Os mortos e os vivos no planeta dos negócios – A nova classificação é polêmica, mas é real

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Hoje, há dois tipos de pessoas no planeta dos negócios. Hoje, há dois tipos de pessoas no planeta dos negócios. Antigamente elas eram classificadas em eficazes ou ineficazes, competentes ou incompetentes, criativas ou convencionais, proativas ou reativas, assertivas ou inseguras, triunfadoras ou perdedoras. Mas pelo tamanho dos desafios da era do caos quero dar uma classificação polêmica: vivas ou mortas.

As pessoas mortas se assustam com tudo que é novidade e com o tamanho das dificuldades. Elas dizem: ?Epa! Como tem poluição no mundo!?. Já as pessoas vivas dirão: ?Oba! É a minha chance de vender máscaras de gás de oxigênio?. As mortas gritarão: ?Epa! Como tem AIDS no planeta!?. As excelentes comemorarão: ?Oba! Que oportunidade eu tenho de divulgar um novo método de reeducação sexual ou de vender preservativos por dúzias!?. As mortas mostrarão seu temor clamando: ?A criminalidade está por toda parte e só os ricos conseguem morar em condomínios caros, terem carros blindados e se protegerem!?. Já as vivas dirão: ?Há uma demanda insatisfeita na concorrência, é minha chance de fabricar ou vender produtos de segurança para pessoas de pequena renda?.

Vivo ou morto? ? Hoje, não importa mais se você é competente ou incompetente. O que importa hoje é se você está vivo ou morto. Se está vivo você avança. Se está morto, você recua, estaciona e espera a foice do obsoletismo. Um vendedor morto dirá: ?Como está difícil prospeccionar clientes?. Já os vendedores vivos dirão: ?Os clientes estão mudando, então, preciso mudar também minhas fórmulas de prospecção?. Se o vendedor é criativo ou convencional não importa mais. O que importa é se ele está vivo com sua mente viva para aprender, desaprender e reaprender com esse universo mais vivo, ainda governado pelo poder do cliente.

Gerentes ? Um gerente morto pensará: ?Esta minha equipe desmotivada é uma ?canalhada de bolas-murchas??. Já um gerente vivo falará: ?Esta é minha oportunidade de experimentar uma nova campanha de marketing de incentivos para disparar a vontade de agir em minha turma?. Discutir se o gerente deve ser líder ou chefe não tem mais sentido. Se ele está vivo irá repensar os novos caminhos para ressuscitar as energias trancadas da motivação e fornecer novos métodos de seduzir clientes.

Vendedores ? Os vendedores externos mortos reclamam de tudo quando chegam numa cidade desconhecida, já os vivos pensam: ?Oba! Se ninguém me conhece aqui eu sou a novidade, a curiosidade e a chance de transformar indicações em clientes e clientes em adeptos?. Avaliar esse vendedor como inteligente ou burro emocional já era. Hoje, a questão é: ele é vivo para superar obstáculos ou o seu ânimo morre diante dos problemas?

Empresários ? Alguns empresários mortos do ramo varejista lamentam: ?O Brasil está parado, há mais de duas horas que nenhum cliente entrou em minha loja!? Os empreendedores internos vivos pensam: ?Que chance eu tenho de transformar meus vendedores lojistas internos em vendedores externos, de reinventar uma nova promoção para atrair clientes, de usar o telemarketing para oferecer novos benefícios, de criar um cartão de desconto por compra, de dizer que os próximos cem clientes que nos visitarem ganharão um brinde mistério?.

Enfim, a única coisa que importa daqui para frente é se você estará vivo ou morto. Pense nas empresas excelentes que saíram nas capas da revista Exame na década de 80. A maioria delas está morta. Muitas que estão vivas até hoje não eram competentes naquela época. Então, o importante não é ser competente, é permanecer vivo e avançar vivo. E, por favor, não adjetive dizendo: ?Melhor é ser vivo excelente do que vivo burro?. Não há vivo burro, pois na era da revolução do conhecimento quem é burro está sendo morto. Viva e avance com sabedoria que as outras pessoas vivas, chamadas hoje de clientes, lhe darão o dinheiro que está no bolso delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados