Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?
Ir aonde o povo está
Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estados com maior e menor aumento da população entre os anos de 2000 e 2010 são:
Maior aumento populacional |
Porcentagem do aumento entre 2000 e 2010 |
Menor aumento populacional |
Porcentagem do aumento entre 2000 e 2010 |
Amapá |
3,44% |
Rio Grande do Sul |
0,49% |
Roraima |
3,36% |
Bahia |
0,70% |
Acre |
2,77% |
Paraná |
0,88% |
Distrito Federal |
2,25% |
Paraíba |
0,90% |
Amazonas |
2,15% |
Minas Gerais |
0,91% |
O IBGE também destacou os estados com a maior porcentagem de pessoas em áreas urbanas. Se você vende para esse público, preste atenção nas seguintes regiões:
- Rio de Janeiro, com 96,71% de sua população vivendo nas cidades.
- Distrito Federal, com 96,62%.
- São Paulo, que, mesmo com todo o agronegócio, possui 95,88% de seus moradores nas cidades.
- Surpresa no quarto lugar: segundo o IBGE, menos de 10% dos goianos vivem em fazendas ou chácaras, em meio à natureza. Dos moradores de Goiás, 90,29% estão nas cidades.
- Já o Maranhão é o estado menos urbano entre todos: apenas 63,07% de seus habitantes moram em cidades.
Monitoração
Uma joint-venture feita entre o Grupo Pão de Açúcar e a empresa de tecnologia Dunnhumby, da Grã-Bretanha, fará com que a empresa brasileira use soluções completas de CRM da companhia inglesa. Os executivos de lá já apontaram uma vantagem: nosso CPF. O número único, presente nos cartões fidelidade do grupo, permite que se faça um rastreamento preciso das preferências do cliente, mudando, com o tempo, o perfil de cada supermercado. Você pode não dispor dessa tecnologia toda, porém não há mais desculpa para não ouvir seu cliente.
Grandes números
- 23 é o número de lançamentos previstos pela Volkswagen no Brasil em 2011. O número engloba novos modelos e novas versões de carros existentes. São dez lançamentos a mais do que a fábrica colocou no mercado em 2010.
- 90% das empresas nacionais pretendem investir mais em 2011 do que o fizeram em 2010, segundo a Confederação Nacional das Indústrias. O foco será o mercado interno.
Pesquisas de Vendas
O instituto de pesquisa on-line Nielsen ouviu 25.420 consumidores em 50 países, até mesmo no Brasil, para descobrir o alcance das opiniões de outras pessoas sobre sua empresa na internet. Veja:
- 93% dos brasileiros que compram pela internet confiam na opinião de amigos antes de comprar (no restante do mundo, a porcentagem é de 90%).
- 60% confiam na opinião que outros clientes divulgam na web.
- 79% confiam no site oficial das empresas (no restante do mundo, a porcentagem é de 70%).
- 62% dos consumidores brasileiros pela web confiam nos anúncios das ferramentas de busca (a média mundial é de 41%).
A coluna Pesquisas de Vendas tem o apoio do consultor Marlus Jungton. Conheça mais sobre o tema no site: www.PrimeiroPalestrante.com.br.