VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

Objeções em Vendas – GV n. 188

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

As Famosas… Objeções!

 

Quem trabalha em vendas sabe que estamos rodeados de objeções por todos os lados – tanto vendendo como comprando. Os clientes sempre arranjam um motivo para não comprar, e o mais comum é o preço.

 

As objeções aparecem em quase todas as vendas, isso é verdade. E elas são um sinal muito poderoso de que houve falhas no processo da venda. Mas ainda há chances de reverter a situação.

 

Se a pessoa fala que seu produto ou serviço está caro, o que ela está tentando dizer é que não entendeu (ainda) por que deve pagar o que você está pedindo. O vendedor está falhando na apresentação de benefícios que justifiquem esse custo.

 

Se o cliente fala que não tem mais tempo para usar seu produto ou serviço, o que ele realmente quer dizer é que não entendeu por que deve colocá-lo como prioridade sendo que tem tantas outras coisas (importantes) para fazer.

 

Então, seguem algumas dicas para você treinar sua equipe para que essas objeções sejam respondidas rapidamente e com eficiência. Se essa etapa for bem-sucedida, seus vendedores terão um índice bem mais alto de fechamento de vendas (aquelas que fazem tanta falta no fim do mês).

 

  • Ao responder uma objeção, não use palavras que confrontem o cliente, por exemplo: “Não está caro!” ou “Não sei por que você quer vermelho se todo mundo usa azul”. O assunto tem de ser direcionado para a conversa, e não para o debate. Prefira frases como: “Vamos conversar sobre o preço” ou “Entendo que você prefere o vermelho, mas por que não experimenta o azul que temos em estoque, pode ser que se surpreenda com o resultado”. O cliente ficará muito mais aberto a ouvir se o vendedor primeiro respeitar sua opinião e, em seguida, tentar superar a objeção.

 

  • Se as coisas estavam fluindo muito bem no primeiro contato com o cliente, mas no segundo ele parecia uma pessoa totalmente diferente, simplesmente pergunte: “Sr. Paulo, na última vez que nos falamos, você pareceu ter adorado a idéia. O que aconteceu de lá para cá?”. Dessa forma, você está convidando o cliente a contar quais são os reais motivos que estão impedindo a compra.

 

  • Quando ouvir uma objeção ao preço, não tenha medo de perguntar: “Você não disponibiliza do valor para o investimento agora ou não está vendo valor na compra que justifique esse investimento?”. Às vezes, a objeção ao preço acontece por que o cliente realmente não pode pagar, mesmo que já tenha entendido todos os benefícios e concorde com eles. Em outros momentos, ele não conseguiu perceber o valor que receberá pelo investimento feito. O vendedor precisa diferenciar essas duas situações, pois cada uma requer um tipo de tratamento.

 


  • Os compradores geralmente não procuram o fornecedor com o preço mais baixo, e sim o que apresenta menor risco. Determine com seus vendedores de que forma podem se posicionar como o fornecedor de menor risco. Isso evitará boa parte das objeções.

 

  • Quando seus vendedores ouvirem uma objeção e quiserem mais detalhes sobre ela, peça para comentarem algo como: “Não tenho certeza se entendi direito. Por que você acha que não teria tempo para fazer nosso curso?”. Dessa maneira, os clientes abrem com mais detalhes os motivos que prendem a compra e os vendedores podem ir tratando um a um.

 

  • Essa técnica também funciona muito bem quando o cliente faz uma objeção que é “incontornável”. Em vez de tentar resolvê-la, procure quebrá-la em pequenas partes e ir resolvendo uma de cada vez até que a grande não exista mais.

 

  • Após superar uma objeção, siga imediatamente para o fechamento da venda. Não espere tempo demais nem facilite para eles atrasarem – eles poderão (e provavelmente virão) – com mais objeções.

 

  • Há um mito que diz: “A venda só começa quando uma objeção é superada”. Essa é a maior mentira que alguém pode contar. Se o processo da venda foi feito corretamente desde o início, seguindo os sete passos, provavelmente não ocorrerão objeções.

 

  • É mais fácil lidar com objeções no início da venda que no fim dela. Portanto, uma técnica utilizada é tentar antecipá-las, caso existam. O vendedor pode, ao longo da venda, verificar: “Quais são seus pensamentos até o momento?” ou ainda “Você tem alguma dúvida até agora?”

 

  • Se há uma objeção comum ao seu produto ou serviço, que praticamente todos os clientes que são contatados fazem, comece a mencionar antes deles. O próprio vendedor pode fazer a objeção e, em seguida, respondê-la, por exemplo: “Você pode estar se perguntando se…”.

 

  • Simplifique o pensamento para o cliente, em vez de deixá-lo com um turbilhão de informações. Use a fórmula: será (a objeção) mais importante que (o maior benefício do seu produto/serviço)? Por exemplo: uma escola de inglês poderia usar algo como: “Sr. Paulo, será que o valor da mensalidade é mais importante que você aprender inglês rapidamente e de uma vez por todas?”

 

  • Nunca diga para o cliente que ele está errado – mesmo que esteja. Em vez disso, prefira assumir a culpa dizendo algo como: “Me desculpe Sr. Paulo, eu não me expressei corretamente. O que quero dizer é…”.

 

  • Ajude o cliente indeciso a tomar uma decisão. Pergunte o que acontecerá se ele decidir não comprar. Ajude-o a imaginar um cenário pior se ele não comprar que se comprar. Questione o cliente sobre o que acontecerá se ele não fizer determinado curso. Provavelmente, verá a necessidade de fazer outro daqui alguns meses, ou seja, mostre que é melhor ele não atrasar os resultados que terá. Explique o que acontecerá se ele não comprar o seu terno. Diga que não terá uma roupa adequada para o evento dele e terá de sair à procura de algo na última hora. E, provavelmente, não encontrará nada com a sua qualidade e, por estar com pressa, acabará gastando mais.Mostre que comprando agora, ele resolve esse problema e investe seu tempo em outros afazeres, diga que é uma coisa a menos na sua lista. E quem não quer uma coisa a menos na lista?

 

  • Crie um senso de urgência mostrando o que seus clientes estão perdendo todos os dias sem comprar seu produto/serviço: “Sr. Paulo, concordamos que você economizaria cem reais ao dia usando nosso sistema. Quanto antes o sr. adquiri-lo, mais rapidamente vai se beneficiar dessa economia”. Lembre-se de ser específico. Não diga apenas que o cliente economizará tempo e dinheiro, e sim o quanto exatamente ele vai poupar de tempo e dinheiro.

 


Veja que superar objeções não é um bicho de sete cabeças e, o melhor, as técnicas podem ser melhoradas todos os dias. Treine sua equipe para não se assustar com elas, agir corretamente e superá-las o mais rápido possível, seguindo com a venda para o fechamento.

 

O mais importante: elabore com sua equipe uma total blindagem a essas objeções. Escrevam, discutam e listem as mais e também as menos importantes. Crie um antídoto para cada uma delas e você verá que as metas serão alcançadas muito mais facilmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Quando demitir

Quando uma empresa deveria demitir um vendedor?

Quando demitir um vendedor? Demitir um vendedor nunca deveria ser ...
Leia Mais →
Negociando com IAs: o que as IAs revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs: o que elas revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs Até a IA já cansou do negociador ...
Leia Mais →
Como destravar resistências de clientes e prospects?

Como destravar resistências de clientes e prospects?

Como destravar resistências de clientes e prospects? A mudança acontece ...
Leia Mais →