Como fazer um treinamento eficaz?
Acabo de receber um e-mail patético de uma “empresa de treinamento”, dizendo- me o porquê de muitos treinamentos não funcionarem e por que o dela é melhor.
Parece que eles pegaram uma dúzia de pessoas que não vendem nem treinam pessoas faz anos (se é que alguma vez o fizeram) e oferecem a visão deles por e-mail. Em outras palavras, não tentaram ou não tiveram a coragem de fazer um relacionamento sequer por telefone. Credo!
Enviar informação aleatória para pessoas quaisquer vai resultar em algum sucesso a curto prazo, mas a maioria delas deletará o e-mail sem pensar duas vezes. Segundo eles, treinamentos não funcionam porque:
- São monótonos, baseados na experiência de uma ou duas pessoas.
- São caros, exigindo pessoas e/ou dinheiro demais.
- Não trabalham realmente a aprendizagem mista (usam sala de aula ou ensino on-line excessivamente).
- Falta de suporte: o treinamento não é apoiado, controlado ou reforçado pela gestão.
- A aprendizagem não está sendo amarrada com as métricas de resultados.
Hein? Essas informações não são apenas falsas, mas perigosas. Além disso, termos como “aprendizagem mista” e “métricas de resultados” sem explicação do que significam são vazios, assim como os resultados desse tipo de treinamento.
Realidade: acabei de dar um treinamento-maratona. Foram 23 horas em quatro dias, e consegui 100% das pessoas prestando atenção o tempo todo. Elas pagaram caro para participar, mas disseram que receberam cem vezes o valor investido (testemunhos capturados por meio de vídeos). E não tive de me preocupar com aprendizagem mista, mensurabilidade nem nada. Em vez disso, ofereci valor, mundo real e informação nova, que podia ser aplicada imediatamente. Era isso o que eles queriam.
A realidade é que treinamento hoje em dia exige muito mais do que retórica para ser eficaz. Não se trata de opinião oude chavões que ninguém entende e muito menos aplica, mas sobre a voz do cliente e conceitos compreensíveis, que possam ser convertidos em vendas. Emdinheiro.
Aqui estão elementos imprescindíveis a um treinamento:
- Experiência top de linha, oriunda da vivência real do treinador – ou treinadores.
- Um treinador que seja aceito por quem está sendo treinado.
- Funcionários que queiram aprender e aplicar os conceitos.
- Participantes que recebem ideias e conceitos que entendam.
- Estratégias comprovadas – nada de apenas teorias ou blá-blá-blá.
- Elementos do processo de venda individuais, que não obrigam o funcionário a seguir um sistema do tipo receita de bolo.
- Informação do mundo real, atualizada e compatível com cada mercado.
- Conceitos aplicáveis, que as pessoas se imaginem utilizando.
- Um ambiente de aprendizagem que estimule os estudantes a ter sucesso.
- Recursos que possam ser usados rapidamente e com êxito.
- Auxílio on-line temporário para aprendizado além da sala de aula.
- Exemplos de clientes para reforçar a lição e o crédito dos vendedores à ideia apresentada.
- Possibilidade de mensurar o sucesso do treinamento por meio de duas medidas simples: aumento nas vendas e aumento na fidelidade do cliente – nada de ROI ou qualquer outra falsa métrica.
- Antes, durante e depois do treinamento, uma liderança que treine e encoraje os vendedores todos os dias.
Isso é treinamento.
Isso é educação.
Isso é interatividade.
Isso é transferência de conceitos.
Isso é aplicação do mundo real.
Solução para um bom treinamento –Identifique as necessidades de sua equipe de vendas e crie respostas baseadas nas opiniões de seus clientes e nas razões deles para comprar. Então, encontre alguém ou algum pacote que possa lhe dar uma mensagem inspiradora, que encoraje seu grupo à única coisa que importa nessa economia: novas vendas.