Pensando e criando o seu sucesso

Vencedor é aquele que reconhece seus talentos e suas atuais limitações e trabalha com determinação e bom senso para transformar seus pontos fracos em qualidades. O sucesso é uma trajetória pessoal, feita com pensamentos e ações positivas direcionados a objetivos claros e importantes para você. Pode ser obtido com a ajuda de outras pessoas, mas ao mesmo tempo deve ser visto de forma individual, pois sempre há escolhas e ações feitas por cada indivíduo ao longo de sua trajetória na busca dos seus sonhos.

Certamente, conseguir aquilo que os outros gostariam que você conseguisse não tem muito valor, pois o que realmente importa é conseguir aquilo que é importante para você. Muitas vezes, pode ocorrer uma desilusão depois da conquista, momento no qual você constata que o objetivo buscado não era o que esperava, mas, ainda assim, a vitória atingida deve ser vista como um mérito.

Além disso, independente de o resultado final ser ou não o esperado, ao realizar um esforço para conseguir seus objetivos, você certamente evoluiu mais um pouco como ser humano e promoveu maior desenvolvimento das suas habilidades e qualidades que fortaleceram sua competência profissional. Ao buscar e conseguir o que ambicionava, você provou para si e para os demais que é capaz de fazer mais, e se não foi bom, com certeza, no mínimo aprendeu mais algumas lições. Pode sentir que foi um vitorioso por ter lutado, ter ficado mais fortalecido e sábio com o aprendizado da experiência.

Certamente, podemos afirmar que vencer e ter sucesso na vida não é o mais importante, mas o esforço feito para vencer com certeza tem um grande valor para quem o fez e para os demais. Em termos de crescimento pessoal e profissional, definitivamente podemos dizer que o mais importante do sucesso não é o que se consegue com ele, mas sim o que se aprende com a busca do mesmo, pois isso levamos junto de nós, por toda nossa vida, onde quer que estejamos. Por outro lado, se atingir seu alvo foi estimulante e realizador, meus parabéns, porque você fez o que queria e estava certo quanto ao que era importante para você.

O desejo de aprender o que é preciso e ser mais rápido e competente que seus concorrentes promove uma grande vantagem competitiva. Mas a principal vantagem nos negócios é saber usar o conhecimento de forma inteligente e prática, com ações focadas nos resultados buscados.

Lembre-se de que as pessoas inteligentes e sábias não acreditam em perfeição, mas em constante aperfeiçoamento e crescimento. Essas pessoas também são conscientes de que as boas oportunidades geralmente vêm escondidas atrás de grandes problemas e, por isso, não são reconhecidas pela maioria das pessoas, pois para perceber uma oportunidade oculta em um problema, é preciso possuir muito otimismo, foco na busca de oportunidades e muito trabalho de observação e análise.

Sabemos que boas intenções e palavras bonitas não resolvem nada de forma duradoura nem pagam dívidas, se não forem acompanhadas de atitudes eficazes. Do mesmo modo, ficar se preocupando com o futuro ou com as coisas que estão fora do seu controle não resolve coisa alguma. O melhor a fazer é agir no momento presente, em vez de se preocupar com o futuro. Assim, também é fundamental aplicar seu esforço e energia com o que você pode e precisa fazer, com o que está ao seu alcance e depende de você.

O verdadeiro vencedor é aquele que reconhece seus talentos e suas atuais limitações, que trabalha com determinação e bom senso para transformar seus pontos fracos em qualidades e busca aprimorar mais ainda seus pontos fortes, tornando-os verdadeiros talentos que o ajudam a atingir seus objetivos de vida, ao mesmo tempo em que contribui com a vida dos que o cercam.

Portanto, siga em frente em busca de seus sonhos, porque com certeza você também merece ser bem-sucedido e feliz.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima