companhia. Eles adoram”, diz João.
Duração: quatro horas.
Quantidade de pessoas: Até três.
Custo: R$320,00.
Paslost – Passeio no Litoral no Seu Táxi
Se o cliente quer ir ao litoral norte de São Paulo, o Seu Táxi também leva. E, além de todo o conforto já descrito acima, o cliente tem direito a um chuveiro portátil, no qual tem água para limpar os pés exclusivamente. “Nesse pacote, o cliente tem direito a realizar passeio de barco, visita à Costa do Alcatraz, passeio ecológico na diversidade da mata atlântica, atividade com caiaques e até aulas de surfe”, relata.
Duração: dez horas.
Quantidade de pessoas: Até três.
Custo: R$480,00.
Cmnost – Central Móvel de Negócios no Seu Táxi
Toda vez que o cliente precisa realizar negócios durante a viagem no Seu Táxi, ele pode utilizar o escritório virtual com notebook e acesso à internet. É gratuito e durante o tempo que o cliente precisar.
Ecotáxi
Em 2008, João descobriu a quantidade de gás carbônico que seu táxi emite e decidiu que precisava ajudar a sociedade de alguma maneira. Nesse momento, fundou o EcoTáxi, que é o mesmo táxi, mas com conceito sustentável.
João Batista calcula a quantidade de gás que o Seu Táxi emitiu durante a corrida e repassa para o cliente. “Se o percurso durou 15 minutos, isso quer dizer que o passageiro contribuiu para gerar 2kg de CO2, que equivalem a R$0,25 em árvores”, afirma.
O cliente pode pagar ou não essa taxa. Caso não pague, o próprio João paga, compra mudas de árvores e planta pela cidade. E ainda envia fotos delas para o cliente. “Agora eu desenvolvi outro sistema: o passageiro faz o cadastro no meu site e a cada 56 horas que utilizar o serviço do táxi ele tem o direito a uma árvore Pau-Brasil de dois a três metros”, revela.
A cada sete dias acontece algum plantio de árvores na cidade, porém uma vez por mês os clientes VIPs do Seu Táxi são convidados a se reunirem para o plantio de mais de dez mudas de árvores. “Antes do dia combinado, eu ligo para os meus clientes lembrando do convite. E muitos deles aparecem lá para plantar sua árvore. O mais legal é que eles sentem-se bem ao fazer isso. É uma maneira de tentar amenizar a quantidade de CO2 que nós emitimos quando usamos o Seu Táxi”, explica.
Tudo isso na mesma tarifa
O mais surpreendente é que, mesmo com tantos diferenciais, o Seu Táxi cobra a mesma tarifa dos táxis de São Paulo. “Há clientes que me pagam em dobro, porque dizem que vale a pena. Mas o meu valor é o mesmo de todos”, acrescenta João.
E, caso o cliente precise de nota fiscal, ele imprime na hora. “Essa mini-impressora descreve tudo o que aconteceu. Desde a hora em que ele entrou no carro, quantos quilômetros foram percorridos, até o momento de sua chegada ao local desejado”, conta o taxista.
João Batista garante que para vender um serviço quando se tem mais de 32 mil concorrentes fazendo o mesmo é preciso muita criatividade, disposição e ser apaixonado pelo que faz. “Você precisa buscar a diferenciação desde o nome. O Seu Táxi é ‘seu’ táxi mesmo. Você entra aqui e sente que ele é seu. Bebe de graça, usa internet, ouve uma boa música, enfim, você faz tudo o que quiser, é só pedir”, finaliza o taxista.
Você quer andar no Seu Táxi? Então, faça o cadastro no site: www.oseutaxi.com.br e agende sua corrida. Se você estiver com a VendaMais em mãos, seus pontos poderão ser trocados por uma muda de planta. Além de andar com conforto, você ainda contribuirá com o meio ambiente. Depois, mande um e-mail contando como foi a experiência: [email protected].
VM PLUS
Quer conferir como funciona o atendimento do Seu Táxi? Então acesse o site: www.vendamais.com.br e assista ao vídeo gravado pela nossa equipe.