VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

Pesquisas de Vendas

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

Ir aonde o povo está

Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estados com maior e menor aumento da população entre os anos de 2000 e 2010 são:

 

Maior aumento populacional

Porcentagem do aumento entre 2000 e 2010

Menor aumento populacional

Porcentagem do aumento entre 2000 e 2010

Amapá

3,44%

Rio Grande do Sul

0,49%

Roraima

3,36%

Bahia

0,70%

Acre

2,77%

Paraná

0,88%

Distrito Federal

2,25%

Paraíba

0,90%

Amazonas

2,15%

Minas Gerais

0,91%

 

 

O IBGE também destacou os estados com a maior porcentagem de pessoas em áreas urbanas. Se você vende para esse público, preste atenção nas seguintes regiões:

  1. Rio de Janeiro, com 96,71% de sua população vivendo nas cidades.
  2. Distrito Federal, com 96,62%.
  3. São Paulo, que, mesmo com todo o agronegócio, possui 95,88% de seus moradores nas cidades.
  4. Surpresa no quarto lugar: segundo o IBGE, menos de 10% dos goianos vivem em fazendas ou chácaras, em meio à natureza. Dos moradores de Goiás, 90,29% estão nas cidades.
  5. Já o Maranhão é o estado menos urbano entre todos: apenas 63,07% de seus habitantes moram em cidades.

 

Monitoração

Uma joint-venture feita entre o Grupo Pão de Açúcar e a empresa de tecnologia Dunnhumby, da Grã-Bretanha, fará com que a empresa brasileira use soluções completas de CRM da companhia inglesa. Os executivos de lá já apontaram uma vantagem: nosso CPF. O número único, presente nos cartões fidelidade do grupo, permite que se faça um rastreamento preciso das preferências do cliente, mudando, com o tempo, o perfil de cada supermercado. Você pode não dispor dessa tecnologia toda, porém não há mais desculpa para não ouvir seu cliente.

 

Grandes números

  • 23 é o número de lançamentos previstos pela Volkswagen no Brasil em 2011. O número engloba novos modelos e novas versões de carros existentes. São dez lançamentos a mais do que a fábrica colocou no mercado em 2010.
  • 90% das empresas nacionais pretendem investir mais em 2011 do que o fizeram em 2010, segundo a Confederação Nacional das Indústrias. O foco será o mercado interno.

 

Pesquisas de Vendas

O instituto de pesquisa on-line Nielsen ouviu 25.420 consumidores em 50 países, até mesmo no Brasil, para descobrir o alcance das opiniões de outras pessoas sobre sua empresa na internet. Veja:

  • 93% dos brasileiros que compram pela internet confiam na opinião de amigos antes de comprar (no restante do mundo, a porcentagem é de 90%).
  • 60% confiam na opinião que outros clientes divulgam na web.
  • 79% confiam no site oficial das empresas (no restante do mundo, a porcentagem é de 70%).
  • 62% dos consumidores brasileiros pela web confiam nos anúncios das ferramentas de busca (a média mundial é de 41%).

 

A coluna Pesquisas de Vendas tem o apoio do consultor Marlus Jungton. Conheça mais sobre o tema no site: www.PrimeiroPalestrante.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda?

O erro não está apenas em pedir tarde, mas em ...
Leia Mais →
Quando demitir

Quando uma empresa deveria demitir um vendedor?

Quando demitir um vendedor? Demitir um vendedor nunca deveria ser ...
Leia Mais →
Negociando com IAs: o que as IAs revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs: o que elas revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs Até a IA já cansou do negociador ...
Leia Mais →