Pensar diferente é uma excelente estratégia de posicionamento – CV n. 85

Nesta edição:

Leitores que ajudam a escrever a história de uma revista

Pensar diferente é uma excelente estratégia de posicionamento

Ciro Bottini mostra que ter iniciativa pode gerar mais lucratividade

 

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Posicionamento

Expansão

A rede de fast-food Habib’s planeja uma expansão agressiva a partir de 2010. Se der, começará neste ano mesmo. Só que isso não inclui abrir novas lanchonetes de comida árabe. A Habib’s pretende abrir postos de gasolina, restaurantes, padarias, sorveteria e até imobiliária. Há sempre uma nova maneira de você ter mais dinheiro entrando. Não se limite a uma só forma de pensar.

 

Fidelização

Produtos que têm boas histórias

Em outubro de 2009, a revista Novae irá completar dez anos. Para comemorar, ela convocou seus leitores, colaboradores e amigos para ajudarem a contar essa história. A ideia é que as pessoas enviem histórias de episódios, que podem ser pessoais ou não, mas que tenham influenciado em seu relacionamento com a revista. Pode ser a lembrança de um artigo, uma situação, uma história, um registro, uma amizade, como conheceu a publicação, uma edição histórica, uma capa, uma ação editorial, etc. Toda e qualquer memória que possa colaborar com esse espaço. Além de ilustrar a seção Manifeste-se da revista, sob o slogan 10 anos – A história é para ser contada, essa ação também visa levantar mais dados para o livro que está sendo elaborado sobre a revista cuja coordenação está a cargo do editor e jornalista Manoel Fernandes Neto.

 

Posicionamento

Muito além dos produtos

A chocolataria Viviane Malucelli Passion du Chocolat não é apenas um lugar para comprar as delícias de chocolate. Pelo contrário, a loja, inaugurada em abril na cidade de Curitiba, PR, foi pensada e desenvolvida para que as pessoas quisessem simplesmente estar lá. A loja, que vende chocolates requintados e também possui uma linha de produtos exóticos, parece uma verdadeira obra de arte. O ambiente segue o estilo chique e mistura o moderno ao clássico através de molduras, tecidos, cadeiras clássicas com encosto de palha, sofá, piso e mesas em mármore – tudo nas cores preto e branco. Cada detalhe foi pensado cuidadosamente para que os clientes, totalmente alinhados a esse perfil de requinte, sintam prazer somente por estarem na loja. Daí até comprar algo é apenas uma questão de tempo.

 

Publicidade

Anúncio pessoal

Uma empresa britânica começou a explorar um dos últimos espaços disponíveis para a publicidade: toda e qualquer pessoa normal. O processo é simples. Você se registra no site da organização e passa todos os dados de seu estilo de vida. A partir daí, pode ser contratado para colocar links de patrocinadores em seu Orkut ou MySpace, vestir camisetas e bonés com o nome de uma companhia, colocar adesivos em seu carro e até entregar folhetos ou participar de desfiles de moda. Um noivo da República Tcheca também teve uma ideia parecida: para pagar seu casamento, ele está oferecendo espaços para patrocínios em sua gravata. O espaço mais nobre, no nó da gravata, tem preço sob consulta. Para mostrar sua marca no corpo da gravata, dependendo do lugar, você gasta entre 5 a 20 euros.

 

Posicionamento

Pense diferente

Já existem muitos prédios disputando o título de mais alto do mundo e vários uísques que alegam ser o que possui a maior porcentagem de álcool ou que é feito com os ingredientes mais puros. Para escapar desses lugares-comuns, é preciso ser cada vez mais criativo. Uma empresa de engenharia, por exemplo, dispôs-se a construir em Dubai (onde mais?) o prédio mais inclinado do mundo. Já uma destilaria oferece o que apresenta como uísque mais turfado (turfa: material vegetal parcialmente decomposto, é um componente de certos uísques) do mundo. A bebida, por ser algo que só os conhecedores entendem, sairá em edição limitada.

 

Publicidade

Investimento

A loja de departamentos Selfridges abandonou a publicidade tradicional de seus ovos de páscoa topo de linha e agora sugere que as pessoas comprem seus ovos de quase 3,25 mil reais como investimento. Cada ovo vem com uma pequena moeda de ouro, que vale 2,9 mil reais. A publicidade da empresa – escrita à mão e enviada a clientes especiais – destaca que o mercado espera que o outro valorize ainda mais, uma boa saída para esses tempos incertos.

 

Serviços ao consumidor

Como usar um blog corporativo

 

  • Ajude o cliente –Coloque, em seu blog, maneiras de usar seu produto ou serviço, como resolver problemas, a melhor forma de utilizar o que comprou, estimular as pessoas a postarem suas próprias histórias, entre outros.

  • Responda rapidamente os visitantes –São indivíduos que esperam um contato direto com você e recompensarão com lealdade se tiverem isso.

  • Aumente sua credibilidade –Mostre que você domina o assunto referente a seu produto e/ou serviço.

  • Amplie a exposição –Estimule seus visitantes a escreverem opiniões sobre seus artigos ou novidades em seus próprios blogs, potencializando a exposição de sua marca.

 

Publicidade

Grátis

Existe algo que toda empresa gasta bastante: copo de água e cafezinho. Que tal se você pudesse eliminar esses gastos de seu balanço? É o que sugere uma companhia britânica que distribui copos patrocinados pelas organizações locais. Se não se importar em carregar um anúncio de outra empresa – ou até mesmo de seus concorrentes – na mão de todos seus funcionários, esse sistema é para você.

 

Serviço ao consumidor

Marca própria

Todo mundo tem uma cicatriz ou uma marca gerada por um acidente, operação ou descuido. Elas sempre geram boas histórias para contar a amigos e conhecidos. Uma empresa resolveu se aproveitar disso e começou a oferecer bijuterias no formato das cicatrizes de cada indivíduo. A marca pode aparecer em medalhões de colares, anéis e no que mais as pessoas imaginarem. Mais um exemplo de como vale a pena ter produtos e serviços que permitam que seu cliente se expresse.

 

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Uma experiência criativa

Ter iniciativa pode gerar mais lucratividade

Nesta semana, acompanhe a história do palestrante, apresentador e vendedor Ciro Bottini. Uma prova de que aprimorar as atitudes pode ajudá-lo a fazer a diferença na hora da venda, confira:

 

“Além de vender produtos na televisão, viajo muito para fazer vários eventos e palestras pelo Brasil. Com isso, acabo encontrando muitas pessoas diferentes todos os dias. Beleza! Mas será que dá para ver tanta gente importante vestindo qualquer roupa? Claro que não, afinal, um dos diferenciais de qualquer profissional de vendas é a apresentação pessoal, pois é justamente através da impressão que o cliente tem do nosso querido vendedor que ele tira base de nosso produto e empresa.

 

Eu estava à véspera de um grande evento de uma empresa superimportante – era uma convenção de vendas com representantes do Brasil inteiro. Então pensei: “Vou comprar um blazer novo que seja bonito e de qualidade”. Entrei em uma loja em Ipanema, RJ, e fui atendido por um vendedor que me pareceu bastante simpático, pedi um blazer que vi na vitrine e não precisei esperar quase nada. Ele veio com o blazer e teve a iniciativa de trazer junto uma camisa que, depois de provar, vi que combinava muito. Senti que o vendedor tinha bom gosto e ele percebeu que me empolguei. Aí, veio com uma calça que também foi show e eu, o cliente alegrão, fui topando e, o que é pior, sem fazer as contas.

 

Ele se deu conta de que tinha conquistado a confiança do consumidor e, portanto, o céu era o limite para aquele profissional de vendas que, além de saber oferecer o produto certo na hora certa, demonstrava conhecimento de tudo o que mostrava. Outra característica daquele rapaz, fundamental para o sucesso de qualquer vendedor, é saber detectar o perfil do cliente que ele está atendendo no momento. Cada um tem suas características e deve ser atendido de forma adequada. Assim, o atendimento torna-se personalizado e muito mais agradável.

 

Saí da loja com o blazer, a camisa, a calça, um cinto e ainda um sapato. Ufa! Comprei muito mais que havia planejado, e isso devido à competência do vendedor, mas valeu a pena, afinal, nada como um apresentador elegante. Estar bem vestido sempre passa uma boa impressão, as pessoas que decidem a compra sabem quando usamos uma roupa de boa qualidade – além disso, estar bem vestido ajuda a vender mais.

 

Além da boa comissão, ele ganhou também uma boa propaganda boca a boca, já que indiquei aquela loja para vários amigos”.

 

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Grandes números

 

38 mil é o número de usuários de telefone fixo e móvel que não querem mais receber ligações de telemarketing, de acordo com a Fundação Procon de São Paulo, disponível desde o dia 27 de março de 2009.

Fonte:UOL Notícias

 

69%é o porcentual de consumidores com renda de até R$1,7mil com os cartões de crédito, de acordo com a FGV.

Fonte:InfoMoney

 

10% foi a queda anual nas vendas de PCs no Brasil durante o primeiro trimestre de 2009, informa a IT Data.

Fonte:IDG Now!

 

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Frase da semana:

 

“Ideias são como pulgas. Saltam de uns para outros, mas não mordem a todos”

George Bernard Shaw

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