Padre Binotto

Marketing de inovação Em uma matéria de 17 de agosto do ano passado, da Folha de S. Paulo, Amarílis Lage entrevistou o padre Olivio Binotto, da igreja Nossa Senhora Aparecida de Moema ? a única da cidade de São Paulo com um circuito interno de TV ? que assumiu, com naturalidade e consistência, a adoção das melhores práticas do marketing: ?Nós precisamos adotar idéias avançadas, senão a igreja morre?. Padre Binotto está mais que certo. Que mal há em oferecer mais conforto e serviços para atrair mais pessoas, gratificar e recompensar as que já aderiram, ainda que seja para uma oração?

A aprovação dessas práticas pelos fiéis freqüentadores da igreja é total, e a adesão de novos fiéis é maior ainda, reiterando a importância de a igreja adotar práticas semelhantes em todos os seus templos. O número de freqüentadores das missas, após o circuito interno de TV e outras inovações, cresceu em 50% no período de apenas oito meses! E por decorrência o aumento da arrecadação de dízimos, fazendo com que o retorno sobre o investimento acontecesse muito antes do previsto.

O padre Binotto está longe de ser um dos ?padres modernos?, como Marcelo Rossi ? expoente maior da Renovação Carismática. Aos 68 anos, sua formação é a mais convencional possível, sendo graduado em Filosofia, Teologia, Orientação Educacional, Pedagogia e Administração. E vem seguindo à risca os ensinamentos que aprendeu em um Congresso de Marketing Católico: ?Hoje, meus paroquianos estão acostumados. Difícil foi quando resolvi trocar os bancos de madeira da igreja por cadeiras estofadas, antes mesmo do circuito interno de televisão, e os mais velhos ficaram resmungando. Pergunte, hoje, quem não quer as almofadas? O mínimo que você tem de ter em uma igreja é um bom som, cadeiras confortáveis e um belo estacionamento, especialmente em uma cidade como São Paulo. Sem isso, a pessoa procura outro lugar?.

Amarílis Lage colheu vários depoimentos de fiéis. Entre eles, o de Alzira Bastos, 67 anos, e de sua irmã, Nevinha Bastos, 70 anos. Alzira: ?Eu gosto porque, antes, quem sentava longe não conseguia ver o altar. As colunas também atrapalhavam. Agora dá para ver tudo?. Nevinha: ?Em Aparecida do Norte também tem televisão, mas fica no alto, não é tão bom quanto aqui?.

Padre Binotto está mais que certo.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima