O que fazer antes de abrir uma nova loja?
Inaugurar uma loja, hoje em dia, está longe de ser uma aventura empreendedora. É um passo bastante sério e que merece muito planejamento, estudo e dedicação.
O mercado moderno não admite “jogadores despreparados”. São inúmeros os exemplos de profissionais que se empolgaram e deram um passo maior que as pernas. A concorrência está sempre atenta. O cliente atual é exigente, consciente, mais racional, tem opções, compara mais e exige qualidade e personalização.
Embora o caminho seja longo, podemos estabelecer passos lógicos que devem ser seguidos por todos que pretendem alcançar o sucesso pleno em seus novos negócios.
Se começarmos pelos famosos “Ps” do mundo empresarial (produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos e percepção), já teremos muitas perguntas para responder:
- Qual será o segmento?
- Como conseguir informações sobre este setor do mercado?
- Quais são as associações, entidades de classe, consultorias, etc. disponíveis?
- Existem oportunidades em termos de variação do produto em questão?
- Qual é o “fôlego” em termos de investimento e/ou quanto tempo você pode esperar o retorno?
- Onde será o ponto de venda?
- Como será providenciada a parte legal, documentos, licenças, etc.?
- Quais são os concorrentes que já operam neste segmento?
- O que os clientes buscam neste segmento?
- Como será minha equipe?
- Como será a estrutura de apoio?
- Qual será o diferencial perante a concorrência?
- Como será divulgado este novo negócio?
Ufa! Chega de perguntas? O.k., mas, antes de encerrar, que tal estabelecer um modelo de operação de loja de varejo a ser seguido? Achou bom, não é? Então, vamos lá! A loja ideal do varejo possui uma equipe plenamente treinada, um ambiente em que o cliente goste de estar, é livre e desimpedida para vender e avaliada por padrões objetivos de atendimento e desempenho em vendas.
Vamos explorar a afirmação acima. Primeiramente, “equipe plenamente treinada”. Treinamento só é real quando é completo. Tem que contemplar conhecimento do produto, da operação e de técnicas de atendimento e vendas.
Outra parte diz “livre e desimpedida para vender”, ou seja, se o mais difícil é atrair clientes, perder oportunidades por despreparo, falta de organização ou falhas estruturais não tem cabimento. Quando falamos “avaliada por padrões objetivos”, queremos dizer que estabelecer padrões (normas e procedimentos) a serem seguidos pela equipe é condição essencial para não fracassar.
Outro ponto, ainda nesse tópico, é que a “gestão” fará muita diferença no processo. Nossa experiência nos mostra diversos exemplos de lojas com produtos iguais ou semelhantes em um mesmo mercado; enfim, com circunstâncias bem parecidas – umas bem-sucedidas e outras fracassando dia a dia. Isso graças ao nível de gestão que elas têm.
A lista acima é grande, embora ainda não esteja completa. Mas a nossa intenção é dar um norte para a decisão de empreender um novo negócio.
O ideal é sonhar grande, começar pequeno e constantemente buscar a excelência. O sucesso não é garantido. Também não é questão de sorte ou acaso.
Profissionalismo (sem enganação), planejamento (plano e ação), organização (sem amarras e detalhismo exagerado) e determinação (não teimosia) são os ingredientes fundamentais.
Bons negócios, boas vendas e muita paz!