Quatro componentes são úteis para produzir progresso consistente. Pense na aplicabilidade deles aos seus esforços de atendimento ao cliente.
Quatro componentes são úteis para produzir progresso consistente. Pense na aplicabilidade dele aos seus esforços de atendimento ao cliente.
Rituais
São nossas atividades de rotina, que nos fazem avançar em direção aos objetivos e valores desejados. Ações diárias como aparência pessoal e do local de trabalho, hábito de agradecer e elogiar os clientes, cumprimentos pessoais e imediatos e um comprometimento geral com os comportamentos regulares necessários para conquistar a fidelidade do cliente são exemplos de rituais.
Restrições
São os limites que você decide que não ultrapassará. Por exemplo, você se compromete a não se associar a uma organização que utiliza práticas antiéticas ou suspeitas ou a não usar da ética para se beneficiar do cliente a curto prazo.
Regulamentos
São as orientações para valorizar o cliente, o comprometimento em criar relacionamentos duradouros com eles e ser justo e honesto em todas as negociações. Estes regulamentos precisam ser coerentes com o tema e com o compromisso de excelência para os funcionários, clientes e outros stakeholders.
Relacionamentos
O resultado dos três primeiros R´s afeta o quarto. Tornamo-nos mais dedicados aos outros à medida que crescemos e obtemos sucesso. Reconhecemos que pouco pode ser alcançado sem a cooperação e ajuda dos outros. Reconhecemos o valor dos relacionamentos em nosso sucesso pessoal e organizacional. A longo prazo, nada do que foi alcançado pode compensar relacionamentos destruídos.
(Fonte: 50 Poderosas Ideias para Manter Seus Clientes, Paul R. Timm, editora Alta Books)