Para quem leva o hobby a sério

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências de mercado?

Se você conhece alguém que gosta de montar modelos de carros e aeronaves, passe esse link para eles: o que você vê na foto é um kit de modelo do Aston Martin 1959, vencedor das 24 horas de Le Mans, escala 1:1. Isso mesmo, escala 1:1. Tamanho real.

O kit foi a maneira que a Evanta, fabricante britânica de réplicas de Aston Martin clássicos, encontrou para divulgar os negócios. No kit você pode encontrará quatro pneus Dunlop de corrida e a peça prateada ao lado do painel é uma réplica do troféu de Le Mans.

Encontre uma forma diferente de divulgar seus produtos ou serviços .

Como anunciar hoje em dia

Segundo Mary Beth McEven, presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial Maritz dos Estados Unidos, o contraste entre utilizar as mídias de hoje e a maneira tradicional de fazer publicidade é a mesma diferença entre um videogame e um filme. E dá quatro dicas para você divulgar seu negócio da maneira correta:

  1. Pense nas pessoas – É preciso considerar o consumidor como um todo, inclusive as motivações antes ignoradas. É preciso ir além dos benefícios e entender os gostos do consumidor. Quanto mais você visualizar cada cliente como um nicho, melhor.
  2. Alinhe-se aos valores deles – Uma pesquisa realizada entre os 50 mil produtos da Procter & Gamble no mundo inteiro revelou que os produtos que mais venderam foram os que conseguiam se ligar a emoções como alegria, conexão com outras pessoas, exploração e descobertas, orgulho e melhoria da sociedade.
  3. Escute-os – Isso vai além de escutar o que eles têm a dizer em mídias sociais e nas pesquisas tradicionais. Existem experiências que não dizem nada para o cliente e outras que podem torná-lo fiel para sempre. Em um hotel, por exemplo, uma bela decoração no hall de entrada impacta pouco. Um presentinho inesperado na cama impactará muito. E uma barata no quarto impactará demais – mas negativamente.
  4. Pessoas, pessoas, pessoas – Em toda sua comunicação, dê um toque pessoal. Faça que seus clientes sintam que estão falando com uma pessoa de verdade.

Ética                                    

Mais um motivo para ter certeza de que sua empresa tem um comportamento à prova de qualquer suspeita. Um aplicativo chamado VOID (uma mistura das palavras “evite” e “vetado”, em inglês) filtra as empresas envolvidas com trabalho infantil das maiores lojas virtuais do mundo. Dessa maneira, se você tiver esse programa instalado, ao entrar na Amazon.com, por exemplo, nem chegará a ver certos produtos, o que é uma péssima notícia para qualquer empresa. Aplicativos similares podem ser lançados apoiando as mais diferentes causas.

Para que todos ganhem

A pirataria de músicas e livros é um problema comum em todo o mundo. Um site norte-americano pretende fazer que todas as partes cheguem a um acordo. O autor do texto ou de uma música estipulará um valor e, se os fãs arrecadarem aquele valor “na base da vaquinha” (chamada hoje de crowdsorcing), o trabalho em questão será liberado para qualquer um usar.

Para grandes clientes

O sebo espanhol La Casqueria descobriu uma nova maneira de agradar aos leitores vorazes: em vez de colocar um preço em cada livro usado, vende-os por quilo (dez euros cada quilo). A empresa estimula que os clientes comprem mais e a procurem com mais frequência, pois terão a impressão de estarem economizando com o sistema, quando, na verdade, o sebo diminuiu os custos, pois não precisa mais definir um preço para cada livro, e aumentou o tíquete médio de seus clientes.

Dieta no ar

Se você acha que o mercado de emagrecimento se resume a dietas, chazinhos, programas de exercícios e similares, terá uma surpresa. Uma empresa francesa descobriu uma nova forma de faturar nesse nicho: lançou um perfume que, segundo ela, contém um componente químico que ajuda a criar uma sensação de bem-estar na pessoa. E, se a pessoa se sente bem, tende a comer menos.

E você, como poderá entrar em um nicho já cheio de competidores?

Grandes números

  • 0,06% foi o aumento das vendas de papelão ondulado em julho de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. O número é importante porque mostra que as empresas estão comprando muito material para fazer embalagens (dados da Associação Brasileira de Papelão Ondulado).
  • 2013 é o ano quando deve ser inaugurada a primeira loja da Ferrari no Brasil, em vez de 2012. A empresa não informou por que adiou os planos.

Pesquisas de vendas

Que vendedores superam-se quando são desafiados nós já sabemos, tanto que Raúl Candeloro e eu, Marlus Jungton, desenvolvemos e lançamos em junho deste ano, o livro Desafios de vendas. Então, agora, além da nossa percepção e das histórias reais que conhecemos, temos também uma pesquisa comprovando a verdade para quem ainda tinha alguma dúvida! Nessa pesquisa foram entrevistados 200 profissionais com até 30 anos, e o tema principal foi: o que mais estimula os profissionais a trabalharem mais e melhor? Confira o resultado:

42,2%

Deparar-se com projetos e desafios capazes de desenvolver profissionalmente.

21,6%

Ter paixão pelo que faz.

15,7%

Ter autonomia para planejar e/ou tomar decisões sobre os assuntos que estão sob minha responsabilidade.

10,8%

Saber que é possível ser promovido ou receber um aumento de salário em curto e/ou médio prazo.

9,8%

Ser reconhecido publicamente pela minha postura profissional e/ou qualidade do meu trabalho.

0%

Ter colegas de trabalho competitivos.

0%

Ser desafiado pelo chefe por meio de críticas construtivas.

Fonte: Levantamento realizado pela Page Personnel.

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, coautor do livro Desafios de vendas, mestrando em administração de empresas, bacharel em marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog www.vendas.blog.br

Frase

“Em nenhum momento o avanço da inadimplência colocou em risco o sistema de crédito. As instituições têm capacidade de acomodar eventuais perdas”
Carlos Hamilton Araujo, diretor de política econômica do Banco Central.

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