On-line

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

A aquisição da revista VendaMais dá direito ao acesso do conteúdo exclusivo do site VendaMais. Se você é assinante, basta digitar seu e-mail e senha. Caso tenha adquirido a revista nas bancas, digite a palavra-chave VIVENCIAR, válida apenas para o mês de dezembro.

 

“O cliente pode demitir todos os funcionários de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em alguma outra companhia.”

Sam Walton

 

10 lições que você pode aprender com as grandes marcas

A PSFK, empresa norte-americana de pesquisa de tendências e inovação, lançou recentemente um estudo chamado Good Brands Report of 2009, que elegeu as melhores marcas deste ano. A grande sacada da pesquisa é que ela não exibiu as marcas mais conhecidas, e sim aquelas que são exemplos em inovação, consciência ambiental e políticas sociais. Vale a pena conferir a grande lição que levou cada uma das dez empresas a ser eleita:

 

  1. 1.     Google – Experimente rapidamente, aceite o erro. O Google cria um ambiente propenso à inovação e leva seus usuários a testarem os novos serviços.
  2. 2.     Apple – Faça com que todo o aspecto da marca seja tão bom quanto o produto.
  3. 3.     Zipcar – Pare de vender produtos e comece a vender serviços.
  4. 4.     Good Magazine – Estabeleça a pauta e deixe os consumidores espalharem a conversa.
  5. 5.     Amazon – Identifique partes do seu negócio que podem ser oferecidas como serviços adicionais.
  6. 6.     Facebook – Crie o playground e deixe os consumidores definirem sua oferta. Escute-os e expanda seus serviços de acordo com essas solicitações.
  7. 7.     Virgin – Pense grande, pense pequeno. Maravilhe os consumidores com sua audácia e agrade-os dando atenção aos detalhes e serviços.
  8. 8.     Twitter – Mantenha-se flexível. Deixe que seu público dite como seus serviços e produtos serão utilizados.
  9. 9.     Ikea – Tenha uma visão mais ampla da experiência de compra, tornando cada passo mais simples e agradável.

10.  Skype – Obtenha escala com um produto grátis e ganhe dinheiro com seus serviços premium.

 

O poder do on-line

 

Sugestões de amigos e opiniões de consumidores expressas on-line são as formas mais confiáveis de propaganda global – é o que concluiu uma pesquisa realizada pela Nielsen Online, com 25 mil consumidores da internet, em 50 países. O estudo mostrou que nove em cada dez clientes da internet no mundo (90%) confiam nas sugestões de pessoas conhecidas, enquanto sete em cada dez (70%) confiam nas opiniões de consumidores expressas on-line e nos sites das marcas que visitam. No Brasil, cerca de 93% acreditam na opinião de conhecidos, 79% confiam nos sites das marcas e 60% nas sugestões de usuários da web.

 

Cortes para enfrentar a crise

 

Um estudo realizado em 22 países pela Ibope Inteligência e Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) procurou quantificar o impacto da crise financeira no mundo. Ele concluiu, por exemplo, que uma parcela significativa dos 21.088 entrevistados efetuou cortes de gastos, especialmente em produtos como vestuário, calçados, lazer e eletrodomésticos. No Brasil, 80% dos entrevistados admitiram ter efetuado algum corte.

 

Confira o porcentual da população que afirmou ter feito cortes em cada uma das 11 áreas estudadas, em dois momentos: em março (barra verde) e em julho (barra azul) de 2009.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima