Qual é o ingrediente do sucesso?
Existem características comuns em todas as pessoas de sucesso, independentemente da área em que atuam. Mas uma parece ser permanente – a persistência. As bem-sucedidas sempre comentam sobre todas as dificuldades pelas quais passaram. Existe até um ditado que diz: “Não importa o número de vezes que você caiu, mas quantas se levantou”. Phil Knight, fundador da Nike, resumiu isso quando disse: “O segredo é tentar só mais uma vez. Até acertar. Porque o acerto final é maior do que todos os erros anteriores”.
Muitas pessoas não entendem que a maioria das coisas não dá certo na primeira vez. Não adianta só ser otimista ou ter pensamento positivo, é preciso fazer algo até dar certo. Mesmo Napoleon Hill, autor do clássico de autoajuda Pense e enriqueça, repetia que é preciso aprender a conviver com o fracasso, o erro, o cansaço, o desânimo e a desmotivação. As pessoas de sucesso também passaram por isso – a diferença é que não desistiram hoje porque sabiam que estariam prejudicando si mesmas amanhã.
Alguns semeiam hoje e já querem colher amanhã. Não funciona assim, a vida tem ciclos, fases e estações. Você deve se adaptar, fazendo o que é certo até conseguir – mesmo que demore um pouco mais do que imaginava. Essa é a importância da persistência e o caminho do sucesso.
Mas, se é verdade que a persistência é fundamental para o sucesso, por que tantas pessoas desistem? Por que comprometem seu sucesso no futuro desistindo hoje? É importante entender que tudo o que fazemos hoje influenciará outra pessoa – você mesmo, só que amanhã.
Se amanhã eu quiser ser mais magro, preciso comer menos hoje. Se amanhã quiser mais oportunidades, preciso estudar hoje. Quem paga o preço sou “eu agora” para que o “eu amanhã” possa ser mais feliz. É aqui que a maioria das pessoas tem um problema, pois o seu “eu hoje” fica com preguiça e não quer pagar o preço pelo amanhã. E desiste.
Veja uma citação de Calvin Coolidge, que foi presidente dos Estados Unidos (1923-1929): “Nada no mundo pode substituir a persistência. O talento não substitui; nada é mais comum do que pessoas talentosas e fracassadas. A genialidade não substitui; genialidade sem recompensa é a coisa mais comum do mundo. Educação não substitui; o mundo está cheio de desajustados bem-educados. Apenas a persistência e a determinação são onipotentes”.
Na prática
Quer testar como você e os demais integrantes da sua equipe de vendas se autoanalisam no quesito persistência? Então, faça a dinâmica de grupo sugerida por Silvia Osso. Essa dinâmica é um oferecimento da revista Liderança (www.lideraonline.com.br) à VendaMais. Confira (e aplique!):
Objetivos – Debater o tema persistência e desenvolvê-lo de forma participativa. Envolva todos os integrantes de sua equipe de vendas no debate e permita que saibam expor, ouvir e promover a reflexão, verbalização de ansiedades, opiniões e formação de consenso.
Recursos – Imprimir para todos os participantes o artigo Uma lição de paciência e persistência, de Ômar Souki, disponível para download no site: www.vendamais.com.br/php/plus.php.
Número de participantes – De 4 a 20.
Tempo estimado – Duas horas.
Preparação – É importante que você prepare-se para falar sobre persistência, lendo o texto abaixo para que possa conduzir a dinâmica com mais segurança e eficácia.
Texto de embasamento sobre persistência
Jamais na história da humanidade o ser humano foi tão posto à prova, em que sua resistência emocional tem de ser renovada todos os dias.
Isso porque, para ter sucesso, o profissional precisa sempre de ousadia para criar novos caminhos a seguir, determinação para saber se este é o caminho certo e persistência para não desistir diante dos inúmeros obstáculos que sempre aparecem. Para isso:
- Suas emoções devem estar controladas, coisa não tão fácil de conseguir.
- Você precisa superar-se a cada nova etapa vencida e desenvolver novas habilidades.
- Tem de aprender a usar sua intuição na hora de tomar decisões arrojadas e a confiar nas suas próprias atitudes.
- Necessita ter muita resistência quando a vontade de desistir estiver batendo à porta. Afinal, somente os persistentes conquistam o tão sonhado sucesso.
Abertura – 10 minutos
Faça uma pequena exposição sobre o desenrolar da dinâmica, informando que ela é composta de partes com igual importância, que permitirão uma reflexão sobre o tema persistência.
Desenvolvimento
1º momento – 15 minutos
Peça que os participantes formem um grande círculo e sentem-se para acompanhar a leitura do artigo Uma lição de paciência e persistência, de Ômar Souki. Entregue uma cópia para cada um a fim de que todos acompanhem a leitura e peça que prestem bastante atenção.
2º momento – 45 minutos
Peça que os participantes se levantem e formem dois círculos, um dentro do outro, deixando os integrantes do círculo de dentro de frente para os do círculo de fora (e vice-versa).
Os integrantes do círculo de dentro ficam parados no lugar inicial e os de fora giram para a esquerda, a cada dois minutos, de acordo com o sinal dado por você. Cada dupla fala sobre o tema persistência, durante dois minutos, sendo um minuto para cada pessoa. É importante que você acompanhe a discussão para ouvir o que está sendo falado, pois vai precisar desses dados para uma síntese final. As pessoas do círculo de fora vão girando até chegarem ao par inicial.
Ao terminar esse trabalho, o grupo volta para a posição de grande círculo, quando os participantes apresentam conclusões, tiram dúvidas, complementam ideias e concordam ou não sobre o assunto discutido. Complete fazendo uma síntese, estimulando assim a formação de um consenso grupal.
Encerramento – 10 minutos
Comente que a dinâmica foi escolhida com o propósito de mostrar a importância de estar em sintonia com os acontecimentos do mundo empresarial, no sentido de ampliar a visão sobre os fatos que interferem no dia a dia e do quanto é necessário saber onde estão e para onde devem seguir.
Feedback – 30 minutos
Terminada a dinâmica, obtenha feedback perguntando:
- O que descobrimos sobre o assunto?
- Como nos sentimos durante a dinâmica?
- O que foi positivo?
- Que ensinamentos podemos tirar para o grupo?
Agradeça a todos pela participação.
Silvia Osso é palestrante e consultora de empresas. Especialista em varejo, é autora do livro Atender bem dá lucro e do DVD Etiqueta empresarial.
E-mail: [email protected]