Participação de mercado – CV n. 15

Guia de Experiências?

Experiência

 

Se uma empresa proporcionasse a você uma experiência inesquecível, certamente jamais se esqueceria dessa marca, não é mesmo? O conceito de experience marketing, muito difundido em países como Inglaterra e Portugal, foi utilizado pela Immaginare – empresa que pertence ao grupo Freeway Brasil – para criar a mais nova forma de realização de sonhos, incluindo aqueles que parecem impossíveis de serem realizados. Trata-se do Guia de Experiências Immaginare.

Passear de balão, pilotar um carro de Fórmula 1, aprender dotes culinários com um chef famoso e até voar em um caça MIG Russo são algumas das mais de 400 experiências que podem ser encontradas no Guia.

 

Esse serviço é perfeito para campanhas de incentivo, para presentear um amigo e principalmente para proporcionar uma experiência marcante aos seus clientes. Foi o que fez o Unibanco, através do programa Passaporte Premium, que já oferecia prêmios comuns aos usuários de cartão, como passagens de avião, diárias em hotéis, etc. Agora, as experiências inesquecíveis foram incorporadas ao núcleo de recompensas do Banco, por meio de uma parceria entre o Unibanco e a Immaginare. Os gastos realizados com os cartões Unicard são convertidos em pontos que podem ser trocados por experiências fantásticas.

 

Dica Prática

Essa é mais uma opção para você oferecer experiências inusitadas e até inacreditáveis aos seus clientes. Esse casodeixa claro que é possível não só impressionar seus clientes internos e externos como até vender experiências.

Visite o site: www.guiadeexperiencias.com.br

 

 

Inovando com o antigo

Inovação

 

Imagine se você trabalhasse no ramo de móveis e, para se destacar no mercado, precisasse fazer algo inovador, único, enfim, que imprimisse a sua marca. André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro estavam em uma situação parecida com essa quando tiveram uma idéia revolucionária: fizeram a fusão do antigo com o contemporâneo. Utilizaram desde traços renascentistas até rendas barrocas com materiais modernos, como o acrílico cortado a laser, e de alta tecnologia. A mesa Ligero, mostrada na foto, é uma de suas principais invenções, vendida pela bagatela de R$1.110,00.

Hoje, exemplares da série fazem parte da decoração dos lares de muitos famosos, como a cantora Maria Rita, o ator Marcos Caruso e o apresentador Zeca Camargo.

 

 

Faça seu público-alvo sentir sua idéia

Benefício claro

 

Falar sobre álcool e direção é sempre complicado. Entretanto, a agência lafábrica&jotabequ Grey, da Guatemala, encontrou uma maneira interessante de fazer isso. Pensando no aumento do consumo de bebidas alcoólicas, na época do Dia das Bruxas, realizou a campanha: “Neste Dia das Bruxas, não dirija depois de beber”. Não é necessário prorrogar o texto, afinal “uma imagem vale mais que mil palavras”.

 

Dica Prática

Um texto coeso é importante. Agregar a ele uma boa imagem é muito melhor. Contudo, aprofundar o provérbio citado ou uma imagem que pode ser vivenciada de perto valeria quanto? No caso da bruxinha, “ela bebeu, dirigiu e bateu sua vassoura”. Todos que passavam pelos locais dos “acidentes” percebiam isso. Dar oportunidade ao cliente de realmente sentir o benefício de seu produto ou serviço pode ser muito mais vantajoso que criar campanhas mirabolantes. Por mais que a versão da bruxa seja um tanto trágica, ela certamente ficou na memória de quem a viu de perto. Guarde o exemplo e pense de que forma você poderá exemplificar o benefício que sua empresa oferece. giganteue juntas, formaram a imagem de um coraço.

 

 

Procura-se/Oferece-se

Segmentação

, por

Não é só no Brasil que as camadas mais pobres da população estão chamando a atenção dos empresários. Um site de empregos indiano está ganhando espaço por apresentar uma proposta inusitada: o Babajob, que é voltado aos trabalhadores mais humildes, sem acesso à internet.

Para resolver o problema de conectividade, o Babajob paga às pessoas para que encontrem e registrem candidatos a empregos. O site abre espaço tanto para quem procura quanto para quem oferece vagas. Por exemplo: você precisa de um jardineiro, então acessa o perfil de um amigo seu e, a partir de daí, chega até o perfil do jardineiro dele, que pode ajudá-lo, indicando um colega de profissão.

 

Dica Prática

O Babajob foi feliz ao direcionar seu site aos empregados e empregadores. Escolher um nicho específico para focar sua empresa ou algum produto específico pode ser uma solução, caso os negócios não estejam indo bem ou mesmo se você deseja expandir sua marca a um determinado público.

 

 

Atendimento médico

Concorrência

 

Há muitos anos o curso de medicina é um dos mais concorridos das universidades. Isso demonstra que a concorrência entre os médicos tende a ser a cada ano mais acirrada, forçando-os a acharem novas soluções para ganhar mercado; foi o que fez o americano dr. Jay Parkinson.

Ele usou a criatividade para formar sua rede de pacientes e atendê-los de maneira diferenciada. Confira algumas características do seu atendimento:

  • Ele não tem consultório. Só atende na casa do paciente, por e-mail, chat ou web vídeo.

  • Para contratá-lo, os pacientes devem pagar uma anuidade de 500 dólares que dá direito a três consultas presenciais.

  • O médico faz questão de deixar claro, em seu contrato, os valores das consultas adicionais para aqueles que têm e os que não têm planos de saúde.

  • O público-alvo abrange pessoas entre 18 e 39 anos, residentes da cidade de Williamsburg, nos Estados Unidos.

 

Dica Prática

E como já falamos: “Enquanto todos fazem zig, faça zag”.

Visite o site: www.jayparkinsonmd.com

 

 

Software de Gestão Familiar

Participação de mercado

 

Alguns empresários criaram, nos Estados Unidos, um novo software de gestão. Não se trata de gestão empresarial como todas as empresas desse mercado produzem, mas de gestão familiar. É o Cozi Central – uma nova ferramenta para as famílias americanas.

 

Para ter acesso ao Cozi, os usuários podem fazer o download ou mesmo acessá-lo em versão on-line, e através dele podem gerenciar os horários e compromissos de todos os membros da família, criar listas de compras, compartilhar fotos, criar lembretes para serem enviados por e-mail ou celular, entre outras atribuições típicas de gestão familiar.

 

Como modelo de negócio, mais uma vez a Cozi diferencia-se no modo de ganhar dinheiro, pois as famílias não pagam nada para usá-lo. Quem paga são os anunciantes e outros parceiros interessados em se relacionar com elas.

Visite o site: www.cozi.com

 

 

8 milhões de “árvores virtuais”

Sustentabilidade

 

O site tree-nation.com é uma rede social como o Orkut, mas tem uma missão muito mais importante que a do primo famoso: ajudar o Níger, país localizado na África, que é considerado o mais pobre do mundo, segundo o Indicador de Desenvolvimento Humano. Para participar da rede, basta fazer um cadastro gratuito. O associado pode postar fotos, participar de grupos e escrever mensagens, porém o mais importante é a possibilidade de adquirir uma árvore e contribuir para o desenvolvimento da região.

 

O objetivo da comunidade é lutar contra a desertificação da região do Saara, plantando 8 milhões de árvores que juntas formarão a imagem de um coração gigante. O proprietário poderá acompanhar virtualmente seu crescimento e, através de um sistema GPS, saber sua localização exata. Qualquer pessoa do mundo pode participar da ação. São várias espécies disponíveis, e os valores variam entre R$27,00 a R$200,00. O tree-nation pretende não apenas contribuir para a redução do aquecimento global, mas lutar contra a pobreza, produzir frutos, alimentos e regenerar o solo da região. Uma idéia criativa e divertida que, acima de tudo, tem uma função sócio-ambiental de suma importância.

 

Visite o site: www.tree-nation.com

 

 

ANTIGAS

 

Lâmina de barbear ou Gillette?

 

Em um momento de muita inspiração, numa manhã de 1895, ao fazer a barba, King C. Gillette idealizou um produto que mudaria para sempre o ato de barbear. Até então ele, assim como todos os homens da época, fazia a barba com navalhas acompanhadas de amoladores.

Nesse contexto, ele criou um sistema de barbear baseado na utilização de lâminas descartáveis. As primeiras eram embaladas manualmente em papéis com a foto e assinatura de King C. Gillette, o que reforçou ainda mais a credibilidade da marca, afinal o seu inventor assinava na própria embalagem, evidenciando o seu rosto e demonstrando que era um produto de confiança.

Uma “idéia de banheiro” que deu muito certo – hoje, presente nos lares de mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Além disso, tornou-se uma das seletas empresas, cuja marca passou a ser sinônimo do produto, ou seja, lâmina de barbear é Gillette.

 

 

 

 

 

 

ESPECIAL DA SEMANA

 

DESENVOLVENDO SUA CRIATIVIDADE

 

Os publicitários Pat Fallon e Fred Senn lançaram neste ano o livro Criatividade – Espremendo a laranja, em que contam a história de suas trajetórias profissionais sobre a abertura e construção das grandes agências de propaganda que montaram nos Estados Unidos.

 

O livro é muito bom e focado na criatividade como arma para ganhar qualquer batalha, seja ela no mercado da propaganda ou não. Seguramente, iremos comentar mais sobre ele nesta seção, pois é rico em histórias de sucesso sobre a aplicação da criatividade. Neste artigo, vamos trazer dois momentos da obra, que podem inspirar você e sua empresa sobre a aplicação da criatividade em todos os tipo de desafios.

 

Antes de abrirem a primeira agência, ao lado de outros colegas, os publicitários criaram alguns princípios para que a empresa tivesse um ambiente de trabalho que favorecesse a criatividade dos profissionais em todos os quesitos de funcionamento do estabelecimento. Todos ou alguns deles podem ser aplicados na sua equipe, são eles:

  • Dedicação exclusiva e crença no poder da criatividade.

  • Crença na família como modelo de negócio.

  • Buscar o risco como se busca um amigo.

  • Sucesso como um imperativo do negócio.

  • A importância de manter a humildade.

  • A necessidade de se divertir.

 

No livro, os escritores defendem ainda um processo de criatividade chamado “Alavancagem Criativa” e, no último capítulo, relatam que chegam a uma fase profissional madura com três conclusões sobre esse processo:

 

  1. A criatividade será uma ferramenta cada vez mais essencial nos negócios.

Eles acreditam que todas as empresa já enfrentam uma forte redução de recursos e mercados cada vez mais concorridos. Nesse cenário, a criatividade tende a ser uma das únicas ferramentas que poderão desequilibrar a concorrência.

 

  1. Você não pode comprar criatividade, mas pode liberá-la.

Em síntese, os escritores defendem, citando o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que é mais fácil aumentá-la, mudando as condições no ambiente, que fazer as pessoas pensarem mais criativamente.

 

  1. A criatividade não é um caminho fácil de seguir, mas as recompensas valem a pena.

Essas duas passagens do livro nos mostram claramente que a sua aplicação dentro das empresas e das equipes é um assunto tão sério quanto a ética, organização ou administração do tempo. Introduza a criatividade dentro da sua empresa com seriedade e faça sua equipe compreender o valor e a importância dela para o crescimento dos negócios.

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