Para vender mais, é preciso aprender a dizer ?não? ? na venda e na vida

Qual é a importância de dizer ?não? na vida?

 

É muito fácil descrever os nãos da venda:

 

·       Não use frases gastas ou enferrujadas, do tipo mata-vendas: “Pois não, chefe. Já foi atendido?”.

·       Não dê ordens ao cliente: “O senhor vai ter de assinar aqui…”.

·       Não faça perguntas íntimas: “A senhora quer esta fórmula porque não consegue engravidar?”.

·       Não faça perguntas negativas: “O senhor não quer levar este aqui, não?”.

·       Não faça perguntas que ponham em xeque o status: “Quer um artigo barato ou caro?”.

·       Não demonstre frustração ou decepção, caso o cliente não concorde ou não compre.

·       Não fale mal da concorrência.

·       Não aceite um não como resposta.

 

E por aí vai! São mais de 100 nãos que coletamos. Ufa! É muito não. Mas o difícil mesmo são os nãos da vida. Uma das razões pelas quais temos dificuldades de dizer não é porque não sabemos lidar com os três conteúdos de nossa existência:

 

1.   Tendemos a concentrar nossos esforços só em coisas que gostamos de fazer e nos dão satisfação imediata.

2.   Usamos o tempo só nas coisas que são mais fáceis de serem feitas e nos dão descanso imediato.

3.   Trabalhamos só nas ações que mais sabemos fazer e que nos dão aplauso imediato.

 

Para ter sucesso na vida, é preciso pensar: “Vou dizer não para as coisas que eu gosto de fazer e realizar o que é preciso. Direi não para o que é mais fácil e fazer o que é desafiador. Darei prioridade para as coisas que eu desconheço, e não para as que eu já sei”.

 

Saber dizer não é vencer as batalhas da existência. Pergunte-se sempre: “Quais são as zonas vermelhas de conformismo, comodismo, interrupção, rotina, preguiça e distração que travam meu desempenho?”. Saber dizer não é respeitar o tempo que o Eterno lhe deu. Então, jamais desabafe: “Puxa! Como eu estou desperdiçando tempo!”. Isso é impossível. Ninguém desperdiça tempo. Desperdiça é a si mesmo no tempo. Jamais pense que dizer não é sinal de fraqueza de posição ou massacre pessoal.

 

Alex Mackenzie já aconselhava algo como: “Jamais diga que o tempo passa”. Pense diferente: “Quem passa sou eu, pois o tempo sempre fica”. Excelente é quem ultrapassa a si mesmo no tempo. É preciso saber dizer não para conseguir pular o muro dos desperdiçadores do tempo.

 

Jamais fale: “O tempo voa”. Ora, o tempo tem velocidade imutável e intensidade inalterada. Por não saber dizer não, eu posso ser lento, agitado, desfocado, distraído. Jamais comente: “Preciso planejar o tempo”. O tempo já foi planejado há muitos mil anos. O que você precisa é planejar a si mesmo no universo dizendo “sim” ou “não”. O tempo é imparcial com todo mundo. O tempo do dia de um mendigo e do Eike Batista é o mesmo: tem 24 horas. Não dá para tirar mais tempo do próprio tempo. Então, quem fala “sim” para tudo diz “não” para o tempo.

 

E, por fim, podemos dizer que quem diz “sim” querendo dizer “não” tem sérios problemas de autoestima. E, por não amar primeiro a si mesmo, não será amado por ninguém. Dizer não é sinal de amor.

 

É fácil saber o que fazer. Difícil é saber o que fazer primeiro. Se você estiver lendo um livro de vendas e um amigo o convidar para ir à praia, responda: “Só colocarei meus pés na areia depois de chegar ao capítulo 17”. É muito fácil estar ocupado, difícil é manter alto o seu desempenho. Fácil é colocar coisas no tempo. Difícil é colocar tempo nas coisas. Saber dizer não é viver o tempo da vida e a vida no tempo. Jogo de palavras? Não, é a arte de viver melhor para vender melhor

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima