O sucesso que todos querem

Conheça os segredos dos profissionais de vendas para atingir o sucesso. Preencha o campo abaixo e receba agora mesmo a matéria em seu e-mail!

É fato que todo vendedor quer atingir o sucesso na carreira – seja ele ambulante, de loja de rede varejista, representante comercial, etc. Mas nem todos conseguem chegar ao ponto de poder dizer: “É, eu sou um profissional de sucesso”. E isso ocorre por vários motivos, como falta de preparação e desconhecimento de técnicas importantes para o processo de venda.

Mas será que aqueles vendedores que podem ser considerados profissionais de sucesso guardam alguns segredos? Será que existe uma fórmula mágica que garanta o sucesso em vendas? Não, não é tão simples assim. Ainda não existe um “passo a passo” que, se seguido à risca, vai levá-lo ao sucesso, mas existem alguns aspectos que podem dar aquele empurrãozinho extra – caso você os conheça, valorize-os e saiba como aplicá-los .

No livro Gestão de vendas – Os 21 segredos do sucesso, que foi eleito o segundo melhor livro do ano de 2007 pelos assinantes da VendaMais, José Luiz Tejon e Marcos Cobra apresentam alguns fatores que podem levar os profissionais de vendas ao sucesso na carreira: “Vender benefícios é o primeiro segredo do sucesso em vendas. Mas existem outros que a maioria dos vendedores de sucesso não revela, porém pratica com freqüência”. Segundo eles, trabalhar com afinco, gostar de vender, ter sempre bom humor, saber ouvir e perguntar também são segredos dos vendedores de sucesso, mas nem sempre são valorizados por serem considerados simples demais.

Sem esquecer que o sucesso em vendas não é como mágica, conheça alguns dos outros segredos apresentados pelos autores, analise-os e, a partir deles, aprimore-se para ser um profissional de sucesso.

Relacionamento – Sabe aquele cliente que comprou com você uma vez e que você percebeu que ele gostou de fazer negócio com você? Ou então aquele fornecedor que lhe deu um desconto bacana na última vez que negociou com ele? O que você fez com eles? Aproveitou a oportunidade daquele contato para começar a desenvolver um relacionamento e fidelizá-los? Se não o fez, deveria ter feito.

 

“Ao criar uma rede de relacionamentos com os seus canais, a empresa pode se prevenir quanto às ações da concorrência e, ao mesmo tempo, estabelecer um vetor diferenciador que proporcione ‘saúde’ ao seu negócio. Além disso, os canais funcionam como aspectos estratégicos, muito mais que táticos e tendem a manter a posição de liderança da empresa em todos os outros aspectos que possam gerar concorrência”, declaram os autores. Relacionamento é tudo! Suas chances de sucesso crescem quando você se preocupa com isso.

Segmentação – Agir de acordo com o território onde se atua é mais um segredo para o sucesso em vendas. A preocupação com as especificidades do mercado leva ao melhor atendimento, tornando a venda mais eficiente. Para os autores de Gestão de Vendas – Os 21 segredos do sucesso¸ entre outras estratégias de marketing com base na segmentação de mercado, podem-se construir as seguintes:

» Marketing de nichos – Nesse caso, o marketing desenvolve estratégias específicas para cada nicho e o vendedor se preocupa em realizar ofertas ao cliente que o façam sentir-se único.

» Marketing individual – Também conhecido como marketing personalizado ou marketing um a

 um, ele trabalha com o desenvolvimento de produtos e estratégias estritamente voltadas para um determinado cliente.

» Marketing local – Valoriza as características de cada local para desenvolver o trabalho. “O vendedor deve se organizar para fazer ofertas adequadas para esse tipo de cliente, respeitando as características regionais desses mercados”.

Valor – Atendimento diferenciado e pós-venda eficiente são apenas duas das possíveis maneiras de você agregar valor ao que vende – seja um produto ou um serviço. O fato é que, independentemente da maneira que você escolha, é preciso agregar valor, pois é possível que existam serviços e produtos tão bons quanto o seu, mas se você souber se diferenciar da concorrência agregando valor, o cliente vai sempre preferir comprar com você.

Agora que você já conhece alguns segredos que podem ajudá-lo a alcançar o sucesso em vendas, não fique parado! Vá atrás do seu desenvolvimento, procure treinamentos que possam dar mais uma força para que você consiga alcançar o sucesso e nunca esqueça de que a carreira de vendas não é feita apenas de segredos, mas de muito trabalho, esforço e amor pela área!

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