Pense e enriqueça!

Como medir o resultado de um treinamento de vendas

*Por Raul Candeloro

Existem alguns livros que todo mundo deveria ser obrigado a ler. Para quem trabalha na área de Vendas ou é empreendedor e tem seu próprio negócio, o clássico de Napoleon Hill – Pense e enriqueça – é um deles.

O livro nasceu quando Hill – na época, um jornalista – recebeu de Andrew Carnegie a incumbência de estudar os hábitos e as filosofias de sucesso de algumas das pessoas mais bem-sucedidas.

Hill começou, então, com o apoio de Carnegie, a entrevistar essas pessoas de sucesso e, baseado nas suas observações e aprendizado, escreveu o que acabou se tornando um clássico da literatura de autodesenvolvimento.

Pense e enriqueça apresenta 13 princípios que devemos seguir para alcançar o sucesso. A seguir, confira um breve resumo de seis deles. Entenda a sua importância e saiba como colocá-los em prática.

1) Desejo ardente

Tudo começa com você estabelecendo um objetivo que quer muito atingir. Por isso, Napoleon Hill chamou de desejo ardente. Não é uma coisa do tipo “eu acho que quero, mas não tenho bem certeza”. Nem “seria legal se eu tivesse”. É algo que você quer muito. Napoleon Hill compara isso com um fogo: fogo baixo, energia baixa. Fogo alto, energia alta. Você precisa de algo que, só de pensar, lhe dê muita energia. Por isso, o primeiro passo é sempre definir claramente o que se quer. Como disse Harv Eker, autor de Segredos da mente milionária: “A maior parte das pessoas não consegue o que quer porque simplesmente não sabe o que quer.”

2) Fé absoluta

pense e enriquecaVocê precisa acreditar que consegue, mesmo que seja incrivelmente difícil. Precisa acreditar nas suas próprias habilidades, na sua capacidade de desenvolver habilidades que ainda não tem, na sua criatividade para contornar obstáculos. A maneira mais fácil de fazer isso, para Hill, é visualizando continuamente seu sucesso no futuro, vendo-se vitorioso, como se já tivesse alcançado seu objetivo. A revisão constante desse estado futuro vitorioso é fundamental para estabelecer, inclusive, conversas positivas com você mesmo em momentos de dificuldade e superação. A fé é primordial para o sucesso, tanto em você mesmo quanto no processo e, principalmente, em algo maior.

3) Autossugestão

Por meio da repetição, o poder do subconsciente pode trabalhar a seu favor. Você basicamente repete para si mesmo seu objetivo, repete o exercício de visualizar seu futuro de sucesso, até que seu subconsciente aceita aquilo como normal e começa a trabalhar de forma a fazer com que isso se torne realmente realidade. É aqui que aparece a parte da criatividade, da intuição, dos insights, da inspiração.

4) Conhecimento especializado

Conhecimento só é poder se a informação estiver organizada de maneira a lhe ajudar a ser colocada em prática com o objetivo de atingir um determinado objetivo. Para avançar em relação aos seus objetivos, você precisa acumular o máximo possível de conhecimento especializado na sua área, seja por leitura, cursos ou conversando e trocando ideias com pessoas especialistas no assunto.

5) Imaginação

Diz um ditado que tudo que a mente humana pode pensar e acreditar ela pode realizar. As únicas duas grandes limitações que o ser humano tem, para Napoleon Hill, são a falta de imaginação e a falta de vontade. Faça com que seja normal para você ter grandes planos e grandes objetivos, além de sempre pensar em maneiras de fazer o que precisa ser feito de forma mais inteligente, produtiva e eficiente.

6) Planejamento

Coloque no papel as atividades que você precisa realizar para atingir seus resultados. Faça uma lista todos os dias do que pode fazer, por mínimo que seja, para avançar em direção ao que deseja. Comece a dar os passos necessários para realizar seu planejamento, mesmo que ainda não se sinta preparado.

Abraços de alta performance!

raulRaul Candeloro

Palestrante e editor da revista VendaMais. Autor de vários livros, é também diretor executivo da Small Giants Community, diretor do Instituto VendaMais e sócio-diretor da Soluções VendaMais.

Esses são seis dos 13 princípios de sucesso de Napoleon Hill, extraídos do livro Pense e enriqueça. Quer conferir o artigo completo?

Você pode ver tudo isso acessando a sua área exclusiva aqui no site.

E se você ainda não assina a VendaMais, clique aqui e saiba como ter acesso a este e a diversos outros materiais exclusivos dos maiores especialistas em vendas do Brasil.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima