Planejamento – Fique atento Ă s tendĂȘncias!

A consultora de marketing estratégico Angelina Stockler explica o que se pode planejar para o segundo semestre de 2011.

Que tipo de planejamento é possível fazer de agora até o final do ano?

É possĂ­vel investir em treinamento da equipe, capacitar e aproveitar os talentos. TambĂ©m Ă© possĂ­vel investir no ambiente de sua loja.

Que tipo de açÔes não se deve planejar para fazer em seis meses que só podem ser feitas em um ano?

NĂŁo adianta agora tentar mudar o conceito da loja, do produto. Eu vendo para classe A, mas agora, como a classe C estĂĄ na moda, vou focar meus produtos na classe C. NĂŁo adianta isso agora. VocĂȘ jĂĄ tem seu pĂșblico-alvo, foca nele e investe as suas fichas para que ele fique feliz e satisfeito. Toda tendĂȘncia de varejo o foco Ă© no cliente, nĂŁo estĂĄ mais no produto.

Neste segundo semestre, o que vai vender melhor?

HĂĄ uma tendĂȘncia fortĂ­ssima no Brasil de compras on-line. Hoje, o PaĂ­s Ă© um grande destaque nesse setor. Fala-se no mundo inteiro o quanto vem crescendo as vendas pela internet. Quem entra na internet? O varejo profissional começou com venda on-line e tambĂ©m acaba fazendo um marketing da prĂłpria venda direta ao consumidor. Acaba fazendo propaganda do ponto de venda.

E o que vocĂȘ acha dos sites de oferta?

Estes grandes sites de oferta, como Peixe Urbano e Groupon, sĂŁo grandes tendĂȘncias. As vendas pela internet cresceram 40% entre 15 de novembro de 24 de dezembro de 2010, se comparado ao mesmo intervalo do ano anterior.

Vale a pena entrar com uma promoção para este segundo semestre em sites de compra coletiva?

Com certeza. AtĂ© porque hoje o consumidor participa; nĂŁo Ă© mais passivo, Ă© ativo. Ele comenta seu produto, Ă© seu maior marketing e patrimĂŽnio. Por isso que eu falo: o grande foco deve ser o seu consumidor. Por isso, se vocĂȘ vende pela internet, precisa tomar cuidado para entregar o produto certo como vocĂȘ combinou. NĂŁo prometa o que nĂŁo pode entregar. 

Se a maior parte das empresas voltarem a atenção para as classes C e D, acredita que os preços vão baixar pela conquista do cliente?

É obvio que todo mundo se interessa por preço, mas as classe C e D querem mesmo Ă© qualidade. NĂŁo Ă© sĂł o preço que determina onde eles vĂŁo comprar. Eles querem ser bem tratados, ter um produto de qualidade. Se vocĂȘ entrega a qualidade do produto e atendimento por um preço que caiba no bolso dele, ou com uma parcela que caiba no bolso, ele vai comprar.

O aumento do Imposto sobre OperaçÔes Financeiras (IOF) vai dificultar as vendas parceladas no próximo semestre?

Eu nĂŁo acredito que vĂŁo cair as vendas. AtĂ© porque o IOF nĂŁo vai impactar tanto na conta que o consumidor faz no final. Se vocĂȘ comprar um carro, vai dar uma parcela de 800 reais, acrescentarĂĄ 20 reais. Quer dizer, nĂŁo Ă© tanta assim a diferença. Eu nĂŁo acredito que isso afete as vendas. As classes C e D ainda estĂŁo ĂĄvidas para comprar. Repito, quem vai vender bem Ă© quem focar no cliente.

Qual Ă© o melhor momento para se iniciar uma grande campanha de vendas?

Logo nos lançamentos de coleçÔes ou novos produtos. AĂ­, vocĂȘ entra com as mĂ­dias sociais, como o Twitter. Hoje todo mundo tem Twitter, Facebook, celular – e aĂ­ começa a campanha. O que vocĂȘ promove e fala precisa estar refletido no ponto de venda. EntĂŁo, tem que investir nos atendentes.

Que tipo de posicionamento a empresa pode ter se o vendedor não bate metas por desorganização ou falta de planejamento?

O vendedor que vende Ă© aquele que acredita no produto. Os primeiros clientes das empresas sĂŁo seus vendedores. VocĂȘ tem que vender primeiro para sua equipe de vendas. Se ela nĂŁo comprar o produto nem gostar do ambiente em que trabalha, se ele nĂŁo tiver o amor pela empresa, nĂŁo vai dar o sangue para vender ao consumidor. As empresas tĂȘm que investir primeiro para que os vendedores utilizem, comprem os produtos que vendem para que assim eles vendam ao consumidor final.

Angelina Stockler Ă© graduada em administração de empresas e biologia, com especialização em administração rural em UC Davis-CalifĂłrnia e MBA em gestĂŁo de franquias pela FIA/USP. Ela possui 20 anos de experiĂȘncia nas ĂĄreas de marketing estratĂ©gico, diretoria comercial e negĂłcios, embasados por vivĂȘncias e viagens internacionais em feiras e exposiçÔes para aprimoramento.

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