O Troféu Abacaxi em vandas vai para…

Adeus à lucratividade: o cliente não pede desconto, mas o vendedor dá!

Não dê desconto, ainda mais se o cliente não pedir!

Você já chorou para ganhar um descontinho? Isso é muito comum, mas na ótica que o leitor Everson Domingues comprou, ele nem precisou fazer drama. Acompanhe a história:

Desconto sem choro

Na segunda loja que fui fazer orçamento para trocar meus óculos, já ganhei o dia. Gostei de dois modelos e perguntei o preço deles. Não falei nada, pois estava fazendo uma conta mental de quanto ficaria a parcela somada às outras contas do cartão de crédito. A vendedora ficou aflita com o meu silêncio e propôs:

— Consigo 30% de desconto nesses óculos para você.

“Uau! Se eu ficar mais uns 10 segundos em silêncio, levo de graça!”, pensei. Então, perguntei sobre o outro que eu também tinha gostado. A moça correu para uma salinha, conversou com o gerente e voltou feliz dizendo:

— Essa é a última peça e não tem saída, então consigo 35% de desconto.

O.k., negócio fechado com a armação, faltava comprar as lentes. Ela me ofereceu uma ótima com antirreflexo, contou maravilhas sobre ela e mostrou outra lente comum pela metade do preço. Eu preferi a mais barata, pois só preciso usar os óculos em algumas ocasiões. Inconformada, a atendente ofereceu:

— Eu faço para você a melhor lente pela metade do preço, vai levar essa mesmo?

Como não sou bobo, aceitei. Nunca vi uma situação dessas. Em nenhum momento pedi desconto ou fiz drama, mas levei os óculos novos por um preço baixíssimo!

Você também conhece algum vendedor que merece um Troféu Abacaxi por suas trapalhadas? Conte para a gente pelo e-mail: [email protected]. Se a sua história for escolhida, você ganhará um livro da Editora Quantum.

Ah, se fossem vendedores…

“Isso é coisa de viado”
Pedro Bial, sem saber que estava no ar, sobre um bailarino brasileiro.

Comentários maldosos a respeito de clientes devem ficar só na sua cabeça, certo?

“Eu sou o decisor, eu decido o que fazer”

Ex-presidente George W. Bush.

Você também pensa assim? Então, esteja preparado para as consequências!

 “Minha vida deu um giro de 360 graus!”
Adriane Galisteu

Se a sua vida continua a mesma coisa, se as metas continuam não sendo batidas, significa que você tem uma vida parecida com a da Galisteu.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima