O Tempo

A cada dia mais me assusto com a falta de percepção da realidade atual de uma grande parte de desenvolvedores de websites As previsões sobre os rumos da internet, suas tecnologias, seus usos e aplicações me parecem ainda tão incertas como foram até agora. E a cada dia mais me assusto com a falta de percepção da realidade atual de uma grande parte de desenvolvedores de websites.

Ávidos por novidades e recursos que permitam mostrar e ampliar suas capacidades, ignoram a realidade de seu público.

O uso de animações pesadas e injustificadas está crescendo numa proporção muito maior do que o acesso do internauta a conexões mais rápidas. Isso gera um grande abismo entre o projeto do site e o resultado das visitas a ele feitas.

É incrível que até (ou principalmente) as agências de propaganda façam uso destes recursos sem perceber que o internauta padrão não possui conexões ADSl, Cabo ou outras modalidades de acesso rápido que permitam a visualização da página num tempo aceitável ou possível.

O tempo médio que o internauta brasileiro espera para abrir uma página não passa de alguns segundos. Vamos deixar claro: o internauta padrão.

O comunicador, o webmaster, o designer e alguns outros, vão ter mais paciência por possuírem uma relação diferente com o produto.

Quem trabalha com desenvolvimento de home-pages tem, pela própria natureza de seu trabalho, acesso a conexões mais rápidas e muitas vezes não percebe a ineficácia de seu trabalho numa linha discada normal. Pioram os casos onde o visitante não tem a opção de pular a animação ou desligar determinado recurso.

Tudo isso sem contar os micros que não possuem os plug-ins necessários para a visualização da maioria das animações. Fazer o download de um software e instalá-lo em seu micro, pode ser tão assustador ou revoltante para determinada pessoa que pode fazê-la esquecer completamente de uma nova tentativa posterior.

Nossas conexões estão melhores, os softwares também, mas ainda muito longe do suficiente. O tempo médio de espera por uma página diminui a cada ano.

As animações são um recurso poderoso para tornar um site atrativo e muitas vezes interativo, mas são para uma parcela ainda pequena da internet brasileira.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima