Pense e enriqueça ? parte I

Não há apenas um segredo para o sucesso, mas vários. Confira alguns princípios que foram comprovados cientificamente e que ajudam na busca pelo sucesso. Como já é público e notório, tenho uma posição pessoal totalmente contrária à bobajada que se publicou no livro O Segredo. Sempre que digo isso, recebo mensagens iradas de pessoas que não gostam, mas paciência.

Então, aproveitando que a balbúrdia sobre o livro finalmente terminou e a poeira assentou, vamos falar de um dos melhores livros já escritos sobre esse assunto, que vendeu muito mais exemplares e que resiste ao tempo.

Napoleon Hill, autor de Pense e Enriqueça, foi sem dúvida uma das pessoas que mais influenciou autores e estudiosos da auto-ajuda no mundo inteiro. Ele começou sua carreira como jornalista e deslanchou quando foi convidado a entrevistar Andrew Carnegie, magnata do aço. Carnegie ficou tão impressionado com o jovem repórter que o convenceu a pesquisar e organizar o primeiro livro sobre a filosofia do sucesso.

O projeto levou 20 anos para ficar pronto e o resultado foi uma fórmula comprovada de princípios claros para o sucesso, que Napoleon Hill transformou no best-seller Pense e Enriqueça. Veja os 7 princípios que mudaram a vida de milhares de pessoas.

1. Querer ? Vontade é o ponto de partida de todas as conquistas, ou seja, o primeiro passo em direção ao sucesso e a riqueza. É aqui que a maioria das pessoas encontra um grande obstáculo. Alguns dirão: ?Eu sei o que eu quero, mas como vou fazer para conseguir??. Talvez a melhor resposta tenha sido expressa por Emerson, o filósofo: ?Não existem vontades caprichosas na natureza, e o surgimento de um desejo indica que sua gratificação está na essência de sua própria existência?. Em outras palavras, através dessa teoria, alguém que quer alguma coisa pode consegui-la.

2. Fé ? É um estado de espírito que pode ser induzido ou criado pela afirmação de instruções repetidas continuamente para o subconsciente, em forma de auto-sugestão. Ao visualizar repetidamente sua vitória e o alcance de suas metas, você passa naturalmente a ter mais fé nas suas capacidades e em suas forças para conseguir o que quer. A fé é vital para o sucesso.

3. Auto-sugestão ? Através de sugestões repetidas, o subconsciente passa a trabalhar para você. Auto-sugestão é a capacidade de fazer sua mente se concentrar no que você realmente quer atingir até que o subconsciente aceite o sucesso como algo normal e comece a ajudar de maneira criativa a resolver os desafios que naturalmente surgirão. É no subconsciente que surgem a inspiração, novas idéias, pensamentos criativos e aqueles momentos geniais de ?ah! Como não pensei nisso antes??.

4. Conhecimento especializado ? Conhecimento é poder, desde que seja organizado num plano de ação exclusivo, direcionado a uma meta específica. Antes de transformar seu desejo ou meta em algo concreto, você precisa dominar de maneira profunda o conhecimento especializado dos serviços, produtos ou área de conhecimento em que atua. Você precisa oferecer algo de valor para o universo e, dessa forma, ser recompensado de volta.

5. Imaginação ? Tudo o que a mente humana pode conceber é possível ser realizado. A única limitação do ser humano, dentro de suas capacidades, é o alcance da sua imaginação e a subseqüente motivação para agir. Os grandes líderes de negócios, indústrias e finanças, assim como os grandes artistas, músicos, poetas e escritores, eram grandes porque desenvolveram o poder da imaginação, a capacidade e a automotivação de colocar suas idéias em prática.

6. Decisão ? Ao analisar a vida de centenas de pessoas que acumularam fortunas, chegamos surpresos à constatação de que pessoas de sucesso decidem rapidamente. Elas podem até mudar de opinião mais tarde, mas de maneira lenta. Seu cérebro sabe o que está fazendo. Ao tomar uma decisão e ?sentir? que sabe qual é o caminho correto, permaneça nele. A maioria das pessoas que não alcança o sucesso falha justamente em manter o curso, ou seja, mudam de opinião o tempo inteiro, ficam indecisas, escutam e fazem o que os outros lhes dizem. Ouça a opinião dos outros se achar necessário, mas aprenda desde já a decidir por conta própria e a respeitar essa decisão.

7. Persistência ? Nada mais é que força de vontade. Força de vontade e querer alguma coisa, quando combinados corretamente, são uma dupla irresistível. Em diversos casos, persistência é simplesmente a única coisa que separa o sucesso do fracasso. E falta de persistência é, de maneira isolada, o principal motivo pelo qual tanta gente não consegue o que quer ? assim que surgem as primeiras dificuldades, a maioria das pessoas simplesmente desiste.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima