Textos e dicas rápidas para você vender mais
"Pouco conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas. Muito conhecimento, que se tornem humildes.”
Leonardo Da Vinci
100% de um campeão de vendas
- 10% Aprende novas técnicas todos os dias criando uma bagagem inesgotável de sabedoria;
- 20% Planeja o dia com foco nas prioridades e não desperdiça o tempo com atividades desnecessárias;
- 30% Harmoniza e higieniza a sua atitude mental antes de ligar e visitar os seus clientes;
- 40% Usa do seu carisma para deixar as pessoas à vontade e com desejo de negociar com ele;
- 50% Trabalha em equipe e divide os seus conhecimentos com colegas, clientes e chefias;
- 60% Não fica perto de pessoas negativas e evita a desmotivação;
- 70% Negocia pensando nas necessidades dos clientes, para depois oferecer soluções;
- 80% Compartilha o seu dia de trabalho com a família e renova as energias para o dia seguinte;
- 90% Ama loucamente a sua profissão e tem prazer de se relacionar com pessoas;
- 100% Tem disciplina, é comprometido, trabalha com metas audaciosas, gosta de ser remunerado por comissão, está presente em todas as redes sociais, promete e cumpre, agilidade nas respostas, faz pós-venda, respeita as fases da venda, transforma rejeições em oportunidades de negócio, é automotivado, é entusiasta, preenche relatórios e monitora os indicadores de performance, etc.
André Silva é palestrante de Motivação e Vendas.
E-mail: [email protected] e site:
www.palestranteandresilva.com.br
7 Dicas fundamentais de fechamento
1. Vá com calma – Na maioria das vezes, o cliente imagina que você é o bandido e ele, o mocinho. E fará de tudo para sentir que “venceu a batalha” da venda. Esteja preparado para elogiar as precauções do cliente, mostrar outros lados da questão e, aos poucos, neutralizar essas posturas.
2. Acredite que a sua solução é a melhor para o cliente – Se você não se convencer da qualidade de seu serviço ou produto e quanto ele será útil naquela situação em particular, não conseguirá convencer ninguém mais.
3. Use o futuro – Pergunte a seus clientes o que eles farão assim que o serviço estiver implementado, o produto for instalado/entregue. Como eles aproveitarão todos os benefícios?
4. Fale como se o cliente já tivesse fechado o negócio – “Usando o tênis, a senhora poderá correr à vontade, sem se preocupar com o impacto no joelho…”
5. Abuse das estatísticas – Aumento da vida útil do equipamento em 60%, redução do tempo gasto em 30%, economia de 20 reais cada vez que usar o serviço, e outras.
6. Faça seu cliente imaginar – Uma quadra de amarelinha onde o “céu” é o objetivo final, como ele vai ficar após fechar o negócio. As outras casas são cada passo que precisa ser dado para alcançar tal meta. Vá descrevendo o processo de trás para frente e cada passo adicione informações e benefícios.
7. Muitas pessoas temem cometer um erro – Então, reforce suas garantias, os testemunhais de clientes satisfeitos, assegure-os de que você pessoalmente irá acompanhar o processo/não irá abandoná-lo nas mãos de outra pessoa dentro da sua empresa.
Trate bem quem reclama
O sábio grego Sócrates disse certa vez: “Fala, para que eu possa te ver”. Já foi dito várias vezes, mas nunca é demais relembrar: pessoas que se dão ao trabalho de reclamar são uma fonte incrível de informações para a sua empresa.
De novo: embora exista uma minoria de mal-intencionados, isso não é desculpa para maltratar a imensa maioria de pessoas honestas que confiaram em você, na sua empresa, nos seus produtos e serviços para resolver um problema. E lhe deram dinheiro para isso.
Faça um cálculo rápido e imagine quanto você estaria faturando a mais se não perdesse clientes todo ano. O número geralmente é absurdamente alto. Ponha-o bem grande na parede do seu escritório, para que ninguém dentro da empresa se esqueça do valor que tem um cliente, principalmente os que reclamam.
O que você precisa saber
Se um problema não estiver incomodando o suficiente, pode não ser uma coisa séria o bastante para o cliente se preocupar… e agir. Por isso, tenha em mente o que você precisa saber na hora de fazer o levantamento de necessidades:
- O cliente sabe como resolveria seu problema, se pudesse?Consiga essa “visão”, mesmo que seja só para descobrir se o cliente realmente “vê” alguma coisa.
- Quem são as pessoas que vão “patrocinar” essa decisão? Sem esse apoio não haverá mudanças, porque o problema ainda não recebeu o nível apropriado de reconhecimento.
- O que acontecerá se o cliente não resolver este problema? Procure tanto por consequências quantitativas como qualitativas. Como o cliente vai se beneficiar ao resolver o problema? Esses benefícios também devem ser quantitativos, bem como qualitativos.
4 maneiras de lidar com objeções
- Se um prospect disser que a economia provocada pelo seu produto/serviço não é suficiente para justificar a troca, pergunte-lhe: “Esse dinheiro que você vai economizar entrará diretamente no seu bolso. Quanto você teria de faturar a mais para tirar de lucro, limpo, esse mesmo valor? Economizar é bem mais fácil”.
- Em vez de perguntar diretamente: “Por quê?”, que pode parecer agressivo, pergunte: “É mesmo? E o que o levou a tomar essa decisão?”.
- Para respostas do tipo: “Mande-me algum material informativo”, responda: “Farei isso com o maior prazer. Se você gostar, o que vai fazer depois?”.Outra opção é: “Depois de ler o material, você estará pronto para tomar uma decisão?”.
- Se você tiver de fazer alguma concessão, negocie duramente antes de ceder (mesmo que saiba de antemão que vai ceder de qualquer maneira). Se você amolecer rápido demais, vai desvalorizar o desconto, fazendo com que o cliente continue exigindo mais concessões. Faça o cliente trabalhar para conseguir as concessões – ele vai achar que é um ótimo negociador, e você vai fechar a venda.
O que se pode ganhar com o planejamento?
- Erra muito menos;
- Diminui seus custos;
- Prevê problemas futures;
- É mais eficiente no quefaz;
- Cria uma visão de futuro a ser construído;
- Avalia informações valiosas;
- Age sempre proativamente;
- Fica mais protegido dos revezes da conjuntura.
Sonhos não são feitos de querer, da vontade ou da paixão. Apesar de serem fundamentais, tais aspirações e sentimentos (emoção), desacompanhados do planejamento (razão) podem transformar um sonho em pesadelo.
Extraído e adaptado do livro Atitudes e Resultado – 18 Estratégias para fazer seu sonho acontecer, de Prof. Heinz.