O verdadeiro treinamento

Como fazer um treinamento eficaz?

Acabo de receber um e-mail patético de uma “empresa de treinamento”, dizendo- me o porquê de muitos treinamentos não funcionarem e por que o dela é melhor.

Parece que eles pegaram uma dúzia de pessoas que não vendem nem treinam pessoas faz anos (se é que alguma vez o fizeram) e oferecem a visão deles por e-mail. Em outras palavras, não tentaram ou não tiveram a coragem de fazer um relacionamento sequer por telefone. Credo!

Enviar informação aleatória para pessoas quaisquer vai resultar em algum sucesso a curto prazo, mas a maioria delas deletará o e-mail sem pensar duas vezes. Segundo eles, treinamentos não funcionam porque:

 

  • São monótonos, baseados na experiência de uma ou duas pessoas.
     
  • São caros, exigindo pessoas e/ou dinheiro demais.
     
  • Não trabalham realmente a aprendizagem mista (usam sala de aula ou ensino on-line excessivamente).
     
  • Falta de suporte: o treinamento não é apoiado, controlado ou reforçado pela gestão.
     
  • A aprendizagem não está sendo amarrada com as métricas de resultados.

 

Hein? Essas informações não são apenas falsas, mas perigosas. Além disso, termos como “aprendizagem mista” e “métricas de resultados” sem explicação do que significam são vazios, assim como os resultados desse tipo de treinamento.

Realidade: acabei de dar um treinamento-maratona. Foram 23 horas em quatro dias, e consegui 100% das pessoas prestando atenção o tempo todo. Elas pagaram caro para participar, mas disseram que receberam cem vezes o valor investido (testemunhos capturados por meio de vídeos). E não tive de me preocupar com aprendizagem mista, mensurabilidade nem nada. Em vez disso, ofereci valor, mundo real e informação nova, que podia ser aplicada imediatamente. Era isso o que eles queriam.

A realidade é que treinamento hoje em dia exige muito mais do que retórica para ser eficaz. Não se trata de opinião oude chavões que ninguém entende e muito menos aplica, mas sobre a voz do cliente e conceitos compreensíveis, que possam ser convertidos em vendas. Emdinheiro.

Aqui estão elementos imprescindíveis a um treinamento:

 

  • Experiência top de linha, oriunda da vivência real do treinador – ou treinadores.
  • Um treinador que seja aceito por quem está sendo treinado.
  • Funcionários que queiram aprender e aplicar os conceitos.
  • Participantes que recebem ideias e conceitos que entendam.
  • Estratégias comprovadas – nada de apenas teorias ou blá-blá-blá.
  • Elementos do processo de venda individuais, que não obrigam o funcionário a seguir um sistema do tipo receita de bolo.
  • Informação do mundo real, atualizada e compatível com cada mercado.
  • Conceitos aplicáveis, que as pessoas se imaginem utilizando.
  • Um ambiente de aprendizagem que estimule os estudantes a ter sucesso.
  • Recursos que possam ser usados rapidamente e com êxito.
  • Auxílio on-line temporário para aprendizado além da sala de aula.
  • Exemplos de clientes para reforçar a lição e o crédito dos vendedores à ideia apresentada.
  • Possibilidade de mensurar o sucesso do treinamento por meio de duas medidas simples: aumento nas vendas e aumento na fidelidade do cliente – nada de ROI ou qualquer outra falsa métrica.
  • Antes, durante e depois do treinamento, uma liderança que treine e encoraje os vendedores todos os dias.

 

Isso é treinamento.

Isso é educação.

Isso é interatividade.

Isso é transferência de conceitos.

Isso é aplicação do mundo real.

 

Solução para um bom treinamento –Identifique as necessidades de sua equipe de vendas e crie respostas baseadas nas opiniões de seus clientes e nas razões deles para comprar. Então, encontre alguém ou algum pacote que possa lhe dar uma mensagem inspiradora, que encoraje seu grupo à única coisa que importa nessa economia: novas vendas.

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