Planejamento e administraĆ§Ć£o de marketing

Planejamento e administraĆ§Ć£o de marketing. Marketing. Artigo original n.45654

Durante anos, a fábrica dinamarquesa de brinquedos Lego parecia gozar de sucesso externo. Seus blocos de montar estão presentes em todos os países, vendendo milhões de conjuntos de blocos todos os anos. Só que, a partir da segunda metade da década de 90, os lucros começaram a minguar e a sumir.

Foram necessários vários estudos e medidas ousadas para trazer a fábrica de volta ao sucesso. Acompanhe os passos da Lego, e evite que erros parecidos aconteçam em sua empresa:

1. Cuidado com os números

A empresa demorou para perceber que estava perdendo mercado e consumidores graças a uma política radical de expansão. Cada novo país que recebia os brinquedos da Lego gerava uma grande receita, encobrindo o fato de que seus clientes antigos estavam comprando menos e menos. Lição para você: novos clientes e novos mercados são bons, sem dúvida, mas não descuide de sua velha freguesia.

2. O consumidor mudou

No caso da Lego, seus consumi dores são, em última análise, crianças Vamos puxar pela memória, leitor. Quando você era pequeno, a ênfase no seu dia-a-dia era brincar. Amarelinha, futebol, caçador, pega-pega. Havia poucas opções de entretenimento: quatro ou cinco canais de televisão, cinema, uma vez por ano circo e, vá lá, videogame Atari. A imaginação era o fator mais importante, ponto para os blocos da Lego.

Hoje, temos o inverso: as crianças ocupam seu tempo com entretenimento e simplesmente brincar fica em segundo plano. Internet, videogames, vários canais de televisão com programação voltada para os peque nos, etc. Ou seja, o interesse pelos blocos de encaixar decresceu abruptamente.

Lição para você: monitorize constantemente seus clientes e prospects. O que eles querem? Quem são seus concorrentes? O que você pode fazer pan servir seus consumidores da melhor maneira?

3. Adapte-se

Um dos momentos cruciais na história da Lego foi a decisão de lançar produtos com a marca Guerra Na Estrelas.

Explica-se: até então, a fábrica fornecia peças para montar, para que as crianças fizessem o que quisessem. Sem regras nem complicações. Um Lego Guerra nas Estrelas significaria:

• que as crianças teriam de se basear em uma história conhecida;

• que só poderiam montar veículos, personagens e equipamentos de uma maneira conhecida, sem muito espaço para a imaginação.

Bom, os brinquedos baseados nos filmes de George Lucas foram o maior sucesso dá empresa até hoje. Assim, a Lego aprendeu que uma história conhecida é importante para seus consumidores.

Tanto que a empresa está apostando tudo em uma nova linha chamada Bionicles. Basicamente, as crianças têm de ler uma história complexa sobre um mundo distante com heróis e vilões inéditos. Para derrotar o mal, os mocinhos têm de encontrar e colecionar 72 "máscaras do poder", cada uma com um formato, nome e característica única. Se você acha isso mui to parecido com "Pokemon", parabéns. A intenção é exatamente essa. Lição para você: questione sempre as "verdades" de sua empresa. Pode ser que elas estejam bloqueando uma forma de ganhar dinheiro.

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