Os caminhos para o sucesso em vendas!

Textos e dicas rápidas para você vender mais

  1. O vendedor só terá uma carreira de sucesso se for um profundo conhecedor dos produtos que vende. Parece óbvio, mas a área de vendas está infestada de gente que diante de uma pergunta mais técnica por parte do cliente se enrola na resposta e normalmente perde a venda.
  2. Ser um eterno aprendiz. Reconhecer que ninguém sabe de tudo o tempo todo é o primeiro passo para se livrar da arrogância e se transformar em um profissional melhor. Isso vale para toda forma de conhecimento.
  3. Quando fracassar em um projeto, em uma venda ou não cumprir as metas, não culpar ninguém e nem as outras áreas da empresa pelo seu fracasso. O profissional de sucesso sabe que ninguém é infalível e parte pra cima da vida e supera o fracasso com um novo triunfo. Não existe mais espaço nas empresas para vendedor reclamão!
  4. Assumir erros e responsabilidades.
  5. Tratar a todos com cortesia, atenção e deferência. Essa é a chave que pode abrir as portas mais emperradas da trajetória de qualquer profissional. É um trunfo que o vendedor de sucesso utiliza ainda que estrategicamente. Mas não se iluda porque se não for verdadeiro a máscara acaba por cair. O vendedor de sucesso precisa ser também, um profundo conhecedor da alma humana.
  6. Entender que prospecção e visita (bem feita e bem planejada!) está para o vendedor como o chute a gol está para o atacante de um time de futebol. Quem tem maior probabilidade de marcar gols? Quem tem maior probabilidade de abrir novos clientes ou promover mais vendas?
  7. Velha conhecida dos vendedores: 90% transpiração e 10% inspiração, sem deixar de levar em conta que na transpiração, também deve existir prazer!
  8. T.B.C – Tirar a Bunda da Cadeira, porque, via de regra, no escritório só encontramos problemas e são eles que nos transformam em reclamões, gordos, estressados e sem foco.

Nelson Gonçalves é palestrante de vendas, atendimento ao cliente e motivação. Acesse: www.nelsongoncalves.com.br

"Quem controla uma conversa não é quem fala e sim quem escuta”.
Lair Ribeiro

9 conselhos para você vender mais

  1. Seja surdo para quem duvidar do seu potencial, geralmente, essas pessoas não conseguem brilhar e estão na zona de conforto, é difícil para elas verem os colegas atingindo as metas;
  2. Aprenda algo novo todos os dias, em três anos, você será um grande especialista em vendas;
  3. Não olhe o cliente como número. Procure entender as suas necessidades para ofertar uma proposta personalizada, a venda será a consequência de um SUPERATENDIMENTO; 
  4. Aproveite a primeira semana para superar as suas metas, dessa forma, você vai trabalhar com mais tranquilidade e menos pressão mental;
  5. Planeje todas as reuniões com detalhes, isso vai proporcionar mais segurança para você na presença do cliente;
  6. Esteja o máximo de tempo possível na presença do cliente, essa ATITUDE vai fazer a diferença nos seus resultados no final do mês;
  7. Entre em contato com clientes INATIVOS e tente recuperá-los, talvez eles estejam esperando o seu contato;
  8. Poste nas redes sociais dicas do seu produto/serviço, mostre para o cliente que você é um especialista e não um MERCENÁRIO de vendas;
  9. Prepare um e-mail breve e otimista para enviar para as propostas pendentes de seus clientes, inove e faça de forma diferente da concorrência.

André Silva é palestrante de Motivação e Vendas.

E-mail: [email protected] e site: www.palestranteandresilva.com.br

Método Oba!

Em seu livro Oba! A revolução para você vencer no mundo dos negócios (Editora Gente), Roberto Shinyashiki, oferece um excelente roteiro para que você possa explorar cenários, levantar necessidades e planejar ações em vendas. Acompanhe.

Passo 1. Defina – Defina qual é o problema que você e seu novo negócio vão resolver.

Passo 2. Responda:

  1. Meu cliente potencial tem algum tipo de dor, urgência ou paixão irracional decorrentes de seu problema?
  2. Meu cliente potencial está procurando ativamente soluções para seu problema e gastando dinheiro com isso?
  3. Existe espaço para um novo produto nesse mercado?
  4. O número de clientes potenciais é alto o suficiente?
  5. Tenho uma “solução ouro” para esse problema?

Saber perceber

Quanto maior for a sua capacidade de perceber o que está acontecendo com a outra pessoa, maior será a sua capacidade em fazer uma leitura prévia do estado emocional e racional da outra pessoa. Saber perceber é entrar em sintonia com o outro para melhor entendê-lo. Quando se consegue essa sintonia, o resultado é harmonia maior entre as partes envolvidas e, por consequência, envolve observar não só o que a outra pessoa fala, mas como fala.  É importante analisar e considerar a entonação da voz e toda a linguagem não verbal – gestos e postura – que trazem mais autenticidade que a linguagem verbal. Assim, a linguagem não verbal dá pistas muito ricas e verdadeiras sobre o que a outra pessoa está querendo dizer.

Prof. Heinz é palestrante e autor do livro 18 Estratégias para fazer seu sonho acontecer. Acesse: www.heinz.adm.br

5 maneiras de fazer um pós-venda eficiente

  1. Peça indicações – O pós-venda é a pré-venda de uma próxima venda. Para que seja feito de maneira eficiente e atinja bons resultados, é necessário pedir indicações ao finalizar uma venda. No decorrer do atendimento, mostre ao cliente que você está disponível para atender a sua necessidade. Ao final do atendimento, peça, com humildade, para que ele o indique a outros possíveis clientes.
  2. Crie um banco de dados – Com o Banco de Dados, é possível interagir com o cliente e saber as suas necessidades com frequência. Com esta ferramenta, é possível visualizar uma Curva ABC, ou seja, saber identificar os clientes que mais compram e aqueles que menos compram para que, assim, o pós-venda seja feito da maneira como o cliente necessita. O Banco de Dados pode ser feito pela empresa e pelo vendedor, mas é importante que os dados estejam sempre atualizados, pois embora o cliente não espere, ao contatá-lo pode ser uma forma também de encantá-lo.
  3. Ligue para o seu cliente – Os clientes gostam de ser “mimados”. Tenha o hábito de ligar, enviar e-mail ou SMS para ter o feedback sobre a compra ou o serviço prestado. Ter a humildade de mostrar que você necessita do cliente e quer atendê-lo como ele merece também é uma forma de vê-lo muito satisfeito.
  4. Parabenize o seu cliente no dia do aniversário – Entendeu a importância do Banco de Dados? Se não fosse ele, você não saberia a data de aniversário do seu cliente. Neste dia especial, contate o seu cliente e parabenize-o em forma de ligação, mensagem, cartão ou até mesmo um brinde que possa agradá-lo. Mostre que você se importa com ele.
  5. PEÇA O E.E.T – E.E.T é o cartão de visita onde consta: Empresa, e-mail e telefone – as principais informações para montar um Banco de Dados eficiente e que possibilite um pós-venda com bons retornos, novos negócios e novas vendas. Portanto, ao finalizar um atendimento, peça o cartão de visita do cliente e, também, disponibilize o seu.

André Ortiz é palestrante de liderança, motivação, vendas e oratória.
Acesse: www.oficinadosucesso.com.br

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