O Ășltimo minuto!

Descubra e pratique as atitudes fundamentais para fechar suas metas em 2009

Se vocĂȘ nĂŁo quer terminar o ano com uma coleção de metas e objetivos apenas no papel, saiba que 2009 ainda nĂŁo acabou, ainda dĂĄ tempo de melhorar seus resultados e, atĂ© mesmo, alcançar plenamente o que foi estabelecido. Para isso, vocĂȘ precisarĂĄ obviamente de foco, disciplina, motivação e persistĂȘncia. EntĂŁo, mĂŁos Ă  obra!

Se vocĂȘ jĂĄ atingiu suas metas, parabĂ©ns! Mas que tal ir alĂ©m delas, afinal, conquistar mais que o previsto nĂŁo faz mal a ninguĂ©m, nĂŁo Ă© mesmo? Pelo contrĂĄrio, costuma gerar muitos benefĂ­cios. Nesse caso, vocĂȘ tambĂ©m precisarĂĄ de foco, disciplina, motivação e persistĂȘncia. JĂĄ para os que estĂŁo apenas sonhando com a linha de chegada, o primeiro passo Ă© rever suas metas. ?Pare um instante e ?replaneje? seu objetivo. Revise seus planos dando um destaque para as atividades que ainda nĂŁo foram concretizadas, adicione um tempo para os imprevistos e veja se as metas ainda podem ser alcançadas. Tudo isso de forma realista, honesta e planejada?, aconselha Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade. Mesmo que vocĂȘ chegue a conclusĂŁo de que, por exemplo, nĂŁo serĂĄ mais possĂ­vel atingir suas metas de venda, proponha-se a chegar o mais perto possĂ­vel delas.

 

TambĂ©m Ă© fundamental que vocĂȘ defina prioridades, pois, como o tempo Ă© curto, talvez nĂŁo seja possĂ­vel concretizar todas as metas e objetivos, apenas os mais importantes. ?Analise o que realmente deve ser feito e o que tem maior relevĂąncia para a empresa em termos da estratĂ©gia definida para o ano. É melhor focar e executar as metas mais importantes que fazer um pouco de todas e nĂŁo finalizar nenhuma?, avisa Christian. Se for preciso, peça ajuda ao seu lĂ­der direto para saber qual deve ser sua prioridade nesse momento.

 

Outro especialista no assunto dĂĄ uma dica especial: as metas precisam ser importantes para vocĂȘ tambĂ©m! ?Tudo o que vocĂȘ faz na vida tem de valer a pena. Muitas vezes, o que a gente quer nĂŁo Ă© o que buscamos. É importante verificar o quanto de satisfação pessoal ou profissional o alcance das metas proporcionarĂĄ para vocĂȘ. Essa anĂĄlise irĂĄ ajudĂĄ-lo a atingir o resultado. AlĂ©m disso, analise os objetivos secundĂĄrios das metas?, avisa Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Coach, Master e Trainer Internacional em NeurolinguĂ­stica.

 

Vamos por partes ? Pensar nas metas como um todo pode ser, muitas vezes, um impedimento para alcançå-las, pois parece que as dificuldades e o esforço serĂŁo maiores do que realmente sĂŁo. EntĂŁo, a grande dica Ă© subdividi-la. ?Quando pensar em uma meta, tente triturĂĄ-la. Ela sempre pode ser subdividida, e Ă© isso que ajuda a aumentar a motivação. Vamos supor que vocĂȘ precise ler um livro de 300 pĂĄginas em 15 dias. NĂŁo visualize o nĂșmero total, pense que terĂĄ de ler 20 pĂĄginas por dia. Se fizer dessa forma, terĂĄ o estĂ­mulo momentĂąneo e a motivação propulsora para atingir a meta?, avisa Sulivan.

 

Depois de dividir o total do que deseja alcançar, concentre-se na execução diĂĄria das minimetas para atingir o grande objetivo. E vocĂȘ precisarĂĄ de disciplina para se esforçar ao mĂĄximo para cumprir com o que estabeleceu. Se tiver dificuldade ou sentir que estĂĄ quase fraquejando, responda as cinco perguntas fundamentais:

 

  1. 1.    Por que eu quero?
  2. 2.    Para que eu quero isso?
  3. 3.    O que vai me trazer de bom?
  4. 4.    O que eu vou ganhar?
  5. 5.    Por que é tão importante para mim?

 

TambĂ©m procure usar o fato de estar bem perto da data para alcançar o que deseja de forma positiva. Isso tende a variar de acordo com o perfil de cada pessoa, pois alguns costumam lidar melhor com a pressĂŁo do que outros. Mas faça o possĂ­vel para que isso seja mais um motivo para manter sua persistĂȘncia. ?Usar a pressĂŁo de forma positiva Ă© ligar a execução ao resultado desejado. Manter o benefĂ­cio em mente, ou seja, visualizar o que aquela tarefa trarĂĄ de bom tambĂ©m ajuda a manter o ritmo?, diz Christian.

 

Depois do turbilhĂŁo ? Assim que a data estipulada para a meta chegar, comemore se a tiver atingido. ?Isso marca o processo, recompensa seu esforço e valida as prĂłximas etapas. Se nĂŁo for realizada pela empresa, faça vocĂȘ com sua famĂ­lia, companheira(o) ou com vocĂȘ mesmo! Mas nĂŁo deixe passar em branco?, aconselha Christian.

 

Caso nĂŁo conquiste o que se propĂŽs a alcançar, procure voltar e analisar todo o processo para ver em que errou e evitar essas falhas no futuro. AliĂĄs, independentemente de ter alcançado ou nĂŁo suas metas, Ă© importante rever todo seu trabalho e se programar para o prĂłximo ano de forma que vocĂȘ evite fechar suas metas no Ășltimo minuto. ?Muitos gerentes ficam revoltados com vendedores que deixam isso para Ășltima hora. Alguns nĂŁo se importam, mas depende muito de quem estĂĄ no comando. Se o perfil de seu lĂ­der Ă© desse de Ășltima hora, nĂŁo impacta tanto. Mas, se ele Ă© do tipo que nĂŁo gosta das coisas atrasadas, fechar a meta em cima da hora pode ser muito prejudicial Ă  imagem do profissional. E, de qualquer forma, esse tipo de comportamento sempre passa por um estresse desnecessĂĄrio, pois certamente irĂĄ começar o mĂȘs/ano seguinte esgotado, o que poderĂĄ atrapalhar a produtividade do prĂłximo perĂ­odo?, finaliza Sulivan. E, se nĂŁo fechar as metas for comum, verifique por que isso estĂĄ acontecendo. Para isso, confira o texto 7 motivos pelos quais vocĂȘ nĂŁo fecha suas metas!:

 

7 motivos pelos quais vocĂȘ nĂŁo fecha suas metas!

Jeffrey Gitomer cita sete das possĂ­veis causas de vocĂȘ nĂŁo fechar suas metas todos os meses:

 

  1. 1.     VocĂȘ nĂŁo sabe o que sua cota realmente significa ? EntĂŁo, comece de trĂĄs para frente: quantos prospects vocĂȘ precisa para marcar uma visita? Quantas visitas para fazer uma venda?
  2. 2.     VocĂȘ nĂŁo estĂĄ sendo consistente em seu trabalho ? Por isso, use sua agenda para marcar prospecção, visitas e pĂłs-venda ? e analisar os resultados de cada ação.
  3. 3.     VocĂȘ trabalha sozinho e nĂŁo sabe como atingi-las ? Esse Ă© um defeito no treinamento de vendas. EntĂŁo, vĂĄ atrĂĄs de cursos, livros e revistas jĂĄ! O quanto antes.
  4. 4.     Sua maneira de trabalhar estå errada ? Por isso, comprometa-se a trabalhar por 30 dias de forma mais eficiente. Geralmente, isso é suficiente para mudar qualquer håbito.
  5. 5.     Seu chefe é ruim ? Então, redobre sua determinação para vencer, ser um sucesso.
  6. 6.     InformaçÔes importantes nĂŁo chegam atĂ© vocĂȘ ? EntĂŁo, arranje um laptop e comece a organizar as informaçÔes vocĂȘ mesmo.
  7. 7.     Salårio e/ou comissão baixos, plano de carreira inexistente ? Então, demita-se e vå ser vendedor em uma empresa decente.

 

Para saber mais:

Christian Barbosa ? www.triadedotempo.com.br

Sulivan França ? www.institutoidep.com.br

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