Padre Binotto

Marketing de inovação Em uma matéria de 17 de agosto do ano passado, da Folha de S. Paulo, Amarílis Lage entrevistou o padre Olivio Binotto, da igreja Nossa Senhora Aparecida de Moema ? a única da cidade de São Paulo com um circuito interno de TV ? que assumiu, com naturalidade e consistência, a adoção das melhores práticas do marketing: ?Nós precisamos adotar idéias avançadas, senão a igreja morre?. Padre Binotto está mais que certo. Que mal há em oferecer mais conforto e serviços para atrair mais pessoas, gratificar e recompensar as que já aderiram, ainda que seja para uma oração?

A aprovação dessas práticas pelos fiéis freqüentadores da igreja é total, e a adesão de novos fiéis é maior ainda, reiterando a importância de a igreja adotar práticas semelhantes em todos os seus templos. O número de freqüentadores das missas, após o circuito interno de TV e outras inovações, cresceu em 50% no período de apenas oito meses! E por decorrência o aumento da arrecadação de dízimos, fazendo com que o retorno sobre o investimento acontecesse muito antes do previsto.

O padre Binotto está longe de ser um dos ?padres modernos?, como Marcelo Rossi ? expoente maior da Renovação Carismática. Aos 68 anos, sua formação é a mais convencional possível, sendo graduado em Filosofia, Teologia, Orientação Educacional, Pedagogia e Administração. E vem seguindo à risca os ensinamentos que aprendeu em um Congresso de Marketing Católico: ?Hoje, meus paroquianos estão acostumados. Difícil foi quando resolvi trocar os bancos de madeira da igreja por cadeiras estofadas, antes mesmo do circuito interno de televisão, e os mais velhos ficaram resmungando. Pergunte, hoje, quem não quer as almofadas? O mínimo que você tem de ter em uma igreja é um bom som, cadeiras confortáveis e um belo estacionamento, especialmente em uma cidade como São Paulo. Sem isso, a pessoa procura outro lugar?.

Amarílis Lage colheu vários depoimentos de fiéis. Entre eles, o de Alzira Bastos, 67 anos, e de sua irmã, Nevinha Bastos, 70 anos. Alzira: ?Eu gosto porque, antes, quem sentava longe não conseguia ver o altar. As colunas também atrapalhavam. Agora dá para ver tudo?. Nevinha: ?Em Aparecida do Norte também tem televisão, mas fica no alto, não é tão bom quanto aqui?.

Padre Binotto está mais que certo.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima