Papel amassado

Aprenda com as experiências

Papel amassado

O que você aprende com as experiências do dia a dia? Todas as coisas que faz podem ser oportunidades para aprender algo. Se você ainda não conseguiu perceber isso, a Dinâmica Papel amassado poderá auxiliá-lo. O objetivo é fazer com que reflita sobre as experiências vividas. Aproveite, aplique a dinâmica em seu trabalho, sua casa, com os amigos e aprenda a vivenciar todos os momentos.

 

Objetivo

Levar os participantes a refletirem sobre seu aprendizado e avaliarem a experiência vivenciada, o quanto foi válida e o que agregou de novo no nível de seus conhecimentos anteriores.

 

A quem se destina

Pode ser aplicada a qualquer grupo que esteve algum tempo junto (encerramento de seminários, simpósios, congressos, palestras, etc.).

Tempo previsto

Não dura mais que cinco minutos – é o tempo total para qualquer tamanho de grupo.

 

Material utilizado

Uma folha de papel em branco, aparelho de som com CD e a música Como uma onda, de Lulu Santos ou Leila Pinheiro.

 

Procedimentos:

  • Informar que todos devem se preparar, pois “iremos realizar nossa prova final de mensuração do nível de aprendizado do grupo”.
  • Distribuir uma folha de papel em branco para cada participante.
  • Solicitar que deixem todo o material sobre as cadeiras, até mesmo as canetas ou lápis, e que formem um grande círculo.
  • Orientar para que todos amassem, o máximo que puderem, a folha de papel.
  • Iniciar a música e, em seguida, solicitar que voltem as suas folhas ao que eram antes, ou seja, desamassem-nas.
  • Deixar a música tocar um bom pedaço.
  • Diz o facilitador: “Ninguém, jamais, consegue tomar banho num mesmo rio duas vezes… isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial que uma experiência possa nos parecer, sempre é possível aprender algo novo com ela. Espero que vocês tenham aprendido algo diferente aqui e que as folhas de papel das suas vidas nunca mais sejam as mesmas de quando entraram aqui. Que saiam modificados por algum aprendizado”.
  • Criar oportunidade para abraços e despedidas.

 

Para saber mais:

Livro: S.O.S dinâmica de grupo

Autores: Albigenor & Rose Militão

Editora: Qualitymark

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima