Saiba quais são os pecados do varejo e aprenda a enxergá-los em você! Não deixe que suas vendas sejam prejudicadas por eles O mundo tem mudado? Sim, com certeza. Mas a humanidade ainda vive em torno de pecados e penitências e todos sabem que o caminho do céu tem a ver com não cometer pecados. A humanidade sabe disso há séculos, mas o difícil é não cometê-los, pois os sete pecados capitais mudaram. Em uma matéria muito pertinente do Jornal da Família, suplemento dominical de O Globo de alguns anos atrás, aprendi que avareza virou consumismo, preguiça virou vício pelo trabalho, luxúria virou voyeurismo, ira virou deboche, orgulho virou autopromoção, gula virou alma anoréxica e inveja virou dissimulação. O bom varejista comete ou não os pecados capitais, dependendo de qual deles estivermos falando.
Consumismo ? Varejista que é varejista só comete consumismo de idéias novas. Ficar antenado no que pode surgir de novidade é sua obrigação. Ouvir o seu pessoal e o seu cliente, visitar lojas sem saber porquê é tudo consumismo de idéias. Use, abuse e estará perdoado.
Vício pelo trabalho ? É muito impressionante a coincidência que existe entre negócios em que o dono está presente e negócios de sucesso. Você pode ser viciado pelo trabalho sim, mas não fique trabalhando atrás de alguma mesa. Se aproxime de seus funcionários e clientes. E novamente as idéias vão fluir e eles vão sentir que alguém muito importante está olhando por eles. O efeito é surpreendente: clientes voltam e funcionários ficam.
Voyeurismo ? É vital que você esteja vendo o que está acontecendo com seu concorrente. Perder cada detalhe da evolução de quem compete com você pode ser a diferença entre um bom e um mau dia de vendas. Olho vivo!
Deboche ? Esse pecado é proibido até hoje. Debochar não é nobre e nem inteligente. Além de que, demonstra falta de respeito com a vítima. A virada vem rapidamente.
Autopromoção ? Nem sim nem não. Só se autopromova se o que você está prometendo ao seu cliente for verdade. Não há autopromoção que resista a uma mentira, mesmo aquelas que a gente considera mentira de vendas: “Nossa garantia é a melhor do mercado”. Se o cliente conhece os seus concorrentes e sabe que o que você está falando não é verdade, só vai sobrar muita vergonha, porque o cliente vai questionar. Agora se você fez voyeurismo e está falando a verdade, vá fundo.
Alma anoréxica ? Aí cuidado também conta muito. O regime de gastos inúteis que o cliente ou os funcionários não vão perceber tem de ser total, mas investir em coisas que podem ser percebidas pelo cliente tem de ser encarado com carinho. Cada novidade em que você investe pode gerar resultados muito maiores que o investimento.
Dissimulação ? Dizem que a inveja é a forma mais constrangida de admiração. Quando tiver que invejar, admire e imite. Dissimular é fingir que alguém admirável não existe. E, de novo, a única coisa que não vale é fingir que alguém não existe. O cliente visita quem você desprezar e ele atrai até seus funcionários.
Deus ajuda quem cedo madruga e não comete pecados que não pode cometer. Seja bom menino. Respeite o próximo, cuide de quem ajuda o seu sucesso.