Por Claudio Diogo
Temos, atualmente, a geração de profissionais mais bem preparada e motivada de toda história do nosso paĆs. Hoje, encontramos um mundo de profissionais com menos de 23Ā anos com curso superior completo, duas pós-graduaƧƵes, dois MBAs, fluentes em trĆŖs idiomas e com uma disposição de subir na carreira de dar inveja aos profissionais mais motivados que conheci em meus quase 40Ā anos dedicados Ć s vendas.
Em termos curriculares, eles estĆ£o muito acima da mĆ©dia europeia e americana, em queĀ aos vinte e poucos anos os jovens ainda estĆ£o terminando a faculdade.Ā No quesito motivação, extrapolam em muito o normal.Ā
Dia destes, entrevistando um trainee para nossa equipe de consultores, perguntei onde ele queria estar daqui a trĆŖs anos, e ele me respondeu:
– AĆ na sua cadeira, como CEO desta consultoria.
Isso poderia soar como uma notĆcia superpositiva nos dias de hoje, pois precisamos deste contingente para mudar o paĆs. Mas ao contrĆ”rio, fiqueiĀ muito preocupado com a colocação do ambicioso rapaz. Acredito queĀ se dependermos de jovens como ele, teremos nos próximos trĆŖs anos mais presidentes do que empresas! Seremos o “paĆs dos presidentes”.
Tenho contato frequente com executivos de vƔrias partes do Brasil e a queixa Ʃ generalizada:
- Só me aparece presidente de empresa!
- Mucha ropa y poco fuego! – me diz um executivo de montadora, mostrando-se visivelmente preocupado com o excesso de imagem e a falta de conteĆŗdo desses jovensĀ profissionais.
O acesso fÔcil às instituições de ensino superior, com vestibulares que muitas vezes só medem se o candidato não possui alguma patologia grave ou se é um analfabeto completo, faz com que os jovens com diploma tenham a plena convicção que jÔ estão preparados para serem presidentes.
Somam-se aos produtores de presidentes os amorosos pais que, desde pequenos, os ensinam que sĆ£o prĆncipes e princesas. Quero alertar os pais que a monarquia foi extinta em 1889; seus filhos nĆ£o sĆ£o e nem serĆ£o nobres. E, alĆ©m disso, fiquemĀ atentos ao que dizem aos seus filhos, eles podem acreditar!
Quando fui paraninfo de uma turma de formandos de Administração de Empresas em uma faculdade em que dava aulas, ouvi de uma amorosa mãe:
– āMeu filho, vocĆŖ Ć© o melhor administrador de empresas que existe e logo serĆ” presidente de uma grande multinacional.”
Os pais e as faculdades insistem em dizer a estes jovens que eles merecem oportunidades e sucesso.
Merecem nada!
Meritocracia, expressĆ£o que vem do latim mĆ©rito, deixa claro que quando galgamos degraus em nossa vida, eles sĆ£o conquistados com base no merecimento e, entre os valores associados, estĆ£o experiĆŖncia, educação, moral e aptidĆ£o especĆfica para uma atividade. Ć quando vocĆŖ faz por merecer, nĆ£o merece por existir!
E tudo isso acaba formando uma geração frustrada de jovens profissionais ā afinal, eles esperam atingir a presidĆŖncia logo nos primeiros anos e, depois de passarem por meia dĆŗzia de empresas, declamam:
– āO mercado nĆ£o me compreende. A empresa nĆ£o me proporciona condiƧƵes de crescimento e quer me cobrar atividades menores; esse mundo nĆ£o Ć© para mim.”
E neste quesito estão certos. Este mundo real não é para eles.
O mundo real precisa de gente que construa sua carreira tijolo a tijolo, e o conceito bÔsico de construção é começar pela fundação. Conhecer a empresa nas atividades de base, atuar em diversas posições, mesclar-se e integrar-se à cultura organizacional, ralar e ralar um pouco mais.
Definindo sucesso
Quando me perguntam o que admiro nos jovens talentosos, respondo que tenho meu pentĆ”gono particular do sucesso – quem foi meu aluno conhece bem:
- Humildade.
- Autodisciplina na prƔtica.
- Generosidade sincera.
- Entusiasmo com foco.
- Paixão por ajudar pessoas.
Nos últimos trinta anos percebi que os profissionais que partiram para suas caminhadas com estes cinco quesitos na sua formação de base, chegaram ao limite mÔximo do sucesso: a felicidade.
Afinal, o sucesso Ć© ser feliz!
Por isso, peƧo aos queridos pais:
– Parem de formar presidentes. Formem gente feliz!
Um abraƧo!
Palestrante de vendas, formado em Administração com especializações em Marketing e Consumo.
Visite: www.tekoare.com.br
.