Para aprender a persuadir, leia o artigo

Como o vendedor pode persuadir o cliente?

Persuasão é a tática que você usa para conseguir fazer as coisas do seu jeito. No entanto, você só conseguirá convencer os outros se primeiro persuadir a si próprio. Mesmo que leia 20 livros, faça vários cursos sobre o assunto, se você não se persuadir, não se convencer, não irá a lugar algum.

 

Quer ser convincente? Quer fazer os outros pensarem da sua maneira? Então, a primeira pessoa que você deve persuadir é você mesmo. Acredite que pode fazer a diferença, acredite que é bom no que faz. Acredite em seu sucesso!

 

O segundo passo é similar. Comecei a aprendê-lo em 1972, quando trabalhava em venda direta. Alguém me disse que, para obter sucesso, eu deveria me tornar um produto do produto. A princípio, não entendi o que aquilo queria dizer, mas, conforme o tempo passou e perdi algumas vendas, descobri. Eu deveria acreditar no produto ou serviço que vendia antes de poder convencer os outros a adquiri-lo. E a melhor maneira de construir essa convicção era usar o produto que eu estava vendendo. Se eu não o usava, se não o conhecia, como poderia vendê-lo?

           

Aqui estão os 4,5 segredos fundamentais para que você alcance o sucesso, convença os outros e faça do seu jeito:

 

  1. Acredite em você.
  2. Acredite no que você faz.
  3. Acredite em seu produto.
  4. Acredite em sua empresa.

4,5.Acredite que persuadir é igual a ajudar os outros, que as pessoas se beneficiarão do que você vende – desde que consiga persuadi-las a ver o produto ou serviço da mesma forma que você e, a partir daí, ficarem com o desejo de comprar.

 

Só então você poderá colocar seu poder de persuasão em prática. Todo vendedor sabe quando deve usá-lo: na frente do cliente. Para começo de conversa, faça a si mesmo estas nove perguntas:

 

  1. Qual é o seu limite de tempo?
  2. Essa é a mensagem mais atraente que consigo criar?
  3. Qual é a argumentação que estou tentando fazer?
  4. Consigo engajar o cliente/prospect?
  5. O que posso usar para aumentar minha capacidade de persuadi-lo?
  6. Sou claro? Minha mensagem é clara?
  7. Estou oferecendo o melhor que posso?
  8. O que quero que o cliente faça quando eu terminar minha exposição?
  9. O que quero que ele diga durante a apresentação?

 

As respostas para essas perguntas tornarão seu discurso consistente e excelente. Seu objetivo é passar a mensagem de uma maneira que seu cliente ou prospect seja estimulado a agir. Para melhorar ainda mais sua apresentação, arrume um amigo honesto, que não tenha receio de avaliar você objetivamente, e faça um teatro com ele no papel de cliente. Depois, peça sua opinião. Gravar uma de suas apresentações também é uma ferramenta sólida.

 

E persista! Você não vai conseguir persuadir todos do dia para a noite. É preciso melhorar sua confiança, estudar, treinar e aprender com os erros. Só assim você conseguirá persuadir as pessoas.

 

Extraído do Livro verde da persuasão, de Jeffrey Gitomer.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima