Os 4P´s do ser humano

Qual é a relação existente entre os 4 “P”s do marketing (produto, preço, praça, promoção) e o ser humano? Fiquei pensando sobre o assunto e cheguei a uma conclusão que tem tudo a ver. Qual é a relação existente entre os 4 “P”s do marketing (produto, preço, praça, promoção) e o ser humano? Fiquei pensando sobre o assunto e cheguei a uma conclusão que tem tudo a ver.

No mundo competitivo atual, infelizmente cada um de nós é visto como um produto: se quisermos ser bem sucedidos (“comprados”), precisamos nos preocupar com a aplicação dos Ps na nossa vida. Explico: como qualquer produto, temos um preço: o salário que nos é pago pode ou não estar adequado a quanto realmente “valemos”. E para descobrirmos quanto valemos, entra aqui os conceitos de qualidade do produto: qualidade é aquilo que o cliente percebe. As nossas ações, comportamento, profissionalismo, conhecimento, etc.. definem essa qualidade. Mas não basta termos qualidade: precisamos nos promover da maneira correta para que fiquemos conhecidos no mercado, sejamos vistos e “desejados”. Não adianta ser ótimo e ninguém te conhecer… Também devemos escolher cuidadosamente os canais de distribuição corretos para essa promoção (praça) pois de nada adiantará nos promovermos nos lugares (e/ou para as pessoas) erradas.

No livro Marketing no Século XXI, Kotler cita um quinto “P” relacionados as pessoas. As pessoas fazem diferença pois suas atitudes são diferencial do ponto de vista do cliente. As empresas são formadas por ativos humanos. Uma pessoa bem-humorada tem mais chances, por exemplo, em uma entrevista de emprego do que uma mal-humorada, depressiva, pessimista, etc, mesmo que somente naquele momento. Por isso, desenvolvamos o nosso lado humano e espiritual. Busquemos o aperfeiçoamento através do conhecimento do Eu e de luta constante com as nossas imperfeições.

Resumindo:

  1. Somos produtos, por isso precisamos cuidar da qualidade (atitudes e qualificações)
  2. Temos um preço que é determinado pelo mercado de acordo com sua percepção
  3. Precisamos nos promover, dizer que existimos…
  4. …nos locais apropriados e para pessoas certas e…
  5. Conhece a ti mesmo e trabalhe nas imperfeições.

Acredito que tomando conhecimento dos pontos acima, você terá um maior aproveitamento das oportunidades que certamente aparecerão.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima